segunda-feira, junho 11, 2012

CONSELHO PEDAGÓGICO 2012-FINAL DE ANO LECTIVO

No passado dia 24 de Maio, reuniu o Conselho Pedagógico da Usaf, para planear o próximo ano letivo, bem como par eleger os diretor e vice-diretor pedagógico para o próximo biénio, cujo resultado ditou que continuasse a mesma direção anterior, composta pelos professores Gaspar Martins e Amélia Noronha.

Mais se ultimou o escrutínio relativo à eleição da Comissão de Alunos, para o próximo biénio, que ficou constituída pelos seguintes elementos: Fernanda Pantaleão, Fernanda Mendes e Almerinda Pinto, respetivamente Presidente, Secretária e Tesoureira.


No final, foram distribuídas pelos alunos, lembranças aos professores, bem como servido um lanche a todos os presentes. Assim, terminamos mais um ano letivo neste salutar convívio e esperamos encontrarmo-nos de novo, no próximo ano que se iniciará no mês de outubro, de 2012. Aproveitamos para desejar a todos umas boas férias.

ENCONTRO DE GERAÇÕES

No âmbito da Comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a USAF, além de já ter tratado o tema em várias das suas aulas, teve a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos sobre o envelhecimento ativo.

Assim, dando continuidade ao intercâmbio iniciado e estabelecido por protocolo com a Escola EB 2, 3 de Lagares, a USAF deslocou-se, no dia 17 de Maio, à Escola Básica e Secundária da Trofa, Felgueiras, para mais um convívio cultural entre gerações.

Esta partilha foi considerada, por ambas as entidades envolvidas, como muito positiva e frutuosa. Como tal, todos desejam a repetição desta atividade.

Finalmente, muito agradecemos a calorosa receção que a referida escola nos proporcionou.

Em seguida, reproduzimos as apreciações efectudas por professores e alunos da Escola visitada, que, gentilmente nos enviaram:
I
“Solidariedade entre Gerações”

No dia dezassete de maio teve lugar na Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela um encontro entre alunos da Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras e alunos do 2º ciclo, tendo como principais objetivos comemorar o Dia da Solidariedade entre Gerações e a partilha de experiências e aprendizagens acumuladas ao longo de toda a vida, indo de encontro às pretensões do Senhor Ministro da Educação e Ciência, assim como, dar continuidade ao Projeto “Turmas Geminadas” iniciado no ano transato.

Esta atividade foi apresentada por dois alunos que por alguns momentos experimentaram o papel de apresentadores. Foi uma tarde bastante animada! Teve início com a interpetação de peças de música clássica e tradicional Portuguesa, entre outras. Houve a colaboração preciosa de alunos do 3º ciclo que muito abrilhantaram a tarde. Seguiu-se a leitura de poemas pelos alunos direcionados aos convidados.

Após a sua leitura foram colocadas algumas questões por professores e por alunos, as quais foram respondidas por vários alunos da USAF e pelo Diretor Executivo, de uma forma muito enriquecedora. Seguiu-se um momento de atuação musical por parte dos alunos da USAF que terminou com a colaboração dos alunos do 3º ciclo. Quer alunos, quer professores da nossa escola foram presenteados com delicados trabalhos elaborados pelos alunos seniores.

Este encontro terminou com um lanche convívio servido pelos alunos do curso dos CEF de Servíço de Mesa. Tal atividade não seria possível sem a colaboração de professores, aos quais desde já fica o nosso agradecimento, principalmente à professora Estela Pinto que incansavelmente ensaiou os alunos e esteve atenta às capacidades dos mesmos, com enorme disponibilidade e prontidão. Um agradecimento muito especial à direção da USAF que de imediato acederam ao nosso convite. Finalmente pretende-se agradecer a presença do Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas de Lagares, Felgueiras que esteve presente e realizou o encerramento da atividade.

Helena Costa/ Isabel Cristina Melo

II
“O Valor da Partilha”

Não importa a idade
Em que vamos aprender
Daí que estejamos aqui
Para vos receber.

Somos o 5º A1
Da escola de Pombeiro
Estamos aqui neste momento
A representar o mundo inteiro.

A vida só faz sentido
Quando todas as gerações
Sabem viver da partilha
Dos afetos e aflições!

Vimos ao mundo
Indefesos e pequenos
Com o passar dos anos
Tornamo-nos sabedores e serenos!

Cada marca no corpo
Simboliza crescimento
Cada ruga no rosto
É a imagem de um momento.

Tudo tem significado
Quando é partilhado
Daí que seja necessário
Filhos, pais e avós caminharem lado a lado.

Para viver necessitamos de,
Amizade, carinho e diversão
São sentimentos verdadeiros
Daqueles que nos dão a mão.

Para nós é muito bom.
Estas palavras partilhar
speramos que um dia
Nos possamos voltar a encontrar.

Escola Básica e Secundária de Felgueiras,
Pombeiro de Ribavizela

III
5ºA1

A Essência da Vida
Eis-nos aqui,
Dispersos pelas estações da vida
Partilhando no tempo
Através das palavras, gestos e expressões,
O que a vida tem de melhor:

A alegria de viver!
Saberes da escola…
Conhecimentos universitários…
A história de vidas
Marcadas por encontros e desencontros
Ensinamentos reveladores

De verdades e mentiras,
Existências e utopias,
Que nos fazem e ajudam a crescer.
Encontra como preocupação primeira da vida,
A necessidade de partilhar
O doce e o amargo
Com aqueles que te querem ver feliz!
Obrigado a ti e a todos
Por existirem!

Cláudia Barbosa e alunos

IV
Somos do 5.º B 1
E tal como vocês,
Ajudamos qualquer um!

Para ser feliz,
Não conta o aspeto.
Ser novo ou menos novo,
Só conta o que está por dentro!

Estudar é divertido
É encantador aprender!
Nós e vós,
Dar e receber.

Inês Sousa, 5º B1


quinta-feira, junho 07, 2012

ALMOÇO DE FIM DE ANO

No dia 30 de Maio pelas 8 horas da manhã, os alunos da USAF e alguns professores saíram para mais um convívio e visita de estudo.

Após uma pequena paragem em Antuã dirigimo-nos a Oliveira do Bairro visitar a PORCEL (fábrica de porcelanas ). É uma indústria exigente que utiliza recursos humanos altamente especializados. Cerca de 85% da sua produção destina-se ao estrangeiro. Ficamos extasiados com a beleza das suas peças cuja qualidade e inovação lhes dão um reconhecimento nacional e internacional.

Em seguida rumámos às CAVES ALIANÇA em Sangalhos.

Foi onde a aliança da arte com o vinho mereceram a nossa maior atenção.

Na arte contemplámos coleções arqueológicas, arte etnográfica Africana, coleções minerais e fósseis, cerâmica das Caldas, azulejos, estanhos etc. Este é um universo do colecionador Berardo. Já deliciados os nossos olhos com tanta beleza eram horas de retemperar forças e foi ali nas Caves que nos foi servido um requintado almoço.

Terminado este agradável dia regressamos a Felgueiras felizes e ansiosos para que se repitam estas iniciativas.

Fernanda Pantaleão