quarta-feira, novembro 12, 2008

Um Violino no Telhado

Um Violino no Telhado
Mais um musical extraordinário, encenado pelo grande Filipe La Féria, em exibição no teatro Rivoli do Porto e protagonizado por um elenco de luxo, com notáveis actores, como José Raposo, Rita Ribeiro, Joel Branco, entre outros, e ao qual a USAF não podia ter ficado indiferente.
Assim, dia 6 de Novembro de 2008, vários elementos desta academia sénior, deslocaram-se à cidade invicta, para assistirem a este espectáculo.
"Um Violino no Telhado" é um dos maiores clássicos do Teatro Musical, baseado nas histórisa tradicionais da cultura judaica e que o violino é o símbolo da sobrevivência dessa cultura e do estilo desse povo na Europa de Leste.
Mostra o impacto das mudanças sociais e políticas no seio das comunidades e das famílias comuns, tendo a qualidade de permitir uma mensagem forte, enquanto diverte e comove.
Como um violista que se equilivra em cima de um telhado, irá esta maravilhosa equipa de actores, cantores, bailarinos, músicos, técnicos e produtores, oferecer-nos duas horas de prazer e sensibilidade.
É também uma história de perseguição aos judeus que se haviam fixado numa pequena cidade do sul da Rússia czarista, na véspera da revolução vermelha e que mais uma vez demonstra a crueldade exercida sobre este povo nas várias zonas do mundo.
"Um Violino no Telhado" retrata a vida de um pobre mas filósofo leiteiro - Terye ( José Raposo), pai de cinco filhas e marido de uma mulher de língua afiada - Golde (Rita Ribeiro), que vive na incerteza da iminente revolução. As três filhas mais velhas, são casadoiras, sob as quais se rodou toda a acção e intriga.
Esta peça oscilou, portanto, entre a tradição e a novidade, entre o amor e o ódio, entre o czarismo agonizante e a vontade popular na sua ascensão.
De todo este clima, o leiteiro é um bom exemplo. "Um Violino no Telhado", corresponde à nossa maneira de ser - disse! " Esta é a nossa tradição! Mantêmo-la com a força da nossa tradição: - tradição para comer, para trabalhar, para vestir, etc."
Terye, o pobre leiteiro, o pai coragem com os seus sonhos de fortuna e esperança de bons casamentos para as suas filhas, é o interprete de uma história que toca todas as famílias onde quer que este musical seja representado.
Durante o espectáculo, vão-se desenrolando cenas escaldantes e hilariantes, quer com os namorados das filhas, quer na taberna onde o leiteiro bebe os seus copitos com os amigos, quer ainda o aparecimento de jovens russos, que se atiram às filhas, enquanto outros vêm prevenir os judeus de que se está preparando uma grande perseguição contra eles, o que de facto acaba por acontecer, pelo que são forçados a procurar novos mundos, emigrando para a América.
Um violinista segue-os durante a caminhada, tocando a sentida melodia que desvenda os mistérios da vida e dos sonhos.

Sem comentários: