sexta-feira, maio 29, 2009

USAF participou, em Tondela, no V Encontro de Universidades Seniores - Rotary


Um mar de gente...
Parte da "delegação" de Felgueiras
Cortesias...
"- Ai Dr, Dr, !... Deixe o prato, por causa dos colestróis!"


USAF em viagem


Concerto de Tunas

Um grupo de alunos e professores da USAF participaram no V Encontro de Universidades Seniores que decorreu no Centro Cultural de Tondela, no passado dia 16 de Maio.
O referido Encontro, organizado pela Universidade Sénior de Tondela, teve o seguinte programa:
Da parte da manhã, após a recepção aos convidados e da Abertura Solene, foi dada uma conferência pelo médico pneumologista Prof. Dr. Passos Coelho, que dissertou sobre o Sanatório do Caramulo, onde prestou um trabalho magnífico no tratamento de doenças pulmonares, especialmente a tuberculose, na primeira metade do século XX. Autor do livro “Caramulo-Crónica Romanceada”, referiu-se ao mesmo informando que este sanatório era um símbolo a nível mundial, com técnicas de tratamento muito avançadas, donde saíram especialistas em doenças pulmonares. Acresentou que foi ali tratado e curado da tuberculose Albergava, na altura, este sanatório, cerca de 1100 doentes, com grande percentagem de sucesso de cura. Hoje encontra-se encerrado, em virtude de a doença ter sido largamente erradicada - havendo hoje apenas casos sui generis - , dando lugar a uma estância turística.
Seguidamente, fomos até ao Complexo Desportivo de Molelos, onde foi servido um lauto almoço, a cerca de 600 participantes. Da parte da tarde, regressámos ao Centro Cultural, onde assistimos a um magnífico espectáculo de variedades, apresentado por algumas Universidades Seniores participantes. Foi um dia de excelente convívio, com a participação das Universidades Seniores de Tondela , Felgueiras, Bragança, Chaves, Viseu, Silves-Loulé, Mangualde, S. João da Madeira, Valongo, Valpaços, Ansião, Resende Sever do Vouga, Vizela e Paredes.
No final, regressámos a Felgueiras bem dispostos, por volta das 20 horas.

João Silva

Sem comentários: