quinta-feira, março 22, 2007

Passeio a Aveiro-USAF


No dia 17 de Março de 2007 pelas 7 horas e 45 minutos, os alunos da U.S.A.F. saíram de Felgueiras com destino a Aveiro.
A primeira paragem foi feita em Antuã para o pequeno-almoço no entanto já nos tínhamos aconchegado com os já habituais bolinhos que a Fernanda tão bem sabe fazer.
Chegados a Aveiro e após algumas considerações importantes sobre a cidade feitas pelo aluno João Silva, fomos de imediato visitar a fábrica da Vista Alegre onde nos foi dada toda a informação do historial desta casa.
Ficamos maravilhados com tantas peças, algumas únicas, autênticas obras de arte.
Terminada esta visita, dirigimo-nos ao restaurante “Mercantel” onde almoçamos a afamada caldeirada de enguias bem como os ovos moles tão típicos desta região.
Findo este substancial almoço fizemos uma agradável viagem de barco na ria onde, a par de desfrutarmos uma bela paisagem, estabelecemos uma saudável confraternização entre colegas que proporcionaram momentos hilariantes com as suas brincadeiras.
Já com os pés assentes em terra, fomos ao museu de Aveiro, antigo convento de clausura de freiras dominicanas, onde apreciamos a riqueza da talha dourada do período barroco, o valioso espólio de arte sacra bem como a pintura e a escultura.
No caso de pintura salientamos o quadro quatrocentista, da princesa D. Joana filha de D. Afonso V e que hoje é venerada e considerada a padroeira da cidade de Aveiro.
Na escultura, a Sagrada Família em barro policromado, Cristo quinhentista, já sem peruca, que de um lado parece sofrer e do outro parece sorrir.
Terminada esta visita dirigimo-nos à Sé onde paramos alguns momentos para reflexão e oração.
Já no autocarro, demos uma volta pela cidade para ficarmos a conhecer alguns locais tais como: a estação do caminho-de-ferro de Aveiro com a sua linda fachada de azulejos, a fábrica Aleluia, centro comercial Fórum etc.
Regressamos a Felgueiras onde chegamos todos bem dispostos cerca das 19 h e 30m.

2007-03-19

Fernanda Pantaleão
João Silva

Sem comentários: