sábado, maio 23, 2015

ENCONTRO DE UNIVERSIDADES SENIORES

No passado dia 22 de maio, a USAF participou num concerto musical na Escola Secundária de Felgueiras, promovido pela respectiva direção.

Foram participantes neste evento, além da Universidade Sénior de Felgueiras, as Universidades Seniores de Lousada e de Vizela. Este evento insere-se no âmbito da comemoração dos 40 anos da Escola Secundária de Felgueiras.


Foram participantes neste evento, além da Universidade Sénior de Felgueiras, as Universidades Seniores de Lousada e de Vizela. Este evento insere-se no âmbito da comemoração dos 40 anos da Escola Secundária de Felgueiras.

VISITA A MADRID E TOLEDO

De 14 a 17 de maio, um grupo de alunos e professores da USAF efetuaram uma visita de estudo a Madrid e às principais cidades dos seus arredores, nomeadamente, Toledo, Ávila e Segóvia, cidades estas com um passado histórico e monumental que lhes valeu a classificação, pela UNESCO, de cidades Património da Humanidade.
No primeiro dia, visitamos na cidade de Ávila, entre outros; o interior da Muralha e Casa de Santa Teresa. No segundo dia, fizemos a visita panorâmica aos principais pontos de interesse de Madrid, nomeadamente,  Jardins do Oriente, Praça de Espanha, Gran Via,  Porta do Sol, Praça Mayor, Fontes de Neptuno e Cibeles.  Fizemos uma visita guiada ao Palácio Real , à Catedral de Almudena e ao Museu do Prado. No terceiro dia, partimos para a cidade de Toledo, para a visita histórico- monumental desta cidade imperial, com guia local. Visitamos o interior da Catedral, Igreja de S. Tomé onde se encontra o famoso quadro de El Greco “Enterro do Conde Orgaz” e Sinagoga Santa Maria La Blanca . De salientar que a riqueza artística desta cidade é fruto da fusão das culturas cristã, judaica e árabe que conviveram aqui na Idade Média. De regresso a Madrid deliciamo-nos com um repousante passeio pelo Parque do Bom Retiro.
No quarto dia, iniciamos o regresso a Felgueiras com interrupção para uma visita à parte monumental da cidade de Segóvia, com destaque para o Aqueduto Romano, Catedral e o Alcazar.
Nesta cidade, fizemos uma pausa para almoço, em que nos foi servido o leitão típico desta cidade. Finalmente, continuamos a viagem em direção a Felgueiras, onde chegamos pelas 21 horas, cansados, mas satisfeitos porque culturalmente mais enriquecidos. 












AULA SOBRE A FAMÍLIA

No passado dia 13 de maio, decorreu um colóquio sobre a  Família, orientado pelo padre Manuel Magalhães, missionário Vicentino.
Fez a sua apresentação pessoal, referindo a sua missão com cerca de 30 anos em Moçambique.
Mencionou aspectos importantes da aquisição cultural, através de vivências diferentes sobre família.
Sobre este tema, referiu ainda as 5 raízes da cultura: ética, política, economia, estética e metafísica.

O convidado prometeu regressar, satisfazendo o pedido dos participantes, para aprofundar o tema da Família.
  

XI ENCONTRO DE UNIVERSIDADES SENIORES

No passado dia 9 de maio, um grupo de alunos e professores da Usaf, deslocaram-se à Póvoa de Lanhoso para participarem no referido evento.
A chegada ocorreu pelas 9,30h, seguindo-se o  programa previsto. Assim, às 11 horas, teve lugar a sessão solene de boas-vindas, no Auditório do Pontido. Às 11,30h, seguiu-se o desfile das universidades pelo centro da vila, com passagem pelo Marco Rotário. As 12,15 h,  realizou-se a visita ao Mercado da Terra e outros locais de interesse no centro da Vila. Às 13h, decorreu o almoço, tipo bufet. Às 15 horas, começou a atuação dos grupos corais de todas as Universidades presentes, a seguir designadas: Trofa, Ansião, Bragança, Estarreja, Felgueiras, Oliveira do Bairro, Régua, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Viseu, Vizela, Paredes e Póvoa de Lanhoso.

Às 18,00h, a  presidente da universidade sénior da Póvoa de Lanhoso agradeceu a participação de todos e declarou encerrado o Encontro.




AULA DE ARTE

No passado dia 20 de abril,  decorreu  na  USAF uma aula sobre “ARTE” orientada pelo nosso conterrâneo  Professor Doutor Nuno Higino, professor da Universidade Fernando Pessoa.
Abordou vários temas, nomeadamente impressionismo, expressionismo, surrealismo, cubismo, dadaísmo, entre outros.

A aula foi do agrado de todos os  presentes que agradeceram o enriquecimento cultural nesta matéria .

sexta-feira, maio 15, 2015

Formação em Bordados


No dia 14 de maio a Usaf participou numa ação de formação sobre bordados de Felgueiras.
Esta atividade foi promovida pela Casa do Risco e contou com cerca de 15 alunas sobre orientação das senhoras monitoras Carolina e Emília.
Esta atividade de formação tem prevista a sua continuação no próximo ano letivo.