segunda-feira, maio 31, 2010

ABERTURA SOLENE DA EXPOSIÇÃO DE ARTES

No passado dia 20 de Maio, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal deFelgueiras decorreu a abertura solene da Exposição de Artes Decorativas, dos trabalhos realizados pelos alunos desta área , ao longo do ano lectivo.
A sessão solene contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal Dr. Inácio Ribeiro, professores e alunos da USAF e outros convidados.

A assinalar o momento usaram da palavra o Dr. Gaspar Martins, na qualidade de Director Pedagógico, Octávio Pereira, Director Executivo da USAF e o Presidente da Autarquia Dr. Inácio Ribeiro, que se mostrou sensibilizado com o trabalho reliazado pelas alunas, que reflectem os ensinamentos e o conhecimento quer do presente, bem como do passado. Elogiou e incentivou todos os alunos para aproveitarem os momentos que a vida, agora, lhes proporciona na procura de novos saberes.


O evento ficou marcado pela actuação da Tuna Académica que de forma profissional alegrou o momento, com um reportório popular, e que não se circunscreve apenas ao reportório nacional. Uma actuação brilhante tendo em conta o amadorismo dos elementos que compõem a Tuna Académica, apesar de apenas contar com dois anos de idade.

A encerrar a cerimónia foi servido um Porto de Honra acompanhado de doces regionais.

domingo, maio 16, 2010

A HISTÓRIA DA CAROCHINHA

Era uma vez…
A história da Carochinha contada e cantada pelos alunos da USAF

No âmbito da disciplina de Literatura e Cultura Portuguesa, os alunos que frequentam a área de Literatura Infantil, realizaram no dia 10 de Maio, logo pela manhã, uma actividade da “hora do conto”, no Jardim-de-infância de Barrosas. A história da Carochinha foi recriada e explorada nesta Instituição por um grupo de alunos da USAF, que com entusiasmo e dedicação se disponibilizaram para a realização desta actividade.

Num espaço preparado para o efeito, as crianças ocuparam os seus lugares para poderem usufruir deste momento de fantasia. O ambiente de Magia estava criado e por demos início à sessão. Desta vez não começamos esta história pelo habitual “Era uma vez…” mas sim por cânticos alusivos à história da Carochinha, que foram acompanhando todo o percurso da personagem e que tornaram o momento diferente, despertando a atenção das crianças. A nossa contadora e todo o grupo da USAF deram o seu melhor para que o momento fosse do agrado de todos.

A história contada e cantada ia avançando perante os olhares atentos do nosso público. A contadora foi criando momentos de expectativa, “agarrou” o grupo de crianças, desempenhou com sabedoria a tarefa da leitura. O grupo dos cantadores correspondeu complementando a actividade. O entusiasmo demonstrado pelas crianças possibilitou uma dinâmica de interacção que a contadora também soube aproveitar, iniciando com as crianças um diálogo de exploração da história, tendo como suporte imagens seleccionadas, representativas da acção e do sonho da personagem.

No final da apresentação desta narrativa as crianças já entoavam o refrão, proferiam as suas apreciações e interpretações da história, demonstravam a sua vontade de usufruírem doutras histórias.

Distribuímos e recebemos gestos de amizade, distribuímos ainda pequenas lembranças realizadas pelo grupo de alunos da USAF (livros com imagens da história, para que as crianças continuem a sua exploração após esta iniciativa e ainda uma surpresa que as crianças iriam desembrulhar já no espaço da sala de cada grupo), recebemos a promessa destas crianças que nos enviariam os seus trabalhos relacionados com esta história. Ficamos muito agradados com esta troca de mimos.

A manhã já ia longa, as crianças voltaram para os seus afazeres, levando consigo esta história e deixando a imagem dos sorrisos espelhados nos seus rostos.


Salientamos ainda a disponibilidade e colaboração demonstrada pelas profissionais desta instituição que prontamente aderiram e facilitaram todo o processo, organizando o grupo e espaço, dando o seu contributo para a realização desta actividade.

Despedimo-nos de toda a equipa, que de forma simpática e afável nos recebeu.
Ficou a promessa de um dia lá voltar e o desejo claramente demonstrado de novamente nos receber.

Voltamos mais ricos, com vontade de continuar nestas e noutras aventuras que entretanto possam surgir.

Irene Moura

terça-feira, maio 11, 2010

VIAGEM A VISEU


Partimos bem cedo, ameaçados pela chuva, com destino à Quinta do Compadres, local onde se ia realizar a concentração de cerca de 600 alunos da Diversas Universidades Seniores espalhadas pelo país.
À chegada, por volta das 10:30h fomos de imediato recebidos pelos responsáveis e convidados a expor os Cartazes, previamente elaborados que davam a conhecer os professores da USAF bem como imagens de algumas actividades levadas a cabos pelos alunos.
Num dos espaços cobertos da referida Quinta, decorria já a sessão Solene de abertura com vários discursos de circunstância.
De seguida começou a actuação das Tunas das USR. O nosso Grupo actuou em terceiro lugar com quatro números a saber: Clavelitos, os Teus olhos Negros, A Montanha e O Sole Mio.
O almoço foi abrilhantado por um grupo de Concertinas que percorrendo a sala arrastavam os mais afoitos, que em filas, serpenteavam as mesas, ao som de música popular portuguesa provocando momentos de descontracção e alegria.
Seguiu-se a actuação dos restantes Grupos. Do seu repertório predominavam canções populares embalando alguns elementos num pezinho de dança.
A Folia só acabou por imperativo de programa. Era a hora de regressar.
A viagem até Felgueiras, decorreu num ambiente festivo onde se privilegiou o cariz lúdico e o saudável convívio entre os participantes.

Dalila Silva

sexta-feira, maio 07, 2010

HORA DO CONTO


Momento de dinâmica, de fantasia e partilha na USAF


O momento de exploração do conto pode constituir um momento mágico e de fantasia e em simultâneo possibilitar uma diversidade de abordagens, aliando o entretenimento e diversão à descoberta de um mundo maravilhoso, onde a imaginação, a criatividade e o sonho aparecem à medida que o contador avança na acção e vai estabelecendo relações com o mundo real.
Uma das formas de perpetuar o conto e outras narrativas é através das suas vivencias em contextos diversificados. O Jardim de Infância é um local de excelência para a vivencia destas narrativas.
No âmbito da disciplina de Literatura e Cultura Portuguesa, as “avós” da USAF pretendem realizar a “hora do conto” no Jardim de Infância de Barrosas, no dia 10 de Maio, pelas 10 horas. A história da Carochinha irá ser contada e cantada por um grupo de alunos (as) que se disponibilizaram para esta aventura. A nossa Carochinha e seus pretendentes encaram com entusiasmo toda a organização desta iniciativa.
O encontro já está a ser preparado, tem o seu início com o já habitual “ Era uma vez”… em que a personagem vive o sonho de encontrar o marido ideal…Encaramos esta actividade como um desafio, onde faremos todos os esforços para criar um momento de dinâmica, de fantasia e de partilha junto das crianças desta instituição.
O regresso às vivencias da infância constituirá uma mais valia para todos (as) nós. A todos os que desejem partir nesta aventura, convidamos a estarem presentes neste Jardim de Infância.


Irene Moura

quarta-feira, maio 05, 2010

VISITA A LEÓN E ASTORGA

Nos dias 24 e 25 de Abril, a Universidade Sénior de Felgueiras realizou mais uma visita guiada.De abalada até terras da vizinha Espanha, um grupo de professores e alunos partiu manhã cedo de sábado. A alegria e a boa disposição reinaram sempre entre os elementos do grupo e, para tal, também contribuiu o sol que fez questão de estar sempre presente. Ao longo do percurso até Chaves pudemos desfrutar de paisagens que, não sendo para nós desconhecidas, não deixa contudo de nos deslumbrar com seus cenários tão agrestes e tão díspares.Já do lado de lá da fronteira passámos a ver ao longe os montes de Léon. A maior parte dos excursionistas ficou desde logo admirada pela existência de neve nos cumes de alguns montes e pelas aldeias com casas, de telhados de ardósia, incrustadas no seu sopé.Chegados a Puebla de Sanábria, encantadora aldeia medieval, visitámos a sua catedral e estivemos junto ao seu lago, o maior da Espanha, e que é resultado de um período de acção de glaciares. O almoço foi um ponto de partida para uma tarde cheia. Em Léon, preenchemos a tarde com a visita à Catedral de Santa Maria Virgem Branca, de estilo gótico, o Palácio de Guzman, a Igreja românica de Santo Isidoro e o Mosteiro de São Marcos. Houve tempo para adoçarmos a tarde com um chocolate quente. Continuámos e deparámo-nos com a muralha romana aí existente. A contrastar no tempo e no tipo de construção, visitámos o Musac, museu de arte contemporânea que, pela sua arquitectura e uso das cores na sua construção, suscitou opiniões diferentes. Chegados ao hotel onde pernoitámos tivemos uma hora bem animada a ouvir o Dr. Leite e o seu acordeão e alguns elementos da tuna que se quiseram aliar a ele, em mais um momento de boa disposição.O domingo começou com a visita ao Santuário de La Virgem del Camino, edifício moderno mandado construir por um padre português. Visitámos a Catedral e o Palácio Episcopal, construído pelo grande arquitecto Gaudi, na cidade romana de Astorga.Seguiu-se um percurso pedonal pela pequena e típica aldeia Castrillo que ficou parada no tempo e onde tudo é construído em pedra. Continuámos a viagem com a visita à Capela da Virgem de La Ensina e ao castelo. Depois foi a visita às Médulas e, pudemos contar com a mestria do nosso motorista que, apesar da sua juventude e dos caminhos difíceis com que se deparou, conseguiu conduzir (e bem!) na subida que lhes dava acesso. E aí, seguiu-se um percurso pedestre, com uma subida considerável e que foi feito com mais ou menos esforço. Chegados ao miradouro, admirámos as formações rochosas de La Médulas e desfrutámos a paisagem. E, foi o regresso, ainda com uma curta paragem em terras de Espanha. E foram horas de viagem, de convívio e de animação.
F. Pereira

Lago de Sanábria

Catedral de León

Musac (León)

Palácio Episcopal de Astorga

Las Médulas