segunda-feira, março 12, 2012

ESPECTÁCULO DA USAF NA CASA DAS ARTES

Gil Vicente, o autor do «Auto da Feira», que será representado pelos alunos da Universidade Sénior e Autodidata de Felgueiras, era um poeta cujas obras representam uma visão do seu tempo. Embora a criação da obra date do século XVI, apresenta uma visão da sociedade que não poderia ser mais atual.
Considerado o criador do teatro português, Gil Vicente criou obras nas quais tenta alertar-nos sobre a fragilidade da argila humana e cujos descuidos nos afastam da vida prometida e infinita. Poeta essencialmente cristão acreditava na existência de dois mundos, o finito e o infinito e a certeza permanente da vida para além da morte. As suas obras teem como tema principal o desencontro entre estes dois mundos.
Tal é, igualmente, o tema do “Auto da Feira” que será representado no dia 27 de março na Casa das Artes de Felgueiras. Esta peça, mais comummente chamada a Feira das Virtudes, é promovida pelos anjos em honra da Virgem. Nesta feira nada se vende, apenas se adquirem as virtudes que andam tão desgastadas. O diabo, por seu lado, bom comerciante está presente para oferecer o que as pessoas desejam, a fama e os favores. Há um desfilar de personagens, das quais se destacam Roma, símbolo do papado, nesta obra fortemente criticada ou ainda as mulheres queixosas e maridos descontentes. Além desta crítica tão severa, até as pastoras são aqui mostradas com grande despreocupação pela sua conduta.
Esta peça permite-nos de uma forma divertida e despreocupada, bem ao estilo de Gil Vicente, rir, festejar a ligeireza do ser humano e a fragilidade do homem e quiçá refletir sobre a essência da vida.
Também atuarão a Tuna e o Grupo de Cavaquinhos da USAF.

Sem comentários: