domingo, março 23, 2008

Eventos Gastronómicos na USAF- O porco caseiro










Tal como temos vindo orgulhosamente a anunciar, a USAF celebrou, no passado dia 8 de Março, no afamado dia da mulher, um convívio em honra e homenagem à carne de porco caseira e aos produtos confeccionados à base de carne de porco.
O encontro aconteceu na QUINTA DAS INFANTAS, situada no concelho de Guimarães, gentilmente cedida pelo seu proprietário, senhor Meira. Do grandioso repasto constaram as inevitáveis e suculentas fêveras de porco caseiro, grelhadas na brasa, acompanhadas de um belo e fugidio arroz de feijão bem como um colorido arroz de grelos. Para terminar, além das deleitosas sobremesas, foi servido um magnífico caldo verde acompanhado de um sadio presunto, tudo de origem comprovadamente caseira. Não esquecer o maravilhoso vinho oferecido pelo senhor Meira, bem como os magníficos vinhos levados por alguns dos nossos alunos.
A preparação da festa começou bem cedo, com a deslocação para a Quinta das Infantas, de uma pequena equipa de alunos, acompanhados pela indispensável cozinheira, para que nada falhasse na a recepção dos convidados que começaram a chegar por volta das 12.30 h.
Como é de adivinhar, a boa disposição foi uma constante durante todo o encontro: todos se divertiram e, no final, todos receberam de bom agrado uma saudável caminhada pela floresta circundante, na pista de cicloturismo (Fafe – Guimarães) que cruza a localidade, facilitando assim uma boa digestão.
Já próximo da despedida (cerca das 18 h), todos regressaram a casa em sorriso, desejando que o próximo convívio aconteça muito em breve.
Segundo os nossos planos e para adoçar o apetite, o próximo encontro (o segundo deste ano) irá constar de uma saborosa rojoada à moda do Minho. Do terceiro convívio constarão as “miudezas” do porco que darão origem a uma saborosa “feijoada”.
A USAF agradece a simpatia e empenho com que o casal Meira recebeu a nossa comitiva.
Até ao próximo banquete!

João Silva