domingo, dezembro 14, 2014

VISITA A LISBOA

Nos passados dias 4 e 5 de dezembro, um grupo de alunos e professores da USAF, deslocaram-se à cidade de Lisboa para assistir à nova revista de Filipe La Féria “ Portugal à Gargalhada”.
Do programa constou ainda uma visita geral ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com visita guiada ao Laboratório Químico da Escola Politécnica, o último grande laboratório do sec. XIX , da  Europa.
Seguidamente visitámos o Jardim Botânico.
Pelas 21,30 h  assistimos ao espectáculo já referido.
No segundo dia, efetuamos uma visita ao Museu Calouste Gulbenkian, inserido no conjunto que integra o edifício-sede e Parque da Fundação Gulbenkian.
A sua colecção é composta por cerca de 6.000 peças de arte antiga e  moderna..
Fizemos uma visita panorâmica à cidade de Lisboa, incluindo, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Casa da Amália, Igreja de S. Domingos, Marquês de Pombal, Praça do Comércio, Estação do Rossio Assembleia da República; Procuradoria  Geral da República. Teatro D. Maria II, entre outros.
Esta visita de carácter cultural foi do agrado total de todos os participantes, tanto pelos locais visitados, estadia, gastronomia e viagem.  





quinta-feira, novembro 27, 2014

Magusto

No passado dia 23 de novembro , da parte de tarde , decorreu o habitual magusto da USAF.
Com a presença dos alunos , professores , dirigentes  da Usaf e do Rotary Club de Felgueiras, apreciaram-se as  deliciosas castanhas assadas,  acompanhadas  pelo  sempre afamado vinho verde da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, lugar onde decorreu este evento.
A seguir à degustação das castanhas, os convivas  encaminharam-se para o interior das instalações da Cooperativa, onde foram servidas magníficas iguarias confeccionadas pelas alunas da Usaf.
Finalmente, depois  de todos  bem dispostos,  deu-se início às actividades culturais, nomeadamente musicais, cantares e dança até início da noite.



quinta-feira, novembro 13, 2014

ABERTURA SOLENE

A Universidade Sénior de Felgueiras promoveu, no passado dia 7 de novembro, a abertura solene do seu 14.º ano lectivo.
Este evento decorreu no Auditório Municipal da Câmara Municipal de Felgueiras, com a presença de diversas individualidades, nomeadamente o presidente do Rotary Club de Felgueiras; representante do Governador Rotary;  o senhor Presidente da Câmara Municipal dr. Inácio Ribeiro; Presidente da AssembleiaMunicipal dr. Rui Marinho; sr. Comandante distrital da G.N.R. sr. Coronel João de Brito Mariz dos Santos; Vigário da Vara da Vigararia de Felgueiras ; Diretores  dos Agrupamentos Escolares do concelho de Felgueiras; representantes das Universidades Seniores dos concelhos limítrofes; representantes de diversas Juntas de Freguesia, entre muitos outros.
A Oração de Sapiência foi proferida pelo senhor Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho, distinto Professor Catedrático da Universidade do Porto, com o tema “ Somos habitantes do Limite? Uma reflexão em torno dos limiares da nossa existência”. Esta palestra proporcionou uma viagem no tempo, desde o homem primitivo até ao actual  e desde a infância à velhice , apontando diversos limites em cada vertente. Esta conferência prendeu a atenção de toda a assistência, quer pela clareza das ideias expressas, quer pela grande capacidade comunicativa do orador.
A sessão foi abrilhantada com uma atuação da Tuna da USAF, bem como de um magnífico concerto pelo “quarteto com fagote”  da G.N.R. do Porto, gentilmente disponibilizado pelo comando da G.N.R. do Porto.
O evento terminou com um jantar convívio num restaurant


sexta-feira, outubro 31, 2014

ABERTURA SOLENE

A Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras tem a honra de convidar todos os interessados a estarem presentes na sessão de Abertura Solene do seu 14.º ano letivo, no próximo dia 7 de novembro, pelas 18,00 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Felgueiras.

