sexta-feira, outubro 31, 2014

ABERTURA SOLENE

A Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras tem a honra de convidar todos os interessados a estarem presentes na sessão de Abertura Solene do seu 14.º ano letivo, no próximo dia 7 de novembro, pelas 18,00 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Felgueiras.

A sessão solene será abrilhantada com a presença do Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o qual proferirá uma palestra subordinada ao tema "Somos habitantes do limite? Uma reflexão em torno dos limiares da nossa existência".

COLÓQUIO

No passado dia 25 de outubro, a Biblioteca Municipal foi palco de um extenso colóquio sobre os 500 anos do concelho de Felgueiras, integrado na comemoração dos  500 anos da outorga do Foral de Felgueiras.
Este evento foi organizado pela Câmara Municipal de Felgueiras, com a presença de vários oradores especialistas em diversas matérias, nomeadamente sobre os Forais de Felgueiras e do Unhão; organização eclesiástica de Felgueiras; o Românico nas terras de felgueiras; Família  Casa e Senhoria na época moderna; Confrarias, crenças e culto; história e configuração da indústria de Felgueiras; Leonardo Coimbra; médicos e académicos de Felgueiras.
Antes do ciclo das várias conferências, o senhor Secretário de Estado da Cultura dr. Jorge Barreto Xavier e o senhor Presidente da Câmara, dr. Inácio Ribeiro,  procederam à inauguração do Arquivo Municipal e remodelação da Biblioteca Municipal.

A  convite da Câmara Municipal, a USAF participou com um grupo significativo de professores e alunos, que muito apreciaram este momento cultural e histórico.


VISITA A OLIVEIRA DO BAIRRO

«Mais uma partida, mais uma viagem»
Lembram-se certamente de ouvir estas palavras quando em miúdos nos levavam ao carrossel. E como elas nos alegravam!
Pois bem, a USAF adotou este slogan e lá fomos nós para mais um passeio.
Desta feita o destino foi Oliveira do Bairro.
Partimos às sete e meia e a viagem foi tranquila, apenas com uma paragem para espalhar algum sono que teimava em persistir e tomar o pequeno almoço.
Chegados lá foi um espanto! Encontramos uma «Cidade Nova»
Esperavam-nos, junto aos Paços do Concelho e Quartel das Artes, dois edifícios lindíssimos de linhas ultamodernas, o Sr. Márcio Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia e a Cláudia, sua assistente e responsável pelo gabinete de apoio ao aluno da Universidade Sénior local.
Com eles, como cicerones, percorremos, de autocarro, a cidade com as suas largas avenidas e alamedas. Tudo é novo e bonito. Na zona residencial, no meio de edifícios modernos continuam as residências tradicionais, mas também elas de cara lavada e atualizada. Mesmo as antigas e desativadas escolas estão transformadas em lindas casas ocupadas para outros fins. Apenas a Igreja e as Capelas mantêm o ar do passado.
A cor predominante é o avermelhado a dar sentido ao nome da terra que provem da palavra barro, que é a matéria prima que mais existe e com a qual trabalha a quase totalidade das empresas locais.
Acabado o périplo pela cidade fomos visitar a Porcel, uma fábrica de produção de porcelana para uso doméstico e decoração. Recebeu-nos, simpaticamente, a Sra. Engenheira Química Luísa Ramos que nos acompanhou em todas as etapas do fabrico, mostrando-nos com clareza e de sorriso nos lábios os procedimentos a que a pasta de barro, oriunda de Limoges, é sujeita até chegar a nossas casas.
Acabou a visita na Loja de Vendas, onde nós, donas de casa, adquirimos mais uns «caquinhos» para o lar.
O tempo passou e a fome apertava, logo, saímos de seguida para o Hotel Paraíso onde nos foi servido um agradável e abundante almoço que nos retemperou as forças e alegrou o espírito.
Eram três horas e, sempre acompanhados pelos dois anfitriões, partimos para a Kiwicoop. Atravessamos uma zona industrial com imensas fábricas no ramo da cerâmica.
Justifica-se assim a afirmação do Presidente da Junta de que em Oliveira do Bairro não havia desemprego.
A kiwicoop é uma grande empresa que recolhe, conserva e comercializa kiwis. Foi criada por vinte produtores, mas hoje tem mais de cem associados.
Tem boas instalações e está equipada com todo o tipo de máquinas destinadas ao selecionamento, armazenamento e empacotamento dos frutos. Até os cestos de armazenagem nas estufas são lavados à pressão numa máquina própria.
Interessante também é o aproveitamento dado aos kiwis de menor calibre. São congelados, descascados e a polpa destinada à aromatização de iogurtes e outros derivados.
Depois das fotografias da praxe, da troca de pequenas lembranças e das despedidas regressamos a Felgueiras mais ricos em conhecimento e felizes pelo agradável convívio.



