sábado, novembro 29, 2008

quarta-feira, novembro 12, 2008

Um Violino no Telhado

Um Violino no Telhado
Mais um musical extraordinário, encenado pelo grande Filipe La Féria, em exibição no teatro Rivoli do Porto e protagonizado por um elenco de luxo, com notáveis actores, como José Raposo, Rita Ribeiro, Joel Branco, entre outros, e ao qual a USAF não podia ter ficado indiferente.
Assim, dia 6 de Novembro de 2008, vários elementos desta academia sénior, deslocaram-se à cidade invicta, para assistirem a este espectáculo.
"Um Violino no Telhado" é um dos maiores clássicos do Teatro Musical, baseado nas histórisa tradicionais da cultura judaica e que o violino é o símbolo da sobrevivência dessa cultura e do estilo desse povo na Europa de Leste.
Mostra o impacto das mudanças sociais e políticas no seio das comunidades e das famílias comuns, tendo a qualidade de permitir uma mensagem forte, enquanto diverte e comove.
Como um violista que se equilivra em cima de um telhado, irá esta maravilhosa equipa de actores, cantores, bailarinos, músicos, técnicos e produtores, oferecer-nos duas horas de prazer e sensibilidade.
É também uma história de perseguição aos judeus que se haviam fixado numa pequena cidade do sul da Rússia czarista, na véspera da revolução vermelha e que mais uma vez demonstra a crueldade exercida sobre este povo nas várias zonas do mundo.
"Um Violino no Telhado" retrata a vida de um pobre mas filósofo leiteiro - Terye ( José Raposo), pai de cinco filhas e marido de uma mulher de língua afiada - Golde (Rita Ribeiro), que vive na incerteza da iminente revolução. As três filhas mais velhas, são casadoiras, sob as quais se rodou toda a acção e intriga.
Esta peça oscilou, portanto, entre a tradição e a novidade, entre o amor e o ódio, entre o czarismo agonizante e a vontade popular na sua ascensão.
De todo este clima, o leiteiro é um bom exemplo. "Um Violino no Telhado", corresponde à nossa maneira de ser - disse! " Esta é a nossa tradição! Mantêmo-la com a força da nossa tradição: - tradição para comer, para trabalhar, para vestir, etc."
Terye, o pobre leiteiro, o pai coragem com os seus sonhos de fortuna e esperança de bons casamentos para as suas filhas, é o interprete de uma história que toca todas as famílias onde quer que este musical seja representado.
Durante o espectáculo, vão-se desenrolando cenas escaldantes e hilariantes, quer com os namorados das filhas, quer na taberna onde o leiteiro bebe os seus copitos com os amigos, quer ainda o aparecimento de jovens russos, que se atiram às filhas, enquanto outros vêm prevenir os judeus de que se está preparando uma grande perseguição contra eles, o que de facto acaba por acontecer, pelo que são forçados a procurar novos mundos, emigrando para a América.
Um violinista segue-os durante a caminhada, tocando a sentida melodia que desvenda os mistérios da vida e dos sonhos.

terça-feira, novembro 11, 2008

USAF promove concurso literário "Contos de Natal"



Regulamento


Artigo 1° - A USAF- Universidades Sénior e do Autodidacta de Felgueiras, promove o seu I Concurso de "Contos de Natal", sendo que para poder concorrer é obrigatório aceitar e cumprir o presente regulamento.
Artigo 2° - A inscrição é gratuita e o concurso é aberto a todas as pessoas singulares residentes ou naturais do concelho de Felgueiras, que se exprimam em português.
Artigo 3° - Entende-se por "Conto de Natal" um texto narrativo em prosa abordando a temática natalícia ou com ela relacionada, que não exceda três páginas em papel A-4, dactilografadas a dois espaços de uma só face.
Artigo 4° - Todos os textos deverão ser inéditos c dactilografados a dois espaços em papel A-4 numa só face e em quadruplicado.
Artigo 5.º - Cada concorrente só poderá apresentar até três produções.
Artigo 6 °- Cada concursante anexará às suas produções, assinadas só com pseudónimo, um envelope fechado contendo uma folha com o nome completo, idade, morada, contacto telefónico. No exterior deste envelope farão menção exclusivamente do pseudónimo.
Artigo 7° - As produções e o envelope contendo a identificação deverão ser colocados, por sua vez, num outro envelope fechado e sem indicação do remetente e enviados pelo correio até 5 (cinco) de Dezembro de 2008 (data do carimbo) para:
USAF- Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras
I Concurso de Contos de Natal
Av. Dr. Ribeiro de Magalhães, 925 - 10 - Esq.
4610- 108 FELGUEIRAS
Podem os concorrentes, se preferirem, fazer entrega em mão dos envelopes com os seus trabalhos no n.º 309 - 1 °- Dt.º, Rua Dr. Basílio Leite de Vasconcelos, no Outeiro, freguesia de Margaride, de 2.ª a 5.ª feira, das 14.30 h às 17.00 h, até 16 de Janeiro de 2009.
Artigo 8° - O não cumprimento do disposto nos artigos n°s 2, 3, 4, 5, 6, e 7 implica a não admissão dos trabalhos a concurso.
Artigo 9° - A classificação dos trabalhos será atribuição de um júri constituído por pessoas de reconhecida idoneidade e competência, de cujas decisões não haverá recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalhos não inéditos, devidamente comprovado.
Artigo 10° - Não poderão participar neste concurso os membros do júri nem seus familiares directos.
Artigo 11° - O júri atribuirá, em principio, três prémios, podendo deixar de atribuir algum se as produções não tiverem merecimento, podendo também atribuir as menções honrosas que julgar merecidas.
Artigo 12° - Os trabalhos premiados ficarão na posse da USAF, que os utilizará conforme a sua conveniência e interesse. Os trabalhos não premiados poderão ser devolvidos desde que o seu autor os procure pessoalmente n.º 309 - 1 °- Dt.º, Rua Dr. Basílio Leite de Vasconcelos, no Outeiro, freguesia de Margaride, de 2.ª a 5.ª feira, das 14.30 h às 17.00 h ou pelo correio para o endereço acima indicado, no prazo de seis meses a contar da data da entrega, findos os quais a entidade organizadora poderá dispor deles como lhe aprouver.
Artigo 13° - A entrega dos prémios será feita em acto solene a realizar pela USAF durante este ano lectivo.
Artigo 14° - Apenas os concorrentes premiados serão notificados a fim de tomarem parte na cerimónia de atribuição dos prémios, no entanto o concurso e os seus resultados serão divulgados na comunicação social do concelho de Felgueiras.
Artigo 15° - Qualquer omissão neste Regulamento ou situação não prevista será resolvida pelo júri do concurso.
Felgueiras, 23 de Outubro de 2008.
A Direcção