A sessão solene será abrilhantada com a presença do Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o qual proferirá uma palestra subordinada ao tema "Somos habitantes do limite? Uma reflexão em torno dos limiares da nossa existência".

COLÓQUIO

No passado dia 25 de outubro, a Biblioteca Municipal foi palco de um extenso colóquio sobre os 500 anos do concelho de Felgueiras, integrado na comemoração dos  500 anos da outorga do Foral de Felgueiras.
Este evento foi organizado pela Câmara Municipal de Felgueiras, com a presença de vários oradores especialistas em diversas matérias, nomeadamente sobre os Forais de Felgueiras e do Unhão; organização eclesiástica de Felgueiras; o Românico nas terras de felgueiras; Família  Casa e Senhoria na época moderna; Confrarias, crenças e culto; história e configuração da indústria de Felgueiras; Leonardo Coimbra; médicos e académicos de Felgueiras.
Antes do ciclo das várias conferências, o senhor Secretário de Estado da Cultura dr. Jorge Barreto Xavier e o senhor Presidente da Câmara, dr. Inácio Ribeiro,  procederam à inauguração do Arquivo Municipal e remodelação da Biblioteca Municipal.

A  convite da Câmara Municipal, a USAF participou com um grupo significativo de professores e alunos, que muito apreciaram este momento cultural e histórico.


VISITA A OLIVEIRA DO BAIRRO

«Mais uma partida, mais uma viagem»
Lembram-se certamente de ouvir estas palavras quando em miúdos nos levavam ao carrossel. E como elas nos alegravam!
Pois bem, a USAF adotou este slogan e lá fomos nós para mais um passeio.
Desta feita o destino foi Oliveira do Bairro.
Partimos às sete e meia e a viagem foi tranquila, apenas com uma paragem para espalhar algum sono que teimava em persistir e tomar o pequeno almoço.
Chegados lá foi um espanto! Encontramos uma «Cidade Nova»
Esperavam-nos, junto aos Paços do Concelho e Quartel das Artes, dois edifícios lindíssimos de linhas ultamodernas, o Sr. Márcio Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia e a Cláudia, sua assistente e responsável pelo gabinete de apoio ao aluno da Universidade Sénior local.
Com eles, como cicerones, percorremos, de autocarro, a cidade com as suas largas avenidas e alamedas. Tudo é novo e bonito. Na zona residencial, no meio de edifícios modernos continuam as residências tradicionais, mas também elas de cara lavada e atualizada. Mesmo as antigas e desativadas escolas estão transformadas em lindas casas ocupadas para outros fins. Apenas a Igreja e as Capelas mantêm o ar do passado.
A cor predominante é o avermelhado a dar sentido ao nome da terra que provem da palavra barro, que é a matéria prima que mais existe e com a qual trabalha a quase totalidade das empresas locais.
Acabado o périplo pela cidade fomos visitar a Porcel, uma fábrica de produção de porcelana para uso doméstico e decoração. Recebeu-nos, simpaticamente, a Sra. Engenheira Química Luísa Ramos que nos acompanhou em todas as etapas do fabrico, mostrando-nos com clareza e de sorriso nos lábios os procedimentos a que a pasta de barro, oriunda de Limoges, é sujeita até chegar a nossas casas.
Acabou a visita na Loja de Vendas, onde nós, donas de casa, adquirimos mais uns «caquinhos» para o lar.
O tempo passou e a fome apertava, logo, saímos de seguida para o Hotel Paraíso onde nos foi servido um agradável e abundante almoço que nos retemperou as forças e alegrou o espírito.
Eram três horas e, sempre acompanhados pelos dois anfitriões, partimos para a Kiwicoop. Atravessamos uma zona industrial com imensas fábricas no ramo da cerâmica.
Justifica-se assim a afirmação do Presidente da Junta de que em Oliveira do Bairro não havia desemprego.
A kiwicoop é uma grande empresa que recolhe, conserva e comercializa kiwis. Foi criada por vinte produtores, mas hoje tem mais de cem associados.
Tem boas instalações e está equipada com todo o tipo de máquinas destinadas ao selecionamento, armazenamento e empacotamento dos frutos. Até os cestos de armazenagem nas estufas são lavados à pressão numa máquina própria.
Interessante também é o aproveitamento dado aos kiwis de menor calibre. São congelados, descascados e a polpa destinada à aromatização de iogurtes e outros derivados.
Depois das fotografias da praxe, da troca de pequenas lembranças e das despedidas regressamos a Felgueiras mais ricos em conhecimento e felizes pelo agradável convívio.



Maria Luisa Taveira





CORTEJO HISTÓRICO

Integrado no programa das comemorações dos 500 anos da outorga do foral ao concelho de felgueiras, decorreu, no passado dia 19 de outubro, no seu momento mais alto, o Cortejo Histórico em que os figurantes trajaram a rigor e desfilaram pela cidade, com o intuito de mostrar a Felgueiras de há  500 anos. Este evento foi presenciado por milhares de pessoas, que aplaudiram com grande entusiasmo.
Como vem sendo habitual, a USAF também participou neste evento com um grupo de 25 elementos, igualmente trajados a rigor da época, representando algumas personagens do teatro de Gil Vicente.



No final do cortejo, o grupo da USAF reuniu nas instalações da LINEE SCHOOL, para um salutar convívio.

quarta-feira, outubro 01, 2014

3.º ANIVERSÁRIO DA CASA DAS ARTES

No passado dia 26 de setembro, decorreu na Casa das Artes, pelas 21,30 h, a comemoração do 3.º aniversário da abertura da Casa das Artes de Felgueiras.
Como habitual, este espetáculo foi promovido pela ACLEM, distinguindo pessoas e instituições do concelho. À USAF foi atribuido o prémio Fonseca Moreira pela representação da  " Visita Del Rei D. Manuel I a Felgueiras".
Nesta cerimónia,estiveram presentes, além de diversas autoridades municipais, os padrinhos da Casa das Artes, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho. 
Após a sessão solene, seguiu-se o espetáculo "Trovas & Canções", com música, teatro e poesia. Intervieram Ruy, João e Henrique de Carvalho, respetivamente pai, filho e neto, bem como, a fadista Ana Marta, acompanhados pelos conceituados guitarristas João Correia e Ricardo Gama. Este espetáculo foi muito apreciado pelos alunos da USAF.


HORÁRIO LETIVO 2014-2015

No passado dia 23 de setembro , realizou-se a reunião do Conselho Pedagógico, para preparar e organizar o ano letivo, bem como elaborar o horário das atividades selecionadas.
O horário aprovado é o seguinte: 


            
Horas
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira

6ª feira

14h30 - 15h30
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXW11FB9zC2YYi3hEw_sEUNd_27L9QiDdEb3JYHFv7qEA_RgKqDBfTVGua1zuj9zhwqw-7F02V_dP0rB-D43t1m-gHORBpifQAe2K9KN83Btv87r7chruGzx-Vr2LW0YzeVdeZNw/s240/USAF.jpg
Saúde
Direito
Economia-Fiscalidade
Inglês
Espanhol
Teatro
Lit. e Cultura Portuguesa
História


Música

       
             

15h45 - 16h45
Pintura
Problemáticas do Mundo Contemporâneo
Filosofia_
Psicologia
Artes Decorativas


20h30 - 22h00
Fados
Cavaquinhos
Tuna
Danças de Salão



Observações:

a)      As aulas iniciam-se no dia 6 de Outubro de 2014 e terminam em 29 de Maio de 2015.
b)      A Abertura Solene do Ano Letivo será celebrada no dia 07 de Novembro de 2014, no Auditório da Câmara Municipal e é convidado especial o Sr. Prof. Doutor Adalberto Dias de Carvalho, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade Católica .
c)      Não haverá aulas de 19 de Dezembro a 04 de Janeiro.
d)      As férias do Carnaval e da Páscoa serão comunicadas oportunamente.
e)      Haverá sempre um intervalo de 15m entre cada aula, para convívio
f)       As aulas de Artes Decorativas e de Pintura terão a duração de 2 horas. As demais serão de 1 hora.
g)      As aulas de Saúde, Direito e Economia serão dadas em regime rotativo.
h)      As aulas de Danças de Salão terão lugar na EB2,3 D. Manuel Faria e Sousa.
i)        Se em alguma disciplina não houver inscrições suficientes, a mesma poderá ser suspensa.
j)        Este horário poderá ser alterado em função da disponibilidade dos docentes.
k)      A atividade de Fados está em reorganização, a concluir e anunciar oportunamente.
l)        As Tecnologias de Informação e Comunicação serão dadas em sessões específicas, a anunciar.
m)    Ao longo do ano letivo haverá sessões extraordinárias, orientadas por especialistas convidados.
n)      As visitas de estudo, culturais e de lazer serão comunicadas após a devida programação.
o) As férias da Páscoa serão de 23 de março a 6 de abril de 2015.

Aprovado em Conselho Pedagógico, em 23 de Setembro de 2014.

A Direção da USAF
________________________

quinta-feira, setembro 18, 2014

ANO LETIVO 2014-2015

O próximo ano letivo, à semelhança dos anos anteriores, irá seguir o calendário oficial, tanto quanto possível.
As matrículas para as diversas aulas e atividades decorrerão no próximo dia 3 de outubro,  na sede  da USAF. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telemóvel 967562143 (Fernanda Mendes) ou 966521904 (Lucinda Carvalho).
No próximo dia 23 de setembro, pelas 21 horas, reunirá o conselho pedagógico para preparar o próximo ano letivo e elaborar os respetivos horários e disciplinas.
As atividades letivas terão início no próximo dia 6 de outubro, pelas 14,30 horas, na sede da USAF ,situada por cima da Rádio Felgueiras.
A sessão solene da abertura do ano letivo será anunciada oportunamente.
O diretor pedagógico
Prof. Gaspar Martins 

JANTAR DE HOMENAGEM

No passado dia 23 de junho, decorreu num restaurante local, o jantar de homenagem ao sr. Octávio Pereira, como forma de gratidão, pelo trabalho desempenhado durante 13 anos, na direção da USAF.
Estiveram presentes, além de autoridades oficiais, professores, alunos , familiares e outros amigos da USAF.
O homenageado recebeu dos professores e alunos da USAF diversas lembranças que agradeceu com muita emoção.

TEATRO NA CASA DAS ARTES

Nos passados dia 13 e 14 de junho, a Rota do Românico, em colaboração com outrs entidaqes oficiciais n nomeada mente a União Europeia levou a efeito na Casa das Artes de Felgueiras uma peça de teatro intitulada " Lendas e Tradições de Felgueiras".
Neste espetáculo participaram alguns atores amadores do grupo de teatro da USAF. Esta peça que relatou episódios antigos da concelho de Felgueiras foi muito aprecidada e muito aplaudida.
Serviu ainda de incentivo e motivação para repetição de eventos semelhantes:
Apresenta-se de seguida a ficha técnica.


I ENCONTRO DE COROS NA PÓVOA DE VARZIM

No passado dia 1 de junho decorreu o I Encontro de Coros das Universidades Seniores na cidade da Póvoa de Varzim.
A tuna de Felgueiras fez a sua atuação com galhardia, tendo sido muito aplaudida.
Para um encontro de coros,
O primeiro, por sinal,
A USAF foi convidada,
Pensando que é um festival.

A U.S.R.C.P.V.,
Apoiada p’la autarquia,
Organizou este encontro
Pra Junho ao primeiro dia.

