quarta-feira, janeiro 27, 2010

Problemáticas do Mundo Contemporâneo - Textos para discussão

Posições sobre a existência de Deus

Sobre a problemática da existência de Deus e da verdadeira forma de a Ele aceder e o conceptualizar, podemos destacar seis posições que em seguida procuraremos caracterizar.

Teísmo: é a posição segundo a qual Deus é o garante de toda a ordem, unidade de todos os seres, ente transcendente, livre, criador, infinito e perfeito. Segundo os que defendem esta posição é não só possível como necessário demonstrar, através de uma argumentação racional, a existência de Deus. Para tal, o teísmo recorre a um conjunto de argumentos que se podem agruparem em ontológicos, cosmológicos e morais.

Panteísmo: ao contrário do teísmo, que defende a transcendência de Deus relativamente ao mundo criado, o panteísmo é a posição segundo a qual Deus se confunde ou identifica com o mundo, isto é, para a qual Deus é imanente ao mundo. A própria palavra panteísmo significa que tudo é Deus e só por isso é que se pode falar na unidade do mundo. A totalidade do Universo e Deus são, portanto, a mesma coisa — eis a tese sustentada pelos defensores desta posição.


Fideísmo: se no âmbito da teologia racional se admite a possibilidade de provar racionalmente a existência ele Deus, já o fideísmo afirma que não é possível nem necessário provar discursivamente a existência de Deus. Os defensores desta posição separam, como esferas perfeitamente distintas, a razão e a fé, dizendo que a via para Deus é aberta pela fé e não pela razão. Kiekegaard e Pascal ilustram bem a tese fideísta ao afirmarem, respectivamente que "a fé não tem necessidade de provas, olha-as mesmo como inimigas" e "o coração tem razões que a razão desconhece".


Misticismo: é a posição que defende que a verdadeira via de acesso a Deus é a atitude de contemplação e de amor; ainda que existam vários tipos de misticismo, é comum a todos eles que a ideia de a experiência religiosa é a experiência directa e pessoal da presença do seu Deus, que proporciona a união e a experiência íntima com a divindade; esta experiência está para além ele todo o significado racional e é da ordem da intuição.


Agnoscitismo: é a posição segundo a qual é impossível provar a existência de Deus, da mesma forma que é impossível provar a sua inexistência; é que para os agnósticos, a questão da existência de Deus é uma questão que não pode ser resolvida em termos de conhecimento dado que não se enquadra nos requisitos que a produção deste mesmo conhecimento necessita. 0 agnóstico abstêm-se, assim de afirmar ou negar a existência de Deus.


Ateísmo: Se na posição exposta anteriormente tínhamos uma abstenção quanto à problemática da existência de Deus, já no ateísmo encontramos a afirmação peremptória da inexistência de Deus, o ateísmo nega, portanto, que Deus exista, tal como nega qualquer princípio criador. Esta posição encontra-se ligada a interpretações variadas do fenómeno religioso, que vão desde a ideia de que a religião é uma forma de debilitar o controlar o Homem a partir do seu enfraquecimento, passando pela afirmação de que a essência da religião é a alienação e a ilusão e indo até à afirmação de que tomar o Homem a sério, como projecto que a si próprio se faz, faz da ideia de Deus um absurdo.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

A USAF FOI AO TEATRO


O LAGO DOS CISNES

A USAF, na continuação da promoção e participação dos seus alunos, na vida social e cultural da Comunidade, promoveu no passado dia 8 de Janeiro a deslocação de um grupo de alunos e professores à cidade do Porto, para assistir ao ballet clássico “ O LAGO DOS CISNES”.
O referido espectáculo decorreu no Coliseu do Porto e foi apresentado pelo Ballet Estatal Russo de Rostov, captando a essência, a beleza da história e a harmonia da música de Tchaikovsky. Trata-se de uma obra, onde mais de 40 bailarinas actuam parecendo autênticos cisnes às quais o espectador fica rendido diante do fascínio dos seus movimentos. Trata-se efectivamente de um espectáculo que vale a pena ver uma vez na vida .
No final, os alunos desta instituição regressaram no autocarro a suas casas, felizes e plenamente satisfeitos com a beleza do espectáculo, tendo valido a pena o sacrifício que a noite fria nos proporcionou.

A TUNA DA USAF ACTUOU EM LARES DE IDOSOS

LARES DE TERCEIRA IDADE COM NATAL MAIS ALEGRE

A Festa de Natal, nos vários Lares de Terceira Idade do concelho de Felgueiras, foi mais alegre, mais animada e enriquecida, com a participação da Tuna da USAF.A Tuna Académica da Universidade Sénior de Felgueiras, constituída muito recentemente, levou, neste Natal de 2009, a sua animação aos seguintes Lares: - Centro de Dia da Casa do Povo da Lixa, Centro Social de Airães, ADIB - Barrosas, Lar de Fijô, Lar de Santa Quitéria e à Cercifel.
Para António Gaspar Martins, director pedagógico da Usaf, "a actuação integrava canções antigas, conhecidas de quase todos, bem como canções de Natal. Houve ainda ocasião para um número de jograis, com base num texto de Pedro Homem de Melo, declamação de poesia e ainda um Conto de Natal que os ouvintes seguiram com muita atenção.
"A direcção da USAF, " assegurou que esta iniciativa será para repetir em anos futuros, com reportório renovado. A Universidade Sénior quis, e quererá, deste modo, presentear idosos e residentes nos referidos Lares, tantas vezes pouco lembrados, até por familiares.
"O director executivo da Usaf, Octávio Pereira, "aproveitou a ocasião para agradecer a todos e a cada um dos que participaram nesta iniciativa, com a certeza de que este gesto levou mais calor humano, pela proximidade visual e de vozes vivas, aos utentes dos referidos Lares." Acrescentando ainda que "talvez um dia, a proximidade da USAF, junto da população de Felgueiras, possibilite outras intervenções ao logo do ano."


sexta-feira, janeiro 01, 2010

DIA MUNDIAL DA PAZ

Dia Mundial da Paz


Inspirado no “espírito de Assis”, na defesa da promoção da paz, o arcebispo de Pamplona (Espanha) escreveu um “decálogo” que vale a pena conhecer:

1. Olha para todos com respeito e benevolência.
2. Não fales mal de alguém; não condenes seja quem for; pessoa, grupo, povo ou instituição.
3. Perdoa as injúrias actuais ou passadas, liberta-te das garras do ódio, guarda a liberdade do teu coração para amar, para conviver, para começar cada dia uma vida nova.
4. Deseja simplesmente a paz com todos, a colaboração, a convivência, o gozo da fraternidade e do serviço.
5. Trata de simplificar os problemas em vez de os aumentar; não acumules as sombras, procura todos os fachos de luz e os caminhos da esperança.
6. Tem a coragem de negar-te a colaborar com qualquer projecto violento, afasta-te dos que ensinam e praticam o ódio, a vingança, o amedrontamento e a violência.
7. Cria à tua volta sentimentos e atitudes de paz, de concórdia, de convivência, de misericórdia e de consolação.
8. Apoia os que trabalham sinceramente pela paz, na verdade, na liberdade e na justiça.
9. Dedica algum do teu tempo a trabalhar pela paz, com serenidade, esperança e generosidade.
10. Pede a deus que te dê o espírito da sabedoria, da bondade, da fortaleza e da generosidade, para seres instrumento da Sua bondade e do Seu amor no Mundo renovado, onde possamos viver todos na verdade, no amor, na liberdade e na fraternidade.