sábado, novembro 12, 2011

ABERTURA SOLENE DO ANO LECTIVO


Decorreu no passado dia 4 de Novembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras, a sessão solene da abertura do ano académico da USAF, durante a qual foi apresentada a conferência “ Ética Social na Austeridade”, pelo Professor Doutor Jorge Cunha, natural da freguesia de Sendim (Felgueiras).
A sessão foi presidida pelo presidente do Rotary Club de Felgueiras Carlos Félix, tendo usado da palavra o Director Pedagógico Gaspar Martins, que se referiu à utilidade social da USAF, bem como às actividades anuais que se mantêm no presente ano lectivo.
Antes de introduzir o tema da Conferência, convidou João Silva a enumerar as actividades ocorridas no ano lectivo anterior, bem como a fazer a apresentação do conferencista convidado.
Para introduzir a Conferência, o Director Pedagógico levantou diversas questões relacionadas com o tema em causa, tendo como objectivo motivar a assistência. O conferencista agradeceu a apresentação , salientando a oportunidade das questões colocadas.
Ao longo da Conferência, Jorge Cunha considerou que “seria enganador considerar o fenómeno do desemprego que se tornou endémico, como fenómeno passageiro ou como problema meramente económico ou político. A crise que hoje vivemos é antes de mais uma crise de crescimento e crise moral. As crises são momentos de avaliação e mudança de caminho”
Quanto á componente ética da crise, salientou tratar-se da degradação económica e moral bem como na inversão de valores, despertando em nós atitudes de valorização do supérfluo. Para superar a crise, apresentou como medidas, o desenvolvimento do humanismo, a colocação do ser humano no centro, bem como a necessidade de ser restabelecida a hierarquia dos valores: espiritual, ético, estético e económico, de acordo com a doutrina social da Igreja.
De seguida usou da palavra o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, que elogiou o tema tratado, bem como a iniciativa tomada pela USAF. Mais referiu que continuará apoiar as iniciativas da USAF, pelo dinamismo que sempre tem demonstrado.
Já a Governadora do Rotary, desejou um bom ano lectivo, sendo que este evento foi abrilhantado pela Tuna Académica da USAF, bem como pelo grupo de cavaquinhos. No final houve lugar à realização de um jantar num restaurante local.

Sem comentários: