quarta-feira, maio 28, 2008

OS SORRISOS

OS SORRISOS

Dois lindos sorrisos, de ar sereno
Marcaram na vida o meu destino.
Um,está comigo e é terreno,
O outro,está no Céu, é Divino.

Nas longas horas, dias de cansaço,
Desta minha longa existência,
Do terreno,recebo um abraço
Do Divino recebo clemência.

Que sorte termos uma vida assim
Com dois sorrisos muito especiais.
Embora saiba que um é finito,

Mas está cá e vai velando por mim,
Com amor carinhoso e zelos tais,
Que se aproxima da Infinito.

Soneto escrito em 20 de maio de 2008
Para a minha esposa ao completar 70 anos
ACNogueira (Aluno da USAF)

Ecos de Abril

Ecos de Abril

Durante a negra noite agrilhoada
Num silêncio fatal, discretamente,
Alimentava a esperança mais dolente:
Sair à rua ao toque da alvorada.

Vi o Sol numa longa madrugada
– Penoso parto em Primavera ardente!
Andei aos ombros na alma desta gente
Das cidades aos campos, em revoada.

Num Portugal de cravos me enleei
Entre delírios loucos – óh vaidade!
Era o sonho dos sonhos que sonhei.

Telúricos arroubos de ansiedade,
Banhando esta Terra que eu beijei,
Ecoam: Li-ber-da-de, Li-ber-da-de…

José Leite

EXPOSIÇÃO DE ARTES

EXPOSIÇÃO DE ARTES

Hoje dia 20 de Maio, pelas 21 horas, realizou-se na Biblioteca Municipal de Felgueiras a sessão solene de abertura de mais uma exposição dos trabalhos de ARTES DECORATIVAS da USAF que foram sendo elaborados pelos alunos ao longo deste ano lectivo.
Deu inicio a esta solenidade o dirigente da USAF Sr. Octávio Pereira que deu as boas vindas a todos os presentes, dando seguidamente a palavra ao presidente do Rotary Club de Felgueiras dr. Ernesto Rodrigues bem como à responsável pela Biblioteca dr.ª Dulce Freitas, em representação da Ex.ma Presidente da Câmara Municipal.
Ambos teceram elogios aos trabalhos apresentados, que na verdade evidenciam a habilidade, o bom gosto, a criatividade e o trabalho árduo tanto dos alunos da USAF como das suas competentes professoras.
A encerrar este evento o sr. Octávio Pereira agradeceu a todos os presentes, incentivando os alunos a continuarem com este amor pela Arte mas sobretudo a manterem esta amizade, este convívio, tão salutar nas nossas idades. Só assim a vida é vivida com alegria e disponibilidade para os outros. Bem haja pelas sua palavras e que muitos anos de vida o mantenham a apoiar esta instituição.

2008-05-20
Fernanda Pantaleão

terça-feira, maio 20, 2008

Património

A uma boa caligrafia
nem a internet resiste:
(clique em cada imagem para ampliar)






Amélia Noronha

segunda-feira, maio 12, 2008

Convívio da USAF (rojoada)

Na sequência dos eventos realizados pela USAF no corrente ano lectivo, será levado a efeito no próximo dia 29 de Maio [quinta-feira], pelas 18 horas, em Sta Marta (freguesia de Caramos), mais um convívio de alunos, professores e familiares.

O convívio terá como base um almoço à base de porco-caseiro (rojões) bem como diversas actividades de lazer e divertimento.

Concurso de Quadras Populares - USAF

A USAF e o Rotary Club de Felgueiras promovem o seu I Concurso de Quadras Populares que é regulado pelo respectivo Regulamento. Todas as quadras deverão referir obrigatoriamente o nome “S. Pedro”, em homenagem ao Padroeiro do nosso concelho. Os trabalhos deverão ser enviados pelo correio ou entregues em mão na sede do Rotary (por cima da Rádio). Serão atribuídos 3 prémios e menções honrosas.


