sexta-feira, outubro 31, 2014

VISITA A OLIVEIRA DO BAIRRO

«Mais uma partida, mais uma viagem»
Lembram-se certamente de ouvir estas palavras quando em miúdos nos levavam ao carrossel. E como elas nos alegravam!
Pois bem, a USAF adotou este slogan e lá fomos nós para mais um passeio.
Desta feita o destino foi Oliveira do Bairro.
Partimos às sete e meia e a viagem foi tranquila, apenas com uma paragem para espalhar algum sono que teimava em persistir e tomar o pequeno almoço.
Chegados lá foi um espanto! Encontramos uma «Cidade Nova»
Esperavam-nos, junto aos Paços do Concelho e Quartel das Artes, dois edifícios lindíssimos de linhas ultamodernas, o Sr. Márcio Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia e a Cláudia, sua assistente e responsável pelo gabinete de apoio ao aluno da Universidade Sénior local.
Com eles, como cicerones, percorremos, de autocarro, a cidade com as suas largas avenidas e alamedas. Tudo é novo e bonito. Na zona residencial, no meio de edifícios modernos continuam as residências tradicionais, mas também elas de cara lavada e atualizada. Mesmo as antigas e desativadas escolas estão transformadas em lindas casas ocupadas para outros fins. Apenas a Igreja e as Capelas mantêm o ar do passado.
A cor predominante é o avermelhado a dar sentido ao nome da terra que provem da palavra barro, que é a matéria prima que mais existe e com a qual trabalha a quase totalidade das empresas locais.
Acabado o périplo pela cidade fomos visitar a Porcel, uma fábrica de produção de porcelana para uso doméstico e decoração. Recebeu-nos, simpaticamente, a Sra. Engenheira Química Luísa Ramos que nos acompanhou em todas as etapas do fabrico, mostrando-nos com clareza e de sorriso nos lábios os procedimentos a que a pasta de barro, oriunda de Limoges, é sujeita até chegar a nossas casas.
Acabou a visita na Loja de Vendas, onde nós, donas de casa, adquirimos mais uns «caquinhos» para o lar.
O tempo passou e a fome apertava, logo, saímos de seguida para o Hotel Paraíso onde nos foi servido um agradável e abundante almoço que nos retemperou as forças e alegrou o espírito.
Eram três horas e, sempre acompanhados pelos dois anfitriões, partimos para a Kiwicoop. Atravessamos uma zona industrial com imensas fábricas no ramo da cerâmica.
Justifica-se assim a afirmação do Presidente da Junta de que em Oliveira do Bairro não havia desemprego.
A kiwicoop é uma grande empresa que recolhe, conserva e comercializa kiwis. Foi criada por vinte produtores, mas hoje tem mais de cem associados.
Tem boas instalações e está equipada com todo o tipo de máquinas destinadas ao selecionamento, armazenamento e empacotamento dos frutos. Até os cestos de armazenagem nas estufas são lavados à pressão numa máquina própria.
Interessante também é o aproveitamento dado aos kiwis de menor calibre. São congelados, descascados e a polpa destinada à aromatização de iogurtes e outros derivados.
Depois das fotografias da praxe, da troca de pequenas lembranças e das despedidas regressamos a Felgueiras mais ricos em conhecimento e felizes pelo agradável convívio.



Maria Luisa Taveira





Sem comentários: