sexta-feira, abril 26, 2013

VISITA A AROUCA

            Este passeio aconteceu num dia lindo de sábado, 20 de abril de 2013, organizado pela USAF.
Esperava-nos um companheiro rotário que gentilmente nos conduziu ao grandioso Mosteiro de Arouca, do séc. X e fora habitado por religiosas. Fora doado mais tarde à beata Mafalda por seu pai D. Sancho I. Contém uma Igreja lindíssima que visitamos ao pormenor.
Depois passamos pela capela da Misericórdia de estilo maneirista com quadros pintados com cenas bíblicas da paixão de Cristo.
O almoço foi servido pelo típico restaurante Quinha da Quinta onde nos serviram um conjunto de iguarias da região de Arouca salientando a saborosa posta na brasa de bovinos raça arouquesa. E como sobremesa não faltaram os doces conventuais e o pão-de-ló húmido.
Terminado o repasto, a sesta fez-se no autocarro que nos conduziu à bela serra da Freita que nos oferece paisagens deslumbrantes, tendo como expoente máximo o monte da Senhora da Mó onde se ergue a sua capelinha. Dali se observa uma soberba vista panorâmica.
Pelo caminho apreciamos as quedas de água do rio Caima, as mais altas de Portugal Continental formadas devido à erosão diferencial de duas rochas distintas: o granito e xisto.
É nesta serra que se encontra o Arouca Geopark que assenta sobre xistos e granitos e é conhecido pelo seu património geológico.
Na zona xistosa conhecemos o local chamado Canelas, onde existe o Centro de Interpretação Geológico e o seu museu com uma coleção de fósseis, sendo-nos dado a conhecer, através dum filme o historial dos seres vivos marinhos de há 466 milhões de anos e cujos fósseis aparecem estampados nas ardósias encontrados…os trilobites. Apareceram nesta região pela explosão da Terra espalhando-se por várias regiões.
Depois fomos levados ao outro lado da serra para conhecermos, in locus, as famosas Pedras Parideiras da Castanheira cujas rochas graníticas apresentam uns nódulos escuros que se vão destacando da rocha mãe. É um fenómeno de granitização único no País e raro no mundo!
Regressamos a Felgueiras mais ricos pelos conhecimentos e experiências vividas perante estes fenómenos da Natureza.
Amélia Noronha 


domingo, abril 21, 2013

HORA DO CONTO

A USAF,  pelo terceiro ano consecutivo, levou  a  efeito a atividade "Hora do Conto",  em diversas escolas do ensino básico e jardins de infância do concelho de Felgueiras.
As escolas contempladas foram as seguintes:
Jardins de Infância de Varziela, de Margaride (Centro Escolar) e de S.ta Luzia-Lagares.
Turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Básico  do Centro Escolar de Margaride, de Varziela, de Felgueiras (sede) , Centro escolar de Margaride e, finalmente, Santa Luzia e Agra, em Lagares.
Esta atividade decorreu desde o dia 5 de fevereiro até ao dia 19 de março . O conto selecionado  para este ano foi o " Sapatinho Vermelho" acompanhado por alguns elementos da Tuna da USAF.
Esta atividade foi muito apreciada por todos os alunos e professores.