Pra este primeiro encontro,
Pra além da USAF, também
De São João da Madeira,
De Vizela, coros vêm.

No salão nobre da câmara
O vice anfitrião
A todos dá boas-vindas,
Faz da mesa a construção.

Preside o vice da câmara,
Ladeado por dirigentes
Das quatro universidades
Seniores ali presentes.

Congratula-se co’evento
E diz que o apoio à U.S.
Só agora é concedido,
Após mostrar que o merece.

Elogia o presidente
Da U.S.R.C.P.V.,
Dono de enorme cultura,
Que o diga quem o lê.

A tuna da USAF avança,
Para actuar preparada,
Voltando costas à mesa
Que está ainda formada.

É só e apenas um número
Que cabe à USAF em fortuna
Pela coragem de vir
A este encontro de tuna…!

Os tunadores apresentam-se,
De polo, ou de camisa…
E vestem-se as tunadoras
De saia, ou calça comprida.

No fim desta exibição
Que foi do agrado geral,
O evento prosseguiu
No museu municipal.

Aí foi a vez de o coro
De São João da Madeira,
Nas escadas do museu,
Cantar a sua primeira.

Quiseram cantar em cânone,
Lançando ao ar um sorriso;
Não foram muito felizes,
Espalhando-se no piso…!

A maestrina fez stop
E, sem perder o alento,
Lançou o sorriso em cânone,
Sem a ajuda de instrumento.

Cabe a um casal bem simpático
Orientar a visita
Do grupo de seniores
Ao museu que é bem catita.

É bem mais fácil e prático
Dar na sala a explicação
E cada um vai, se quiser,
Ver o que ouviu na lição.

A seguir os autocarros
Seguem para o auditório
A fim de cada U.S.
Dar à luz seu repertório.

Primeiro actua Felgueiras,
Na abertura do espectáculo,
Arrebatando a plateia
Sem ter um único obstáculo…

Vem a seguir São João
Da Madeira que à capela,
Guiada p’la maestrina
Tem uma prestação bela.

Vizela carrega um órgão
Que o maestro sentado,
Enquanto dirige o coro,
Toca muito entusiasmado.

Pra fechar com chave de ouro
O coro da Póvoa canta
Suas canções de encantar
E o auditório encanta.

O presidente da casa,
Em dia de aniversário,
Mostra as valências da U.S.
Com brilho extraordinário.

Dono de humor refinado,
Falando sério a brincar,
Hiperboliza a importância
De uma U.S. frequentar!

Não lhe fica atrás o vice
Que em cada oportunidade,
Mostra seu humor sagaz
Co’a maior tranquilidade!

Manda cantar parabéns
E o auditório de pé
Entoa com alegria
Os parabéns a você…

Dirigentes e maestros
São todos agraciados;
Tunadores e coralistas,
São também presenteados.

De São João da Madeira,
E de Vizela que as tem,
Dão lembranças aos da casa
Que a ganhar ficam também!

Felgueiras tem vinho verde,
Bordados e pão-de-ló,
Mas, para a U.S. da Póvoa,
Nem uma cavaca só!

Toda a gente vai-se embora
Com seu saquinho na mão,
Co seu ego enriquecido
E com ar todo pimpão…!

Quando chega o autocarro
A USAF está de regresso,
Orgulhosa do espectáculo,
Um verdadeiro sucesso!

Há uma animação,
Maestros improvisados,
Mas, de repente, os cantores
Perdem o pio, coitados…

Caiu que nem uma bomba
No autocarro a surpresa…
O custo desta viagem
Dá dez euros por cabeça…

Fernando Machado
 

JANTAR DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

No passado dia 30 de maio, decorreu num restaurante local, o habitual jantar convívio de encerramento do ano letivo
Neste evento participaram professores, alunos, direção da Usaf, Rotários e  familiares bem como outros convidados.
Neste convívio foram homenageados os professores da USAF, bem como alguns alunos, pelo relevante serviço de voluntariado  prestado à USAF.

AULA DE ARTESANATO

No passado dia 25 de maio, decorreu uma aula sobre restauração de peças metálicas antigas .
Esta iniciativa decorreu pela 2.ª vez e foi orientada pelo artesão felgueirense sr. Alves.

REUNIÃO DE PROFESSORES E DIREÇÃO DA USAF

No passado dia 16 de Maio,  reuniram todos os professores da USAF, para tratar de assuntos relativos ao próximo ano letivo, bem como eleger os membros da nova direção pedagógica .Também foi dado conhecimento oficial da nova direção da USAF, resultante da abdicação do sr. Octávio Pereira.
A nova direção é constituida pelos seguites elementos:
Presidente- dr. Brochado Ribeiro
Secretário- eng. Rui Pinto
Tesoureiro - eng. Pedro Sousa
Comissão Executiva - Prof Julian Diaz, António Meira e Fernanda Mendes.
Em seguida foi eleita a nova direção pedagógica, para o próximo mandato de 2 anos, a qual ficou constituída pelos seguintes elementos:
Presidente - Prof. Gaspar Martins
Vice -Presidente- Prof. Amélia Noronha.

AULA DE MEDICINA BIOLÒGICA

No passado dia 7 de Maio, decorreu uma aula extraordinária sobre Medicina Biológica, orientada  pela dr.ª Elsa.
O temas abordados foram do agrado total.

Encontro de Universidades Seniores em Sever do Vouga

No passado dia 3 de maio, decorreu em Sever do Vouga mais um encontro anual de universidades seniores.
Como habitual , de parte da tarde, houve atuação das várias tunas presentes, inclusivamente a tuna da universidade sénior de Felgueiras.

ELEIÇÂO DA COMISSÂO DE ESTUDANTES

De 24 a 30 de abril decorreu a eleição da Comissão de estudantes da USAF para o próximo mandato de 2 anos.
Assim, em resultado do escrutínio, foram eleitos osw seguintes elementos:
Presidente - Fernanda Mendes.
Secretário - Lucinda Carvalho
Tesoureiro - Almerinda Martins.

CURSO DE TEATRO

De 21 a 24 de abril, decorreu na sede da USAF, um curso de teatro promovido pala ROTA DO ROMÃNICO, o qual teve continuidade, para todos os interessados, na Casa do Povo da Longra.
Este curso terminou com uma peça de teatro intitulada " Lendas e Tradições de Felgueiras" ,apresentada na Casa das Artes. Este curso foi orientado pelo ator profissional Viriato Morais.

75.º Aniversário da Casa do Povo da Longra

Segunda-feira de Páscoa
Este ano é especial
Pra todo o povo da Longra,
Mais antigo e actual.

Vai durar toda a semana
A festa que hoje começa,
Porque a Casa do Povo
Data importante celebra.

Foi em vinte e seis de Abril
De mil nove e trinta e nove
Que nasceu, via despacho,
Esta Associação nobre.

São setenta e cinco anos
Que a Instituição comemora;
São bodas de diamante…
E a festa começa agora.

Com VIP’s da Associação,
Da Câmara o Presidente,
Assessor, Vereadora,
Estão na fila da frente.

O Presidente da Junta
Da União das Freguesias
Pedreira, Rande e Sernande
A todos dá boas vindas.

A D. Amélia Noronha
Das professoras decana
Relata a história da Casa
Do Povo que tanto ama.

É largamente aplaudida
Pelo balcão e plateia
Da sala que de pessoas,
Completamente, está cheia.

Entram a seguir em cena
Dois grupos de dança hip-hop
E a sala fica ao rubro
Ao som da música pop.

Primeiro aos mais pequeninos
E a seguir os maiores…,
Tudo trepida co’a música
Naquela sala e arredores.

O público bate palmas
E vibra co’a a actuação
Destes grupos que pertencem,
Os dois, à Instituição.

A USAF foi convidada,
Ou então candidatou-se,
A fazer o encerramento
Da abertura apresentou-se.