Maria Luisa Taveira





CORTEJO HISTÓRICO

Integrado no programa das comemorações dos 500 anos da outorga do foral ao concelho de felgueiras, decorreu, no passado dia 19 de outubro, no seu momento mais alto, o Cortejo Histórico em que os figurantes trajaram a rigor e desfilaram pela cidade, com o intuito de mostrar a Felgueiras de há  500 anos. Este evento foi presenciado por milhares de pessoas, que aplaudiram com grande entusiasmo.
Como vem sendo habitual, a USAF também participou neste evento com um grupo de 25 elementos, igualmente trajados a rigor da época, representando algumas personagens do teatro de Gil Vicente.



No final do cortejo, o grupo da USAF reuniu nas instalações da LINEE SCHOOL, para um salutar convívio.

quarta-feira, outubro 01, 2014

3.º ANIVERSÁRIO DA CASA DAS ARTES

No passado dia 26 de setembro, decorreu na Casa das Artes, pelas 21,30 h, a comemoração do 3.º aniversário da abertura da Casa das Artes de Felgueiras.
Como habitual, este espetáculo foi promovido pela ACLEM, distinguindo pessoas e instituições do concelho. À USAF foi atribuido o prémio Fonseca Moreira pela representação da  " Visita Del Rei D. Manuel I a Felgueiras".
Nesta cerimónia,estiveram presentes, além de diversas autoridades municipais, os padrinhos da Casa das Artes, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho. 
Após a sessão solene, seguiu-se o espetáculo "Trovas & Canções", com música, teatro e poesia. Intervieram Ruy, João e Henrique de Carvalho, respetivamente pai, filho e neto, bem como, a fadista Ana Marta, acompanhados pelos conceituados guitarristas João Correia e Ricardo Gama. Este espetáculo foi muito apreciado pelos alunos da USAF.


HORÁRIO LETIVO 2014-2015

No passado dia 23 de setembro , realizou-se a reunião do Conselho Pedagógico, para preparar e organizar o ano letivo, bem como elaborar o horário das atividades selecionadas.
O horário aprovado é o seguinte: 


            
Horas
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira

6ª feira

14h30 - 15h30
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXW11FB9zC2YYi3hEw_sEUNd_27L9QiDdEb3JYHFv7qEA_RgKqDBfTVGua1zuj9zhwqw-7F02V_dP0rB-D43t1m-gHORBpifQAe2K9KN83Btv87r7chruGzx-Vr2LW0YzeVdeZNw/s240/USAF.jpg
Saúde
Direito
Economia-Fiscalidade
Inglês
Espanhol
Teatro
Lit. e Cultura Portuguesa
História


Música

       
             

15h45 - 16h45
Pintura
Problemáticas do Mundo Contemporâneo
Filosofia_
Psicologia
Artes Decorativas


20h30 - 22h00
Fados
Cavaquinhos
Tuna
Danças de Salão



Observações:

a)      As aulas iniciam-se no dia 6 de Outubro de 2014 e terminam em 29 de Maio de 2015.
b)      A Abertura Solene do Ano Letivo será celebrada no dia 07 de Novembro de 2014, no Auditório da Câmara Municipal e é convidado especial o Sr. Prof. Doutor Adalberto Dias de Carvalho, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade Católica .
c)      Não haverá aulas de 19 de Dezembro a 04 de Janeiro.
d)      As férias do Carnaval e da Páscoa serão comunicadas oportunamente.
e)      Haverá sempre um intervalo de 15m entre cada aula, para convívio
f)       As aulas de Artes Decorativas e de Pintura terão a duração de 2 horas. As demais serão de 1 hora.
g)      As aulas de Saúde, Direito e Economia serão dadas em regime rotativo.
h)      As aulas de Danças de Salão terão lugar na EB2,3 D. Manuel Faria e Sousa.
i)        Se em alguma disciplina não houver inscrições suficientes, a mesma poderá ser suspensa.
j)        Este horário poderá ser alterado em função da disponibilidade dos docentes.
k)      A atividade de Fados está em reorganização, a concluir e anunciar oportunamente.
l)        As Tecnologias de Informação e Comunicação serão dadas em sessões específicas, a anunciar.
m)    Ao longo do ano letivo haverá sessões extraordinárias, orientadas por especialistas convidados.
n)      As visitas de estudo, culturais e de lazer serão comunicadas após a devida programação.
o) As férias da Páscoa serão de 23 de março a 6 de abril de 2015.

Aprovado em Conselho Pedagógico, em 23 de Setembro de 2014.

A Direção da USAF
________________________