terça-feira, novembro 23, 2010

A FREIRA PORTUGUESA

O drama inspira-se nas cinco “cartas portuguesas”, composição literária do século XVII, as cartas autênticas de Mariana Alcoforado, monja do convento de Beja, enamorada de um oficial francês que veio a Portugal para combater contra os espanhóis e que, depois, regressa a Paris, esquecido da paixão que nela despertara. Mariana vive nestas cartas um universo de dedicação, de ternuras, de saudades, incrédula pela abandono a que fora votada, até acabar por distinguir entre o amor como sentimento absoluto e o sujeito a quem o dedicou. Desfloresce a paixão irracional e toma consciência da triste realidade.
A falta de respostas por parte do cavaleiro ou as respostas insulsas levam-na a compreender a vacuidade do homem por ela idolatrado.
Personagens e situações nascem das cartas de Mariana. A alucinação dura um ano, durante o qual se consuma a sua aventura sentimental no interior de uma estrutura conventual e litúrgica imutável, composta por orações, rituais e cânticos.
O fantasma de Noel anima os dias e as noites de Mariana. Apresenta-se-lhe durante as orações como Cristo, regressa nos momentos da antiga felicidade, perturba-a imaginá-lo em Paris rodeado pelas damas aristocráticas ou pelas prostitutas, nas suas noites dissolutas. Neste delírio as monjas tornam-se nas mulheres que lhe roubaram o seu amor – tornam-se presenças ameaçadoras que a criticam e lhe trazem presságios sinistros.
Concluído o diálogo com Noel, ausente ou reticente, mudo ou cínico, Mariana acaba por se distanciar do amante, apesar de alguns regressos desesperados a uma paixão difícil de apagar. No final, o cavaleiro oferecerá aquelas cartas apaixonadas e sangrantes a um “antiquário” para que com elas faça negócio.
Todavia, Mariana Alcoforado existiu. A sua tumba está em Beja, no convento onde viveu até aos oitenta anos, esquecida pelo estulto e fátuo cavaleiro francês, depois de tanto, tanto sofrer.     

                                                               http://www.seivatrupe.pt

terça-feira, novembro 16, 2010

ABERTURA SOLENE DAS AULAS DA USAF - Ano lectivo de 2010-2011

Usufruindo de direitos consagrados,
Sedentos de aprender para serem iguais.
Atraíram o mestre dos mestres, para
Falar na abertura solene, por saber mais.

Daniel Serrão, cidadão do mundo,
Amante do conhecimento dominante.
Nobre e ilustre professor. Um gigante.
Incansável defensor da longa vida.
Elevado no seu profundo saber.
Lente, de fama e amizade merecida.

Senhor da sua já longa vida
Eloquente e com muita autonomia.
Razão para gostar muito de viver
Rodeado de muitos e bons amigos,
Atento ao evoluir das coisas do mundo.
Orgulho do bem que fez em tempos idos.


ACNogueira

quarta-feira, novembro 10, 2010

MAGUSTO DA USAF

A Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras, vai
levar a efeito o seu magusto anual no próximo dia 12 de
Novembro.
Este evento ao qual se deverão associar todos os alunos e
professores da Usaf, bem como respectivos familiares, vai
realizar-se nas instalações da Cooperativa Agricola de Felgueiras
pelas 15 horas e 30 minutos .
Espera-se que este evento proporcione um salutar convivio.

segunda-feira, novembro 08, 2010

ABERTURA SOLENE DO ANO LECTIVO


Como acontece todos os anos, a USAF assinalou o início do ano lectivo com uma sessão solene que decorreu com um programa próprio coordenado pelo Director Executivo Octávio Pereira.
O evento decorreu no passado dia 23 de Outubro, pelas 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal, sob a presidência do dr. Bruno Pinheiro, Presidente do Rotary Club de Felgueiras .
A Mesa foi constituída pelos seguintes elementos: dr Bruno Pinheiro, dr. António Madeira, Governador eleito do Distrito Rotário 1970, dr. Gaspar Martins, Director Pedagógico da USAF, dr. João Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal e pelo convidado especial Professor Doutor Daniel Serrão.
Após a saudação às bandeiras e da introdução feita pelo Director Pedagógico, usou da palavra Daniel Serrão que pronunciou a oração de sapiência com o tema “Cérebro Envelhecido, Cérebro Renovado”com a seguinte lição: “O cérebro melhora com a idade”. Demonstrou que a plasticidade do cérebro se mantém durante toda a vida desde que o mesmo se mantenha ocupado com actividades que o estimulem, proporcionando assim o seu desenvolvimento. Tratando-se de uma sessão aberta, para além dos professores e alunos da USAF, encontravam-se muitos convidados e todos quantos por interesse pelo tema desejaram participar, ficaram maravilhados com a intervenção de tão distinto orador.
Seguidamente, foi homenageada, pela direcção da USAF, a comissão de alunos cessante pelo seu desempenho durante quatro mandatos. A referida comissão, composta por Lucinda Carvalho, Fernanda Mendes e João Silva, recebeu os respectivos diplomas de mérito.
Recorde-se que a USAF nasceu há dez anos, sob o impulso do Rotary Club de Felgueiras, com a preocupação de dar apoio a quem, entrado na era da disponibilidade de tempo que a reforma traz, encontre na cultura o melhor lenitivo para se motivar intelectualmente e se dispor a continuar a ser útil.
A sessão foi encerrada com uma brilhante actuação da Tuna Académica da USAF que todos os presentes escutaram com muito apreço. Finalmente, foi servido um jantar com muita animação num restaurante local, proporcionando a todos uma noite de grande convívio e maior estímulo para prosseguir o ano lectivo.