Há uns elementos da Tuna
E outros do Grupo de Fados
Que vão para os bastidores
A fim de estar preparados.

Mas de esperar desesperam
Ao ver o tempo passar,
Que só lá pra as vinte e três
É que irão actuar…

A acordeonista da Tuna
Que pôs a gaita no palco,
Com a entrada dos hip-hop
Logo fica em sobressalto.

Então andou a pedir
Pra pôr lá em cima o instrumento
E agora vai arrumá-lo…
Já não toca neste evento?!

Eu vou guardá-lo na caixa,
Antes que haja um acidente…!
Se esta gaita se avaria,
A Tuna fica doente…!

Acabaram-se os hip-hop,
Põe-se a Tuna em posição
Para brindar os longrenses
Com soberba actuação.

Há já cadeiras vazias,
Porque a festa já vai longa…,
Mas agora a Tuna actua
E alegra o povo da Longra.

A plateia entusiasmada
Com a actuação da Tuna,
Não se cansa de aplaudir
E no fim pede: Mais uma!

Como é vasto o reportório,
É fácil fazer a escolha:
É abrir a pasta à sorte
E cantar aquela folha…!

Apraz registar que a Tuna
Foi muito bem acolhida,
A avaliar pela forma
Como foi sempre aplaudida.

Mas a festa continua
E, agora, o Grupo de Fados
Mostra o seu talento a meia
Dúzia de gatos-pingados.

É que amanhã nesta terra
O dia é de trabalho
E, a quem faltar, o patrão
Pode mandar pra o …!

 21 de abril de 2014

Fernando Machado




V MOSTRA DO PÂO DE LÓ DE MARGARIDE E DOCES TRADICIONAIS

No passado dia 12 de abril, decorreu nos claustros do Mosteiro de Pombeiro a 5.ª mostra de Pão de Ló de Margaride e outros doces tradicionais .
A USAF participou neste evento com uma encenação histórico- cultural, integrada na comemoração do 500.º aniversario da atribuiçao do Foral a Felgueiras pelo rei D. Manuel I.

II EXPOSIÇÂO COLETIVA DE PINTURA

No passado dia 11 de abril, pelas 21 horas, na Casa das Artes de Felgueiras, procedeu-se à  cerimonia da abertura da II exposição coletiva de pintura, da autoria de pintores amadores de Felgueiras, pelo 2.º ano consecutivo.
Esta atividade foi promovida pela USAF em colaboração com a a ACLEME e algumas agências bancárias da cidade de Felgueiras. Este evento reuniu algumas dezenas de expositores que  mantiveram  as suas obras expostas durante um mês.

quinta-feira, abril 03, 2014

DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

No passado dia 27 de março, pelas 14,30 h, o grupo de teatro da USAF representou a peça  “ Auto da Feira “ de Gil Vicente, na Casa das Artes,  em Felgueiras, especialmente destinada  aos  Lares da 3.ª Idade e Cercifel.
Esta peça foi antecedida da atuação da Tuna da USAF e finalizada com a atuação do Grupo de Cavaquinhos , também da USAF.
Estas atuações despertaram a atenção do público presente, tendo sido, pelo mesmo, muita aplaudidas


terça-feira, abril 01, 2014

AULA ABERTA

No passado dia 18 de março, pelas 14,30 h, uma representação da USAF, constituida por alunos e professores, participou numa atividade intercultural, interdisciplinar e intergeracional, com várias turmas do 9.º ano de escolaridade.
Feita a apresentação da mesa, constituída pelo diretor da escola , dr. António Sousa e pelos convidados da USAF, os alunos formularam várias questões de natureza prático-profissional.
Os representantes da USAF responderam a todas as questões, a contento, tendo sido esta atividade muito apreciada pelos alunos e também pelos representantes da USAF.
Esta atividade será de repetir, ficando os alunos da referida Escola EB 2,3, desde já, convidados a participarem numa aula da USAF.