Apelamos à participação nesta homenagem ao nosso Padroeiro.


Consulte o Regulamento do Concurso:


USAF – UNIVERSIDADE SÉNIOR E DO AUTODIDACTA DE FELGUEIRAS
Uma Obra do Rotary Club de Felgueiras


Concurso de Quadras Populares da USAF

REGULAMENTO

Art. 1ª
O Rotary Club de Felgueiras e a USAF-Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras, promovem o seu I Concurso de Quadras Populares, sendo que para poder concorrer é obrigatório aceitar e cumprir o presente Regulamento.
Art. 2º
A inscrição é gratuita e o concurso é aberto a todas as pessoas singulares residentes ou naturais do concelho de Felgueiras, que se exprimam em Português.
Art. 3º
Entende-se por quadra popular a composição poética de quatro versos heptassílabos, de sentido completo, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º verso (ABAB).
Art. 4º
Todas as quadras deverão obrigatoriamente referir o nome “S. Pedro”.
Art. 5º
Todos os textos deverão ser inéditos, dactilografados a dois espaços em papel A-4 (ou com letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5) numa só face e em quadruplicado.
Art. 6º
Cada concorrente só poderá apresentar até três produções.
Art. 7º
Cada concorrente anexará às suas produções, assinadas só com pseudónimo, um envelope fechado contendo uma folha com: nome completo, idade, morada, contacto telefónico. No exterior deste envelope farão menção exclusivamente do pseudónimo.
Art. 8º
As produções e o envelope contendo a identificação deverão ser colocados, por sua vez, num outro envelope fechado e sem indicação do remetente e enviados pelo correio até 7 de Junho de 2008 (data do carimbo) para:
USAF – Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras
I Concurso de Quadras Populares
Av. Dr. Ribeiro de Magalhães, 925 – 1º Esq.
4610-108 Felgueiras
Os concorrentes, se preferirem, poderão fazer entrega em mão dos envelopes com os seus trabalhos na Sede do Rotary Club de Felgueiras (por cima da Rádio Felgueiras, Rua Dr. Basílio R. Leite de Vasconcelos) de 2ª a 5ª feira, das 14h30 às 17h00, até 7 de Junho de 2008
Art. 9º
O não cumprimento do disposto nos artigos nº2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 implica a não admissão dos trabalhos a concurso.
Art. 10º
A classificação dos trabalhos será atribuição de um júri constituído por pessoas de reconhecida idoneidade e competência, de cujas decisões não haverá recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalhos não inéditos, quando devidamente comprovado.
Art. 11º
Não poderão participar neste concurso os membros do Júri nem seus familiares directos.
Art. 12º
O Júri atribuirá três prémios, podendo deixar de atribuir algum se as produções não tiverem qualidade, podendo também atribuir as menções honrosas que julgar merecidas.
Art. 13º
Os trabalhos premiados ficam na posse do Rotary Club de Felgueiras e da USAF, que os utilizará conforme a sua conveniência e interesse. Os trabalhos não premiados poderão ser devolvidos desde que o seu autor os procure pessoalmente (no horário indicado no art. 8º), no prazo de seis meses a contar da data de entrega, findos os quais as entidades organizadoras poderão dispor deles como lhes aprouver.
Art. 14º
A entrega dos prémios será feita no dia de S. Pedro em local e hora a designar, ou na sua impossibilidade em acto solene a realizar pela USAF e Rotary Club de Felgueiras.
Art. 15º
Apenas os concorrentes premiados serão avisados pessoalmente, a fim de tomarem parte na cerimónia de atribuição dos prémios. No entanto, o concurso e os seus resultados serão divulgados na comunicação social do concelho de Felgueiras.
Art. 16º
Qualquer omissão neste Regulamento será resolvida pelo Júri do concurso.

Felgueiras, 10 de Maio de 2008