sexta-feira, abril 08, 2011

Pritzker, prémio de Arquitectura 2011

      Eduardo Souto de Moura ganhou o Pritzker Architecture Prize 2011, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais no domínio da arquitectura.
       Nascido há 58 anos no Porto, Portugal, Souto Moura desenvolveu uma produção que, de acordo com o júri, combina características aparentemente opostas: a modernidade e a tradição, moderação e energia, ousadia e graça, junto com um sentido da vida privada e pública assertividade. Álvaro Siza, seu professor, tem dito sobre o ano do Prêmio Pritzker isso que as qualidades inovadoras de sua obra não são um acidente e estão enraizadas na história do Português e da arquitetura internacional.
Museu Paula Rego
       Souto de Moura tem cerca de 60 projetos de sua autoria, a maioria deles em Portugal, como o Estádio Municipal de Futebol de Braga e da Torre Burgo, no Porto, mas também em Espanha, no Reino Unido, Alemanha, Suíça e Itália. Em 1998 foi galardoado com o Prémio Fernando Pessoa para a sua renovação do Edifício da Alfândega e da Casa das Artes do Porto. Em 2005, ele ganhou o prêmio de FAD.
Estádio de Braga
Com uma bolsa de US $ 100.000,00, o Prémio Pritzker é atribuído anualmente com o objetivo de apoiar e promover a criação artística.
Tradução livre de ArtNexus

Sem comentários: