segunda-feira, fevereiro 13, 2012

SEGURANÇA DE IDOSOS



No passado dia 31 de Janeiro de 20012, uma brigada da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana ( GNR), deslocou-se às instalações da USAF para transmitir alguma formação na área da segurança.
Foi um tema muito interessante para os diversos alunos e professores participantes, que colheram ensinamentos preciosos para a sua segurança pessoal e colectiva, nomeadamente na prevenção das burlas a que todos estamos sujeitos .

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

VIAGEM A PONTE DO LIMA E VIANA



Alunos e professores da USAF, em número de quarenta, saíram, no dia 28 de Janeiro, rumo ao norte. Partiram do Centro de Camionagem pelas oito horas. O sobe-e-desce ao longo da A11 e A3 fez-se em amena cavaqueira ao som da Sessentuna (Grupo de antigos Orfeonistas da Universidade do Porto).
Ponte de Lima, junto ao rio, foi o primeiro apeadeiro para um café. Houve ainda tempo para admirar a paisagem urbana ribeirinha, sob um sol radiante, antes de voltar ao autocarro. E, aí vão eles rumo a Viana do Castelo.
Pelo caminho, houve uma breve paragem para contemplar o magnífico Solar de Bertiandos. Trata-se de um imóvel cuja construção teve início no século XV e ganhou a sua forma e imponência atual no século XVIII.
Mas nada disto os fez perder o norte. Arrancaram e, num ápice, estavam em Viana – “o meu amor de algum dia” de Pedro Homem de Mello.
Foi então que, pela mão do Dr Abreu, professor jubilado da Universidade do Minho, passearam a Viana histórica, passo a passo, interpelando os edifícios mais eloquentes: mosteiros solares e outros, a maior parte deles construídos entre os séculos XVII e XVIII. Ouviram falar das artes, costumes e crenças antigas. E notaram (os mais atentos!) que aquela obra hercúlea é fruto do esforço de um sem-número de homens e mulheres anónimos, humildes e crentes discretos.
Eles, os homens, faziam vida nas fainas do mar, no vaivém da pesca e do comércio do açúcar e do ouro brasileiros. Elas, as mulheres, nas canseiras domésticas, à espera deles, sem se alongarem da casa. Eis os insignes arquitectos da eternidade granítica da Viana histórica.
Depois de uma aula destas, o almoço era mais que merecido. Assim, o barco lançou âncora na Taberna do Valentim, que, por estranho que pareça, é um restaurante. Bem atendidos, aí digeriram o percurso da manhã e outros temas das suas vidas.
Estava ganho mais um dia. Mas, ensaiando a viagem de regresso, ainda fizeram uma parábola. Subiram a marginal, passaram Caminha e foram passear na feira de Vila Nova de Cerveira. A paragem foi curta. Volvida não mais de meia hora, correram para Felgueiras, em auto-estrada, onde chegaram pelas 6h30. Era o ponto final.
José Leite

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

USAF's 11th ANNIVERSARY

Happy birthday USAF for its eleventh anniversary.
This is a date that celebrates " youth", initiative and joy.


The USAF English class

sábado, fevereiro 04, 2012

PARABÉNS À USAF



A USAF completa hoje, dia 4 de Fevereiro, de 2012, o seu 11.º aniversário. Há 11 anos que abriu, aos seus alunos, esta prestigiada instituição que muito lhes tem agradado bem como à comunidade envolvente. Nela é proporcionado aos séniores um convívio muito salutar além de permitir partilhar conhecimentos e saberes adquiridos durante uma longa vida. Tem sido com grande empenho e solidariedade que dirigentes e professores se têm dedicado a esta nobre causa que todos reconhecemos e agradecemos.