sábado, novembro 12, 2011

ABERTURA SOLENE DO ANO LECTIVO


Decorreu no passado dia 4 de Novembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras, a sessão solene da abertura do ano académico da USAF, durante a qual foi apresentada a conferência “ Ética Social na Austeridade”, pelo Professor Doutor Jorge Cunha, natural da freguesia de Sendim (Felgueiras).
A sessão foi presidida pelo presidente do Rotary Club de Felgueiras Carlos Félix, tendo usado da palavra o Director Pedagógico Gaspar Martins, que se referiu à utilidade social da USAF, bem como às actividades anuais que se mantêm no presente ano lectivo.
Antes de introduzir o tema da Conferência, convidou João Silva a enumerar as actividades ocorridas no ano lectivo anterior, bem como a fazer a apresentação do conferencista convidado.
Para introduzir a Conferência, o Director Pedagógico levantou diversas questões relacionadas com o tema em causa, tendo como objectivo motivar a assistência. O conferencista agradeceu a apresentação , salientando a oportunidade das questões colocadas.
Ao longo da Conferência, Jorge Cunha considerou que “seria enganador considerar o fenómeno do desemprego que se tornou endémico, como fenómeno passageiro ou como problema meramente económico ou político. A crise que hoje vivemos é antes de mais uma crise de crescimento e crise moral. As crises são momentos de avaliação e mudança de caminho”
Quanto á componente ética da crise, salientou tratar-se da degradação económica e moral bem como na inversão de valores, despertando em nós atitudes de valorização do supérfluo. Para superar a crise, apresentou como medidas, o desenvolvimento do humanismo, a colocação do ser humano no centro, bem como a necessidade de ser restabelecida a hierarquia dos valores: espiritual, ético, estético e económico, de acordo com a doutrina social da Igreja.
De seguida usou da palavra o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, que elogiou o tema tratado, bem como a iniciativa tomada pela USAF. Mais referiu que continuará apoiar as iniciativas da USAF, pelo dinamismo que sempre tem demonstrado.
Já a Governadora do Rotary, desejou um bom ano lectivo, sendo que este evento foi abrilhantado pela Tuna Académica da USAF, bem como pelo grupo de cavaquinhos. No final houve lugar à realização de um jantar num restaurante local.

terça-feira, novembro 08, 2011

VISITA A ÓBIDOS E BOMBARRAL

Dia 29 de Outubro às sete horas da manhã vinte sete alunos e professores da USAF seguimos viagem, com destino a Óbidos e Bombarral, duas bonitas vilas do nosso País.
Em Óbidos fomos visitar o museu municipal e a igreja de Santa Maria, à procura da obra deixada por Josefa de Óbidos, subimos depois às muralhas do Castelo e passeamos pelas estreitas e antigas ruas da Vila, onde não faltava o artesanato próprio da região e a ginjinha com chocolate, que alguns tiveram o prazer de provar e apreciar.
No museu apreciámos várias imagens de santos e alguns quadros. Um destes será de Josefa de Óbidos, nascida em Sevilha em 1630 e que aos 4 anos veio viver para Óbidos com seu pai Baltasar Gomes Figueira, pintor que também tem algumas obras neste museu. A obra de Josefa de Óbidos é extensa e encontra-se espalhada por vários países.
A igreja de Santa Maria, que visitamos é bastante antiga e está toda revestida de azulejos em tons de azul. No tecto e paredes encontram-se vários quadros, alguns da autoria do pai de Josefa, porém os quadros do altar lateral direito serão todos de Josefa de Óbidos.
Antes de seguirmos viagem para o Bombarral ainda fomos visitar a Lagoa de Óbidos, um lugar de visita obrigatória para quem gosta do belo e da natureza. Fomos almoçar ao Bombarral, no restaurante Mãe-d’água.
De seguida fomos ao Parque Temático Joe Berardo (Jardim da Paz), localizado na Quinta de Lorido, freguesia do Carvalhal e concelho do Bombarral. Aqui, um passeio agradável, apreciamos as muitas esculturas chinesas de Buda, feitas em granito e outras, as dos soldados, feitas em terracota. Algumas esculturas são enormes, chegam aos vinte metros. Encontram-se espalhadas pelos jardins da Quinta e à volta de um bonito lago artificial, onde nem sequer faltam uns graciosos patinhos a nadar. No meio do lago via-se uma construção chinesa, um Pagode, de cor vermelha. Tudo isto é muito interessante e digno de se ver.
Este é o maior parque budista da Europa e diz-se que o seu criador o mandou fazer para homenagear aqueles nossos antepassados que outrora viajaram para o Oriente.
Já um pouco cansados entrámos no autocarro que nos trouxe de regresso a Felgueiras, onde chegámos cerca das 20.30H, felizes e bem dispostos
Sábado dia 29 de Outubro de 2011
Maria Emília Pinto
Viagem de Estudo a Óbidos e Bombarral