quinta-feira, dezembro 27, 2012

ANIMAÇÃO DE LARES DE IDOSOS


Como é habitual, durante o mês de dezembro foram desenvolvidas várias atividades que, orientadas pela partilha de momentos de alegria e de encontros pessoais inspirados pela vivência do Natal, agradaram a todos:
- no dia 16, o Grupo de Cavaquinhos animou uma Festa de Natal para os idosos de Jugueiros;
- no dia 18, no Lar de Idosos de Santa Quitéria, apresentou-se a peça de teatro “Conto de Natal”, baseado no conto de Charles Dickens, e desenvolveu-se uma animação musical através da  Tuna da USAF;
- no dia 19, repetiu-se a apresentação da peça de teatro “Conto de Natal” e desenvolveu-se uma animação musical, através do Grupo de Cavaquinhos da USAF, no Lar de Idosos de Airães.






ENCONTRO DE FORMAÇÃO

No dia 12 de dezembro, os alunos da USAF participaram numa aula de teologia dinamizada pelo padre Abílio (pároco da Pedreira, de Airães e da Várzea), onde se abordou o tema do Natal e se refletiu sobre o Ano da Fé, que se iniciou em 11 de outubro passado e integra a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.










sábado, dezembro 22, 2012

Natal da dignidade humana

      Numa troca célebre de cartas entre o cardeal Carlo M. Martini e o agnóstico Umberto Eco, publicadas com o título "In cosa crede chi non crede?", U. Eco escreve: Mesmo que Cristo fosse apenas o tema de um grande conto, "o facto de esse conto ter podido ser imaginado e querido por bípedes implumes, que só sabem que não sabem, seria miraculoso (miraculosamente misterioso)". O Homem teve, a dada altura, "a força, religiosa, moral e poética, de conceber o modelo do Cristo, do amor universal, do perdão aos inimigos, da vida oferecida em holocausto pela salvação dos outros. Se fosse um viajante proveniente de galáxias longínquas e me encontrasse com uma espécie que soube propor-se este modelo, admiraria, subjugado, tanta energia teogónica, e julgaria esta espécie miserável e infame, que cometeu tantos horrores, redimida pelo simples facto de ter conseguido desejar e crer que tudo isto é a Verdade."
      Mas Jesus não é um simples conto ou um mito. Hoje, ninguém com honradez intelectual põe em dúvida a sua existência e há um acordo de base quanto a dados históricos fundamentais, como mostra Xabier Pikaza, na obra Quem Foi, Quem É Jesus Cristo?, que coordenei, e na qual especialistas de renome mundial tratam das perguntas essenciais sobre Jesus: uma biografia 'impossível' de Jesus, Jesus e a gnose, Jesus e Deus, Jesus e o dinheiro, Jesus e a política, Jesus e as mulheres, Jesus e as religiões, que quer dizer: "ressuscitar dos mortos"? Sintetizo X. Pikaza quanto ao consenso de base sobre "Jesus: quem foi, o que queria, que final?"
      1. Jesus foi um profeta escatológico, que anunciou e actuou na perspectiva da acção iminente de Deus, que iria transformar a ordem social e política do mundo. 
       2. Foi um sábio, perito em humanidade, contando histórias iluminantes para a condução da vida, para lá da banalidade do mundo e em ordem ao seu entendimento e transformação. 
      3. Foi um taumaturgo e um carismático. Tinha "poderes" especiais, com grande capacidade de influência. Colocou-se do lado dos oprimidos, com "sinais" a seu favor, preocupando-se com a saúde das pessoas, a sua libertação e autonomia pessoal. 
      4. Foi homem de mesa comum. Estava interessado na comunicação viva e fraterna entre todos, como mostram os banquetes com pecadores e excluídos, ultrapassando as divisões entre puros e impuros. 
      5. Criticou uma forma de família baseada só na genealogia, para procurar uma forma nova de comunhão e inter-relação entre todos: num momento de grande desestruturação social, apresentou-se como impulsiona- dor de um movimento messiânico, aberto a todos e integrando os diversos estratos da sociedade, especialmente os marginalizados. 
      6. Foi um comprometido radical, de tal modo que a sua proposta não foi aceite por muitos "bons" judeus do seu tempo. Rompeu com normas sacras aceites pela maioria religiosa e abriu-se aos marginalizados sociais, num momento de grande crise económica, cultural, social e familiar. A sua proposta tornou-se perigosa, originando um conflito com os defensores da ordem religiosa e os representantes de Roma. 
      7. Foi um pretendente messiânico, executado em Jerusalém. Foi um profeta, um sábio, um carismático, mas não apenas isso. Ele subiu a Jerusalém pela Páscoa do ano 30 como portador do Reino de Deus, ainda que se discutam as características da sua pretensão. Foi rejeitado pelas autoridades sacerdotais de Jerusalém e condenado à morte por Pôncio Pilatos como "rei dos judeus". 
      8. Depois da sua morte, o seu movimento profético-messiânico manteve-se e transformou-se. Muitos continuaram a acreditar nele, confessando que ele está vivo em Deus. Reflectindo sobre o modo como viveu, como agiu e se comportou, sobre a sua experiência de Deus, que proclamou, com palavras e obras, como amor incondicional, tiveram a experiência avassaladora de que ele não morreu para o nada, mas para o interior da Vida plena de Deus. É o Vivente em Deus.
      Afinal, o Natal verdadeiro é o Natal da dignidade humana. Como dizia o filósofo ateu Ernst Bloch, foi com Jesus que sabemos que nenhum ser humano pode ser tratado como "gado". Já Hegel tinha escrito também que por ele sabemos da dignidade divina do ser humano. Bom Natal!
                                      ANSELMO BORGESin Diário de Notícias, 22-12-2012

quinta-feira, novembro 22, 2012

EXPOSIÇÃO DE PINTURA


A USAF, Universidade Sénior  e do Autodidata de Felgueiras, enquanto entidade promotora da divulgação do conhecimento científico, artístico e cultural não só junto dos seus  elementos mas também perante a população em geral, propõe-se levar a cabo uma exposição de pintura traduzida num conjunto de obras da autoria de pintores amadores do concelho de Felgueiras.
Esta exposição, para poder ser vista e apreciada pelo maior número possível de pessoas, sem demasiado esforço, será dispersa por vários locais de fácil acesso e boa visibilidade. A permanência de cada conjunto de obras, em cada local, será de dois ou três dias e feita rotativamente para permitir que a coleção possa ser  exibida, integralmente, em todos os locais.
Os locais de exibição foram já selecionados e solicitada a sua utilização, aguardando-se a confirmação da sua disponibilidade para posterior divulgação.
A calendarização do evento não tem ainda timing definido mas serão envidados esforços para que possa ter lugar na quadra natalícia e ano novo.
A Comissão Organizadora deste evento dirigiu já convites a alguns pintores amadores que se prontificaram a contribuir com a cedência de algumas das suas obras. Todavia, para que a iniciativa possa evidenciar uma maior representatividade da pintura amadora felgueirense e simultaneamente, promover a sua divulgação, a Comissão aproveita esta oportunidade para dirigir um convite aos artistas amadores que estejam dispostos a honrarem-nos com a sua presença o favor de contactar:
-João Vieira- telemóvel  965000770
-Octávio Pereira- telemóvel 966050180

                                                                          O Comissário da Exposição
                                                                              Dr João Vieira

terça-feira, novembro 20, 2012

USAF FOI À FEIRA DA CASTANHA


No passado dia 11 de novembro, dia de S. Martinho,  pelas 8 horas, um grupo de alunos e professores da USAF, dirigiu-se a Carrazedo de Montenegro, para visitar a Feira Anual da Castanha.
O grupo passou pela cidade de Vila Real, onde efetuou uma breve visita à  cidade e onde saboreou  alguns doces regionais.  De seguida,  dirigiu-se  ao Palácio de Mateus, visitando os seus jardins, bem como o interior, com guia local.
Pela  12 horas,  todos rumaram ao restaurante “ Estalagem do Paço”,  para um muito agradável almoço. Se o dia estava lindo, com muito sol, ainda melhor ficou.
Após o delicioso almoço, o grupo dirigiu-se à feira da castanha, que todos  apreciaram , tendo comprado alguns produtos regionais, especialmente castanhas.

No  final, o grupo , todos  bem  dispostos, regressaram a Felgueiras, entoando canções populares ,durante a viagem. 

quinta-feira, novembro 08, 2012

USAF ANIMA "SEMANA+SÉNIOR"




O  Município  de  Felgueiras, no âmbito da comemoração  do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, organizou um  evento designado  “ Semana + Sénior”, que decorreu na Casa das Artes, nos dias 28 a 31 de Outubro. Decorreram várias atividades dirigidas  em especial aos idosos, das quais fez  parte um Congressso dedicado ao tema  “Envelhecimento Ativo:  Agir no Presente a Pensar no Futuro”.
A convite da Câmara Municipal, a USAF participou na animação do evento no passado dia 29 de outubro com a atuação do grupo de cavaquinhos  que foi muito apreciado.


De outubro é a “Semana
+ Sénior” em Felgueiras,
Iniciativa da Câmara.

Recebeu convite e USAF,
Feito p’la organização,
P’ra no dia vinte e nove
Fazer uma atuação.

Ao Grupo de Cavaquinhos
Coube a honra de subir
Ao palco e, garbosamente,
Seu repertório exibir.

Após um lindo poema
De António Gedeão,
Com meia hora de atraso
Tem início a audição.

O apresentador do Grupo
Usa, antes de começar,
Da palavra e aproveita
P’ra um desafio lançar.

A música que tocamos
É popular portuguesa,
Por isso todo o auditório
A conhece com certeza.

Qu´remos que cantem connosco,
Aqueles que tenham jeito,
E que todos batam palmas,
Marcando o ritmo a preceito.

Também o apresentador
Prometeu e se cumpriu:
Durante todo o espetáculo
Nenhum sénior dormiu!

Vinte e seis a trinta e um
É que p’ra além do interesse
Que o cavaquinho granjeia,
Há quatro amplificadores
A atordoar a plateia…!

Os instrumentos da orquestra
Dão, assim, um som estridente…
E há vozes que até parecem
Furar o tímpano à gente!

Pediram quinze minutos,
Mas levam com meia hora,
Que os cavaquinhos da USAF
Não têm pressa de ir embora!

Parece, até, que o programa
Não foi antes combinado…,
São tantas vezes que o chefe
Ao “speaker” vai dar recado…!

O Presidente agradece
P’la disponibilidade
De terem vindo tocar
P’ra os Lares da Terceira Idade.

E assim termina o espetáculo,
Feito com grande pujança,
P’ra a seguir a GNR
Vir falar de segurança.

Fernando Machado



segunda-feira, novembro 05, 2012

ABERTURA SOLENE


O dezanove de outubro
Foi p’ra a USAF especial,
Pois fez do ano letivo
Abertura oficial.

Como já vem sendo hábito,
É nos Paços do Concelho
Que tem lugar a sessão,
Um ato importante e belo.

Com o aproximar da hora
Começa a juntar-se gente,
Em amena cavaqueira,
À espera p’lo Presidente.

Já chegou o orador
Principal desta sessão…
E os que “botam faladura”,
Também todos ali estão.

E um quarto de hora depois
Falta ainda o Presidente
Que está retido algures,
Ou a tratar de algo urgente.

Decidiu o Diretor
Executivo da USAF,
Para entreter os presentes,
Mandar que a tuna atuasse.

Um, dois, três…, de “Clavelitos”
P’ra “Aquela Janela”, a tuna
Aterra em “O Sole Mio”,
Criteriosa, oportuna…!

E com três peças apenas,
A tuna faz digressão
Por três países latinos
E termina a atuação.

P’ra presidir à sessão,
O Diretor vai chamando
Alguns dos VIP’s da sala
Que à mesa se vão sentando.

O Governador Rotário
É quem preside a esta mesa;
A seu lado o Presidente
E o orador, sem surpresa.

Aos lado destes, também,
Vice Rotário de Braga
E Diretor Pedagógico
Da USAF, cá casa…

O presidente da mesa,
P’ra a saudação à bandeira,
Pede a três VIP’s que vão
Perfilar-se à sua beira.

As bandeiras dos Rotários,
Da USAF e do Município,
Antes de entrar na palestra,
São saudadas no início.

Após este importante ato
Que as atenções desperta,
O presidente da mesa
Dá a sessão por aberta.

Usa em primeiro a palavra
Diretor Executivo
P’ra dizer, mais uma vez,
Tudo o que já havia dito:

Entre cada aula há
Merecido intervalo;
Alunos e professores…,
Ninguém pode dispensá-lo.

Suas recomendações
Vão sendo, assim, publicadas…
E o Diretor Pedagógico
Diz também umas palavras.

Pergunta e logo responde,
Com redobrados primores:
Que são Universidades,
Como a nossa, Seniores?

Quem esteve atento ouviu,
Como eu ouvi, a resposta;
Quem dormiu não terá ouvido,
Mas teve aquilo que gosta!

Consome largos minutos
A apresentar o orador
Que da Universidade
De Évora já foi Reitor…

Este como já comeu
Em casa do Diretor
Executivo um caldinho,
Começa a todo o vapor!

Toda agente está à espera
Que fale de Leonardo
Coimbra, pois para isso
Foi p’la USAF convidado.

Mas agarra-se ao Coménio
E à sua “Magna Didática”
E leva uma eternidade
A fazer a sua prática.

Com simpatia promove
O Diretor Pedagógico,
Da USAF, dizendo que é
Diretor Antropagógico!

De Leonardo só fala
P’ra dizer, com ironia,
Que é de Borba de Godim,
Da Lixa uma freguesia!

O “chefe dos estudantes”
Dá conta, empolgado, à sala
De todos passos que a USAF
Deu na época passada.

Como forma de homenagem,
Proclama o nome, um por um,
De todos os professores,
Sem se esquecer de nenhum.

Os elementos da mesa
Usam todos da palavra;
Todos dizem maravilhas…
E, assim, a sessão acaba.

Chega a hora da romagem,
De carro, arado, ou a pé…
Quem se inscreveu p’ra o jantar
Dirige-se ao São José.

As ordens do Diretor,
É norma, não é surpresa,
São que cada um pague o seu
Antes de sentar-se à mesa!

Os lugares não são marcados,
Cada um senta onde quer…,
Menos na mesa do meio,
Pois aí não pode ser.

Foi reservada essa mesa
P’ra os professores da USAF,
Para que o conferencista
A “aula” continuasse.

A mesa ficou pequena
E houve um ou outro docente
Que perdeu o resto da aula,
No meio da outra gente…

Quem se inscreveu e não veio,
A conta tem que pagar;
P’ra outra vez pensa melhor
As decisões que tomar!

O Grupo de Cavaquinhos
Que não coube no Auditório
É, finalmente, chamado
A exibir seu repertório.

Tudo o que começa acaba,
É a lei da vida, é assim…
Vai cada um p’ra seu lado,
Porque a festa está no fim!

A reportagem completa
Do evento desta importância
Saiu no Jornal da Lixa,
Com pompa e com circunstância!

Ou foi falha dos repórteres,
Ou do Jornal, desta vez…
Alguém não deu atenção
À aula de português…!

O Diretor Pedagógico
E mais o conferencista
Pediram, com muito ênfase,
Que neste erro não se insista!

Ainda, por cima, entre aspas,
Dos “Séniores” se fala…,
Mas correto é “Seniores”,
Se insistiu naquela sala!

 Fernando Machado 









No passado dia 19 de Outubro, decorreu no auditório das Câmara Municipal de Felgueiras, a abertura  solene do ano letivo da Universidade Sénior de Felgueiras.
A mesa  da sessão foi constituída pelo  presidente do Rotary Club de Felgueiras  prof. José Cruz;  Past-Governador do  Rotary António Madeira , em representação da Governadora do Distrito 1970, Teresinha Fraga;  Presidente da Câmara Municial, dr. Inácio Ribeiro;  diretor padagógico da USAF,  prof. António Gaspar Martins e o convidado palestrante professor doutor Manuel Ferreira Patrício.
A conferência  versou sobre a obra de João Amós Coménio,  mais precisamente sobre a Didática Magna e Pampaedeia.  O palestrante fez também uma breve alusão ao período  renascentista , cujo centenário se   comemora , e  no qual se incluem pensadores  como Teixeira de Pascoaes e Leonardo Coimbra.
A  sessão  solene foi  aberta com a atuação da Tuna da USAF.
Finalmente, foi servido num restaurante local,  um jantar-convívio que encerrou com a atuação do grupo de cavaquinhos da USAF.

quinta-feira, outubro 25, 2012

A USAF FOI À ÓPERA

No passado dia 13 de Outubro um grupo de professores e alunos da USAF deslocaram-se à Casa das Artes   de Felgueiras, para assistir à peça de Ópera Carmina Burana, de Carl Orff, representada pelo Círculo Portuense de Ópera.

Este espetáculo, que foi do agrado de todos os presentes e, por isso, muito aplaudido, inseriu- se na comemoração do Dia do Foral de Felgueiras.

sábado, outubro 20, 2012

POEMA

Primeira Aula


Cada ano que começa

Me parece um renascer.

O tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Ainda ontem era criança,

Usava tranças e folhos.

Brincava com as bonecas,

Saltava, fazia tolice…

E, sem dar pela andança,

Num abrir e fechar d’olhos

Lá se foi a meninice.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Durante anos estudei,

Carreguei livros e pastas.

Logo, logo trabalhei.

Ensinei e aprendi,

Encorajei e esmoreci.

Vi tanta gente crescer!

E, sem dar conta, envelheci.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.

Caminhei pelo deserto,

Atravessei mares e rios.

Subi montanhas, desci vales…

Conheci terras distantes

E outras que ficam perto.

Gentes que abalaram

Mas que no coração ficaram.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Chorei lágrimas sentidas

E dei risadas aos molhos.

Casei, fui mãe a valer.

Tenho filhos e tenho netos

Que são a luz dos meus olhos

E me fazem muito bem.

Mas logo crescem e fogem.


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Os anos aqui passados

Sentada nesta cadeira,

Não vou olvidá-los.

Seria uma asneira.

As suas marcas vão ficar

Escritas neste meu livro

De apontamentos eternos


É que o tempo é tão veloz!

Corre, corre, sem parar.


Este vai ser diferente.

Vamos vivê-lo com calma,

Sem pressa nem correria.

E, juntas, em harmonia,

Podermos agradecer

Ao tempo que passa a correr

O ter-nos deixado viver.


E para iniciarmos

Em jeito de paz e alegria,

Do fundo das nossas almas

Demos uma salva de palmas.


Luísa Taveira

quinta-feira, outubro 11, 2012

ABERTURA SOLENE

A abertura solene do ano letivo 2012-2013 ocorrerá no próximo dia 19 de outubro, pelas 18 horas, no salão dos Paços do Concelho.
 Será conferencista o professor doutor Manuel Ferreira Patrício, com doutoramento em Leonardo Coimbra, atual presidente da associação Maranus (Teixeira de Pascoaes), antigo professor e  reitor da Universidade de Évora.
A sessão solene incluirá uma atuação da Tuna da USAF.

terça-feira, outubro 02, 2012

Horário Letivo 2012-13

(Clique no horário para ampliar, sff)
Observações:
·         As aulas iniciam-se no dia 8 de Outubro de 2012 e terminam em 31 de Maio de 2013;
·         A Abertura Solene do ano letivo está marcada para 19 de Outubro de 2012, no auditório da Câmara Municipal e é convidado especial o Sr. Prof. Doutor Manuel Ferreira Patrício;
·         Não haverá aulas de 15 de Dezembro a 3 de Janeiro;
·         As férias do Carnaval e da Páscoa serão comunicadas oportunamente;
·         Haverá sempre um intervalo de 15m entre cada aula;
·         As aulas de Artes Decorativas e de Pintura terão a duração de 2 horas. As demais serão de 1 hora.
·         As aulas de Saúde e de Direito, Economia e Fiscalidade serão dadas em regime rotativo;
·         As aulas de Inglês e de Novas Tecnologias deverão ser subdivididas em 2 níveis: iniciação e desenvolvimento;
·         As aulas de Jardinagem serão dadas quinzenalmente e decorrerão na Cooperativa Agrícola de Felgueiras;
·         As aulas de Danças de Salão terão lugar no ISCE;
·         Se em alguma disciplina não houver inscrições suficientes, a mesma poderá ser suspensa;
·         Este horário poderá ser alterado em função da disponibilidade dos docentes.

segunda-feira, setembro 24, 2012

ABERTURA DO ANO LETIVO 12/13

A Universidade Sénior de Felgueiras informa que as aulas do ano letivo 2012-2013 se iniciam no dia 8 de outubro, nas instalações da USAF, junto da Rádio Felgueiras.

Como habitualmente, as aulas decorrerão sempre da parte de tarde.

Mais se informa que estão abertas , desde já ,as inscrições, para novos alunos. Este ano, todos os novos alunos ficam isentos do pagamento de propinas, bem como da respetiva inscrição, dado o momento de difícil situação económico-social que atravessamos.

Para quaisquer outras informações, podem contactar Fernanda Pantaleão pelo telf. 918919787 ou Fernanda Mendes pelo telf. 967562143.

segunda-feira, junho 11, 2012

CONSELHO PEDAGÓGICO 2012-FINAL DE ANO LECTIVO

No passado dia 24 de Maio, reuniu o Conselho Pedagógico da Usaf, para planear o próximo ano letivo, bem como par eleger os diretor e vice-diretor pedagógico para o próximo biénio, cujo resultado ditou que continuasse a mesma direção anterior, composta pelos professores Gaspar Martins e Amélia Noronha.

Mais se ultimou o escrutínio relativo à eleição da Comissão de Alunos, para o próximo biénio, que ficou constituída pelos seguintes elementos: Fernanda Pantaleão, Fernanda Mendes e Almerinda Pinto, respetivamente Presidente, Secretária e Tesoureira.


No final, foram distribuídas pelos alunos, lembranças aos professores, bem como servido um lanche a todos os presentes. Assim, terminamos mais um ano letivo neste salutar convívio e esperamos encontrarmo-nos de novo, no próximo ano que se iniciará no mês de outubro, de 2012. Aproveitamos para desejar a todos umas boas férias.

ENCONTRO DE GERAÇÕES

No âmbito da Comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a USAF, além de já ter tratado o tema em várias das suas aulas, teve a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos sobre o envelhecimento ativo.

Assim, dando continuidade ao intercâmbio iniciado e estabelecido por protocolo com a Escola EB 2, 3 de Lagares, a USAF deslocou-se, no dia 17 de Maio, à Escola Básica e Secundária da Trofa, Felgueiras, para mais um convívio cultural entre gerações.

Esta partilha foi considerada, por ambas as entidades envolvidas, como muito positiva e frutuosa. Como tal, todos desejam a repetição desta atividade.

Finalmente, muito agradecemos a calorosa receção que a referida escola nos proporcionou.

Em seguida, reproduzimos as apreciações efectudas por professores e alunos da Escola visitada, que, gentilmente nos enviaram:
I
“Solidariedade entre Gerações”

No dia dezassete de maio teve lugar na Escola Básica e Secundária de Felgueiras, Pombeiro de Ribavizela um encontro entre alunos da Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras e alunos do 2º ciclo, tendo como principais objetivos comemorar o Dia da Solidariedade entre Gerações e a partilha de experiências e aprendizagens acumuladas ao longo de toda a vida, indo de encontro às pretensões do Senhor Ministro da Educação e Ciência, assim como, dar continuidade ao Projeto “Turmas Geminadas” iniciado no ano transato.

Esta atividade foi apresentada por dois alunos que por alguns momentos experimentaram o papel de apresentadores. Foi uma tarde bastante animada! Teve início com a interpetação de peças de música clássica e tradicional Portuguesa, entre outras. Houve a colaboração preciosa de alunos do 3º ciclo que muito abrilhantaram a tarde. Seguiu-se a leitura de poemas pelos alunos direcionados aos convidados.

Após a sua leitura foram colocadas algumas questões por professores e por alunos, as quais foram respondidas por vários alunos da USAF e pelo Diretor Executivo, de uma forma muito enriquecedora. Seguiu-se um momento de atuação musical por parte dos alunos da USAF que terminou com a colaboração dos alunos do 3º ciclo. Quer alunos, quer professores da nossa escola foram presenteados com delicados trabalhos elaborados pelos alunos seniores.

Este encontro terminou com um lanche convívio servido pelos alunos do curso dos CEF de Servíço de Mesa. Tal atividade não seria possível sem a colaboração de professores, aos quais desde já fica o nosso agradecimento, principalmente à professora Estela Pinto que incansavelmente ensaiou os alunos e esteve atenta às capacidades dos mesmos, com enorme disponibilidade e prontidão. Um agradecimento muito especial à direção da USAF que de imediato acederam ao nosso convite. Finalmente pretende-se agradecer a presença do Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas de Lagares, Felgueiras que esteve presente e realizou o encerramento da atividade.

Helena Costa/ Isabel Cristina Melo

II
“O Valor da Partilha”

Não importa a idade
Em que vamos aprender
Daí que estejamos aqui
Para vos receber.

Somos o 5º A1
Da escola de Pombeiro
Estamos aqui neste momento
A representar o mundo inteiro.

A vida só faz sentido
Quando todas as gerações
Sabem viver da partilha
Dos afetos e aflições!

Vimos ao mundo
Indefesos e pequenos
Com o passar dos anos
Tornamo-nos sabedores e serenos!

Cada marca no corpo
Simboliza crescimento
Cada ruga no rosto
É a imagem de um momento.

Tudo tem significado
Quando é partilhado
Daí que seja necessário
Filhos, pais e avós caminharem lado a lado.

Para viver necessitamos de,
Amizade, carinho e diversão
São sentimentos verdadeiros
Daqueles que nos dão a mão.

Para nós é muito bom.
Estas palavras partilhar
speramos que um dia
Nos possamos voltar a encontrar.

Escola Básica e Secundária de Felgueiras,
Pombeiro de Ribavizela

III
5ºA1

A Essência da Vida
Eis-nos aqui,
Dispersos pelas estações da vida
Partilhando no tempo
Através das palavras, gestos e expressões,
O que a vida tem de melhor:

A alegria de viver!
Saberes da escola…
Conhecimentos universitários…
A história de vidas
Marcadas por encontros e desencontros
Ensinamentos reveladores

De verdades e mentiras,
Existências e utopias,
Que nos fazem e ajudam a crescer.
Encontra como preocupação primeira da vida,
A necessidade de partilhar
O doce e o amargo
Com aqueles que te querem ver feliz!
Obrigado a ti e a todos
Por existirem!

Cláudia Barbosa e alunos

IV
Somos do 5.º B 1
E tal como vocês,
Ajudamos qualquer um!

Para ser feliz,
Não conta o aspeto.
Ser novo ou menos novo,
Só conta o que está por dentro!

Estudar é divertido
É encantador aprender!
Nós e vós,
Dar e receber.

Inês Sousa, 5º B1


quinta-feira, junho 07, 2012

ALMOÇO DE FIM DE ANO

No dia 30 de Maio pelas 8 horas da manhã, os alunos da USAF e alguns professores saíram para mais um convívio e visita de estudo.

Após uma pequena paragem em Antuã dirigimo-nos a Oliveira do Bairro visitar a PORCEL (fábrica de porcelanas ). É uma indústria exigente que utiliza recursos humanos altamente especializados. Cerca de 85% da sua produção destina-se ao estrangeiro. Ficamos extasiados com a beleza das suas peças cuja qualidade e inovação lhes dão um reconhecimento nacional e internacional.

Em seguida rumámos às CAVES ALIANÇA em Sangalhos.

Foi onde a aliança da arte com o vinho mereceram a nossa maior atenção.

Na arte contemplámos coleções arqueológicas, arte etnográfica Africana, coleções minerais e fósseis, cerâmica das Caldas, azulejos, estanhos etc. Este é um universo do colecionador Berardo. Já deliciados os nossos olhos com tanta beleza eram horas de retemperar forças e foi ali nas Caves que nos foi servido um requintado almoço.

Terminado este agradável dia regressamos a Felgueiras felizes e ansiosos para que se repitam estas iniciativas.

Fernanda Pantaleão


segunda-feira, maio 28, 2012

Interview with Sr. Octávio Pereira


We are three students of the USAF –Felgueiras that heve decided to interview Sr. Octávio Pereira, President of the Board of USAF. He kindly accepetd to spend some time with us.
 - What is the reason why you have funded USAF?
Well, I belong to the Felgueiras  Rotary Club  that gave me this mission a long time ago.
- Did you get any support?
The only support we got was this space we are occupying which was kindly given by the Felgueiras  Rotary  Club.
- In spite of the difficulties, are you happy?
Yes, my happiness is to see  that all the students and teachers are happy and fulfilled.
- Of all these past tem years, what is your best memory?
It’s hard to answer because I have  many good memories.
- Do you consider your work and dedication recognised?
I didn’t do anything having in mind any personal reward.

Thank you for all the good moments that you have given us and we hope  you keep up the excelent   work and dedication you have devoted to this institution.

By Conceição Lopes, Adelaide Rico  and Carolina Pinheiro


sexta-feira, maio 25, 2012

ABERTURA SOLENE DA EXPOSIÇÃO DE ARTES

No passado dia 18 de Maio, pelas 18 horas , no átrio da Câmara Municipal de Felgueiras , foi aberta solenemente a 10.ª Exposição de Artes Decorativas.

Estiveram presentes, além dos alunos da USAF, diversas entidades, nomeadamente o Presidente do Rotary Club de Felgueiras, dr. Carlos Félix , o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, dr. Inácio Ribeiro, vereadores dr.s João Sousa, Carla Meireles e Dulce Vieira,e o Presidente da Direção da USAF , Octávio Pereira e o director pedagógico prof. Gaspar Martins. Os presidentes acima referidos proferiram palavras de circunstância, elogiando os trabalhos expostos, bem como os talentos dos alunos intervenientes.

Seguidamente assistimos à atuação da Tuna Académica e finalmente foi servido um Porto de Honra a todos os presentes