segunda-feira, dezembro 03, 2007

Abertura solene da USAF do ano lectivo 2007/2008

Aspecto da Mesa:
Contra a tentação de quem quer desmotivá-la a Universidade Sénior de Felgueiras continua bem viva! E para amostra que assim é, basta referir a festa que ocorreu no dia 23 de Novembro, para celebrar a abertura solene do ano lectivo 2007/2008.
Assim, com toda a pompa e circunstância, as portas do Centro Pastoral João Paulo II, em Santa Quitéria, abriram-se às 17 horas, para dar início à sessão solene deste evento.
A cerimónia, bastante participada, pelo corpo docente, alunos e convidados da USAF, começou com as palavras de boas-vindas, proferidos pelo Director Executivo Sr. Octávio Pereira, que saudou, além dos participantes, a mesa, composta pelo Governador do Distrito Rotário dr. Henrique Maria Alves, pelo Director Pedagógico da USAF Professor Doutor Torres Moreira, pela presidente da Câmara dra. Fátima Felgueiras, pelo presidente do Rotary Club, dr. Ernesto Rodrigues e pelo presidente da Associação de Estudantes João Silva.
Usaram da palavra, entre outros, o presidente do Rotary, a presidente da Câmara, o Governador Rotário e uma representante da Universidade Sénior de Celorico de Basto, prof. Palmira Castro, terminando os discursos com a excelente lição de sapiência proferida pelo Director Pedagógico e professor da universidade de Vila Real (UTAD) doutor Torres Moreira. O tema abordado foi”Globalização e Cultura Portuguesa”.

Com a eloquência que lhe é peculiar, referiu a opinião de diversos autores sobre a globalização, clarificou as vantagens e desvantagens deste conceito, salientando a importância de se manter uma identidade nacional, regional e local. Apresentou uma brilhante retrospectiva de todo o processo, focando momentos históricos, exemplificativos da abertura aos países com os quais estabelecemos relações de cooperação. Terminou reforçando a ideia de manter “vivos” valores culturais, caracterizadores do passado e do presente, como forma de continuar a identidade do povo português.

Finda esta sessão solene, foi servido nas caves da quinta da Lixa um jantar, que culminou com a parte recreativa, abrilhantada por fados e guitarradas, declamações de poesia, danças de salão bem como a actuação da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, que foi transmitindo aos presentes a sua juventude e contagiante boa disposição, a qual se foi estendendo pela noite dentro.
Parabéns a todos, a USAF vai continuar…






Amélia Noronha

Sem comentários: