quinta-feira, março 20, 2014

SUPORTE BÁSICO DE VIDA

No dia 12 de Março de 2014, pelas 15h 30m a USAF foi agraciada por uma equipa de técnicos da Delegação Regional do Norte, chefiada pela Drª. Isabel Costa e coadjuvada por sete enfermeiros de Braga, Porto, Fafe e Felgueiras, que vieram com o intuito de dar uma formação na área de Suporte Básico de Vida, ou seja, os primeiros socorros cardio-respiratórios, prestados a vítimas de qualquer acidente ocorrido na nossa presença.
As suas explicações sobre a maneira de atuar nestes casos, foram muito concisas, não faltando vários  manequins,  simulando o acidentado e a maneira de proceder até à chegada do INEM (o qual deve ser chamado de imediato e a quem tem que ser prestadas varias informações como: o local do acidente, o mais pormenorizado possível, o tipo de situação, a gravidade aparente do sinistrado, o seu sexo, idade aparente, etc. Deve apresentar-se ainda um nº do telefone do qual se esta a ligar).
A maior parte do pessoal que frequenta esta instituição, teve o ensejo de simular esses socorros no referido manequim apresentado, pelo que resultou uma aula de grande utilidade dado que, infelizmente, esses azares aparecem ao dobrar a esquina.
Parabéns à USAF pelo cuidado que tem em proporcionar-nos estes exemplos de bem-fazer à comunidade.
Parabéns à alta qualidade destes jovens técnicos que se dedicam a causas tão nobres de  fazer bem ao próximo.

                                                                                                                                             Amélia Noronha



quarta-feira, março 19, 2014

VISITA AO ALTO MINHO

No passado dia 22 de  Março , um grupo de alunos e professores da USAF  foram  em visita  a terras do Alto Minho.  A primeira paragem  ocorreu  na vila de Caminha, onde, acompanhados por um historiador local,  visitámos a zona histórica da  vila. Seguidamente, deslocamo-nos para a região de Melgaço, para num restaurante local, saborearmos  um  delicioso arroz de lampreia. No regresso,  passamos  por vila Nova de Cerveira,  onde  o grupo se dividiu para visitas diversificadas. Um grupo visitou a feira semanal e outro grupo visitou o  Aqua  Museu, ambos com interesse cultural.