sábado, novembro 01, 2008

DESTAQUES

PROGRAMA «APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA» — CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS 2009Instituído pelo PARLAMENTO EUROPEU E O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA, este Programa visa contribuir, através da aprendizagem ao longo da vida, para o desenvolvimento da União Europeia enquanto sociedade de conhecimento avançada, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e uma maior coesão social. www.projectotio.net/eacea

INCREASE: ESTIMULAR A CRIATIVIDADE INTERCULTURAL DOS SENIORESO Projecto InCreaSe irá criar uma academia que estimule a participação e aprendizagem cultural de pessoas idosas na Europa. www.projectotio.net/increase

ENVELHECIMENTO E SAÚDE EM PORTUGALFolheto elaborado pelo Gabinete de Informação e Prospectiva do Alto-Comissariado da Saúde. www.projectotio.net/folheto

DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA OU DO EXEMPLO DE UMA RELAÇÃO TERNÁRIA: AGORA, ANTES, DEPOISLivro da autoria da Prof.ª Doutora Maria da Graça L. Castro Pinto (Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto).A obra justifica a criação do Programa de Estudos Universitários para Seniores da Univeridade do Porto e outros temas. www.projectotio.net/gcp

REDITEIA 41 - ENVELHECIMENTO ACTIVOA última edição da Rediteia, Revista editada pela Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (REAPN) é dedicada ao envelhecimento activo. http://www.projectotio.net/noticias.php?&IDTema=201&IDNoticia=34603

NOTÍCIAS

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO ACTIVOA RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) de acordo com os seus estatutos deve promover a investigação científica e académica na área da gerontologia.

WORKSHOP "PRODUTOS E SERVIÇOS TIC PARA INCLUSÃO SOCIAL E ACOMPANHAMENTO DE IDOSOS."A agenda do evento contempla um debate de ideias e uma conferência pública na qual serão abordadas questões pertinentes relacionadas com oportunidades de participação em programas I&D financiados pela união europeia e a Inserção Social da terceira idade suportada por TICs.

CADERNETA 65+ PARA CIDADÃOS COM MAIS DE 65 ANOSA Caderneta 65+ é gratuita e está disponível nas áreas de saúde do Continente, na União das Misericórdias, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e na Cruz Vermelha Portuguesa.

A RÁDIO "SÉNIOR" DO GRUPO RENASCENÇAA rádio Sim emite desde Agosto, em AM e FM e é uma rádio dirigida a ouvintes com mais de 55 anos que pretende chegar a todo o País e com um compromisso equilibrado entre a palavra e a música é a nova aposta do Grupo Renascença.

DO BLOGUE PARA O PAPEL AOS 92 ANOSJoão Silva tem 92 anos e é o mais velho bloguer português. As histórias que deixa na Internet desde 2005 saltaram para as páginas do livro "Rocha Chenaider", onde conta as memórias de uma vida a resistir ao fascismo, à prisão política, ao patronato e... à infoexclusão.

DESEJO DE (RE)COMEÇAR A VIVER DEPOIS DOS 50A saúde é o principal motivo de diminuição de bem-estar neste grupo etário, mas também a solidão e a falta de condições económicas ou de estudos condicionam a qualidade de vida dos nossos seniores.

EMPRESA LANÇA VERSÃO DE «MAGALHÃES» PARA IDOSOSA edição dedicada aos menos experientes tecnologicamente inclui programas de aprendizagem rápida, como «Introdução aos computadores… em 60 Minutos», «Internet… em 60 Minutos», «Word… em 60 Minutos», entre outros. Dos conteúdos do «60 Minutos» fazem ainda parte o sistema operativo Windows XP Home e uma Diciopédia.
................... ................... ...................
Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento ActivoContactos:email: vida@viver.orgTiO - Terceira Idade Online [desde 1999] - http://www.projectotio.net/