terça-feira, fevereiro 15, 2011

Conto da Carochinha - Texto do Presidente da Junta de Airães

Na sequencia da actividade Hora do Conto - Conto da Carochinha - que realizamos no Jardim de Infância de Airães, o Sr. Presidente da Junta, Vitor Vasconcelos, gentilmente nos endereçou o texto que a seguir reproduzidos, apresentando desde já os nossos agredecimentos e mostrando a nossa disponibilidade em colaborar com todos aqueles que solicitam a nossa participação.
"Pairava um expectativa diferente, naquela Sexta-feira enevoada, 11 de Fevereiro.
Os pequenos olhares das crianças brilhavam de uma forma diferente, em refluxos silenciosos de espanto...
Sentadas no chão, em círculo, cruzavam as pernas, silenciosas e apreensivas, procurando refúgio nos olhares das educadoras.
Rapidamente se desfez a timidez, e nas agruras da Carochinha, eterna e exigente noiva, vão-se criando cumplicidades com "aqueles simpáticos senhores" que visitavam a Escola.
Nos mexericos e desventuras da Carochinha vão-se desenrolando imagens e sons, apelativos e sugestivos, que nos fazem sonhar e transportar para um mundo diferente, cheio de fantasia e de cor, entremeados por música ritmada num tambor.
Trocam-se sorrisos e o ambiente torna-se familiar!
"O meu avô também me conta histórias, quando tenho de adormecer!", repicava alto um dos mais afoitos, lamentando o triste fim do João Ratão!
Naquela manhã, finalizada com a entrega de uma pequena prenda, os alunos mais idosos trouxeram uma alegria e um encanto diferente à rotina habitual daquelas crianças do Pré-Escolar da EB1 de Airães.
Pacientes, simpáticos e generosos, a USAF vestiu-se de história, reavivou um conto tradicional e apaixonou as crianças na douta sabedoria popular!
E, por momentos, aquele espaço barulhento e habitualmente cheio da azáfama da Sala polivalente da Escola, transfigurou-se de beleza, magia e sabedoria!
Embrulhada em acetinadas pinceladas de sons e de sugestivas interpelações, tínhamos acabado de desembrulhar a "Hora do Conto" em Airães!
Afinal, as histórias nem sempre servem para adormecer!

Sincero e eterno Obrigado à USAF!
Ao V/ dispor,
O Presidente da Junta de Freguesia de Airães
Vitor Vasconcelos
"

Sem comentários: