segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Visita de Estudo da USAF á Marinha Grande no dia 09-02-2008


Conforme indicações, o autocarro deveria sair da Central de Camionagem ás 07h 45m, mas só saiu ás 07h50m. No entanto teve que parar na Av. Dr. Leonardo Coimbra para entrarem mais alunos, o que motivou uma espera e a saída acabou por se dar na realidade ás 08h05m.
A chegada á área de serviço da Mealhada aconteceu ás 09h45m, e o pequeno-almoço e a casa de banho motivaram uma paragem de 15m.
Reposta a marcha, o aluno Sr. João Silva, teceu um longo e explicito rol de datas e acontecimentos que marcaram a história do Castelo de Leiria e da sua relevância na cidade, bem como seus costumes, usos e suas gentes. Fomos acompanhados pelo Sr. Vítor Gonçalves do Rotary Club de Leiria.
Chegados ao parque de estacionamento, junto do Castelo ás 11h02m, iniciou-se a visita já com a presença de Vítor Gonçalves e quase a totalidade dos alunos, ficando apenas alguns junto do autocarro por dificuldades de subir.
O castelo transmitiu-nos o quanto têm de conhecimentos e vivência de tempos idos.
Iniciamos então a viagem para a Marinha Grande às 11h 52m, para visitar a fábrica de vidro que também havia sido mencionado pelo Sr. João Silva e dela havia tecido merecidos louvores. Assistimos á moldagem do vidro pelos técnicos da fábrica e deliciamo-nos com obras-primas saídas das mãos dos trabalhadores que se encontravam expostas para venda. Seguimos para o almoço ás 12h40m, que foi muito bem servido no restaurante em cinco mesas redondas, onde fomos acompanhados pela senhora Dª Anisabel, Gabriel Roldão, Aurélio Ferreira e respectivos cônjuges sócios do Rotary Club da Marinha Grande.
Ás 14h40m, partimos para um visita ao Pinhal de Leiria ( Marinha Grande), cuja descrição pormenorizada de árvores e utilidades de outrora e hoje que nos foi prestada.
Passamos por S. Pedro de Moel, tendo-nos sido contada a sua história e dos seus habitantes, que são cerca de trezentos no Inverno, mas chegam a ultrapassar os dez mil no verão. Os piqueniques na quinta-feira Santa fazem parte da cultura destas gentes. Os pinheiros serpentes (retorcidos) são assim chamados porque se enrolam no chão para aguentarem a força do vento e evitar a destruição das dunas. Também ficamos a saber que há prospecção de poços de petróleo nesta zona, e que em tempos parece ter existido ursos nestas bandas, segundo uma pedra aqui encontrada e actualmente no Museu em Coimbra.
Chegados a Alcobaça às 16h30m, fizemos uma visita á igreja do mosteiro, ficando o resto por visitar porque infelizmente fechou quando nos preparávamos para entrar. Deixamos aqui o nosso protesto pois entendemos que os Museus e outros, deviam ter um horário mais alongado e com abertura ao Domingo para serem mais visitados.
Com algumas idas ao lanche e depois dos perdidos terem sido achados partimos ás 17h50m
A ceia foi servida a quem quis na zona da Bairrada e o repasto tinha de ser Leitão, no restaurante Típico da Bairrada.

Chegamos a Felgueiras pelas 23h.



António Coelho Nogueira

Aula de Saúde na Casa do Povo da Longra




Os médicos Dr. António Rocha e a Dr.ª Maria de Lourdes Peixoto, ambos professores da USAF – Universidade Sénior e Autodidacta de Felgueiras, deram, no passado dia 12 deste mês, uma Aula de Saúde, sob o tema das doenças cardiovasculares, “A Hipotensão Arterial”.
Desta vez, o local da sessão foi o Salão Nobre da Casa do Povo da Longra, na Vila da Longra, cuja Direcção se empenhou para que este evento se realizasse, com o firme propósito de levar às pessoas da localidade uma melhor qualidade de vida, mercê de uma filosofia de cuidados médicos preventivos.

Nesta sessão, para além dos representantes e de alguns alunos da USAF, bem como dos dirigentes da Casa do Povo, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, naquele dia, de tarde, numa que é uma localidade pacata e cuja população activa encontra-se ocupada.
Duas enfermeiras do Centro de Saúde da Vila da Longra apoiaram os médicos da USAF, nesta missão de voluntariado, nomeadamente na medição das tensões arteriais. Para além disso, os médicos foram bastante elucidativos no seu discurso sobre o tema abordado.
João Silva

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Soneto

Unanimar o conhecimento
deve ser tarefa verdadeira.
Mesmo já no envelhecimento
devemos ser alunos de primeira.


Saber não ocupa lugar,
diz o povo e com razão.
Mesmo os seniores, podem andar
com muitos livros de mão em mão.


Assim e, para aprender bem
os Rot´arios de Felgueiras tem
uma Universidade com bom staff.


Faça-se aluno com frequência
e, com amor, alma e paciência
faça a sua matricula na USAF.



António Coelho Nogueira
30/01/2008

Aula de Saúde na Casa do Povo da Longra | Terça-feira, pelas 16 horas


Os médicos felgueirenses Dr. António Rocha e a Dr.ª Maria de Lourdes Peixoto, ambos professores da USAF – Universidade Sénior e Autodidacta de Felgueiras, vão dar uma aula de saúde, denominada “Acção de Educação para a Saúde”, na Casa do Povo da Longra, na próxima terça-feira, dia 12, pelas 16 horas, para um público alvo daquela região do concelho, pelo menos, acima dos 40 anos de idade, sendo a temática dessa aula “Hipertensão e seu Controlo”.