sábado, outubro 20, 2012

POEMA

Primeira Aula


Cada ano que começa

Me parece um renascer.

O tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Ainda ontem era criança,

Usava tranças e folhos.

Brincava com as bonecas,

Saltava, fazia tolice…

E, sem dar pela andança,

Num abrir e fechar d’olhos

Lá se foi a meninice.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Durante anos estudei,

Carreguei livros e pastas.

Logo, logo trabalhei.

Ensinei e aprendi,

Encorajei e esmoreci.

Vi tanta gente crescer!

E, sem dar conta, envelheci.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.

Caminhei pelo deserto,

Atravessei mares e rios.

Subi montanhas, desci vales…

Conheci terras distantes

E outras que ficam perto.

Gentes que abalaram

Mas que no coração ficaram.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Chorei lágrimas sentidas

E dei risadas aos molhos.

Casei, fui mãe a valer.

Tenho filhos e tenho netos

Que são a luz dos meus olhos

E me fazem muito bem.

Mas logo crescem e fogem.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Os anos aqui passados

Sentada nesta cadeira,

Não vou olvidá-los.

Seria uma asneira.

As suas marcas vão ficar

Escritas neste meu livro

De apontamentos eternos


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Este vai ser diferente.

Vamos vivê-lo com calma,

Sem pressa nem correria.

E, juntas, em harmonia,

Podermos agradecer

Ao tempo que passa a correr

O ter-nos deixado viver.


E para iniciarmos

Em jeito de paz e alegria,

Do fundo das nossas almas

Demos uma salva de palmas.


Luísa Taveira

Sem comentários: