domingo, maio 16, 2010

A HISTÓRIA DA CAROCHINHA

Era uma vez…
A história da Carochinha contada e cantada pelos alunos da USAF

No âmbito da disciplina de Literatura e Cultura Portuguesa, os alunos que frequentam a área de Literatura Infantil, realizaram no dia 10 de Maio, logo pela manhã, uma actividade da “hora do conto”, no Jardim-de-infância de Barrosas. A história da Carochinha foi recriada e explorada nesta Instituição por um grupo de alunos da USAF, que com entusiasmo e dedicação se disponibilizaram para a realização desta actividade.

Num espaço preparado para o efeito, as crianças ocuparam os seus lugares para poderem usufruir deste momento de fantasia. O ambiente de Magia estava criado e por demos início à sessão. Desta vez não começamos esta história pelo habitual “Era uma vez…” mas sim por cânticos alusivos à história da Carochinha, que foram acompanhando todo o percurso da personagem e que tornaram o momento diferente, despertando a atenção das crianças. A nossa contadora e todo o grupo da USAF deram o seu melhor para que o momento fosse do agrado de todos.

A história contada e cantada ia avançando perante os olhares atentos do nosso público. A contadora foi criando momentos de expectativa, “agarrou” o grupo de crianças, desempenhou com sabedoria a tarefa da leitura. O grupo dos cantadores correspondeu complementando a actividade. O entusiasmo demonstrado pelas crianças possibilitou uma dinâmica de interacção que a contadora também soube aproveitar, iniciando com as crianças um diálogo de exploração da história, tendo como suporte imagens seleccionadas, representativas da acção e do sonho da personagem.

No final da apresentação desta narrativa as crianças já entoavam o refrão, proferiam as suas apreciações e interpretações da história, demonstravam a sua vontade de usufruírem doutras histórias.

Distribuímos e recebemos gestos de amizade, distribuímos ainda pequenas lembranças realizadas pelo grupo de alunos da USAF (livros com imagens da história, para que as crianças continuem a sua exploração após esta iniciativa e ainda uma surpresa que as crianças iriam desembrulhar já no espaço da sala de cada grupo), recebemos a promessa destas crianças que nos enviariam os seus trabalhos relacionados com esta história. Ficamos muito agradados com esta troca de mimos.

A manhã já ia longa, as crianças voltaram para os seus afazeres, levando consigo esta história e deixando a imagem dos sorrisos espelhados nos seus rostos.


Salientamos ainda a disponibilidade e colaboração demonstrada pelas profissionais desta instituição que prontamente aderiram e facilitaram todo o processo, organizando o grupo e espaço, dando o seu contributo para a realização desta actividade.

Despedimo-nos de toda a equipa, que de forma simpática e afável nos recebeu.
Ficou a promessa de um dia lá voltar e o desejo claramente demonstrado de novamente nos receber.

Voltamos mais ricos, com vontade de continuar nestas e noutras aventuras que entretanto possam surgir.

Irene Moura

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa leitura a do seu blog, parabéns. www.amaladireta.blogspot.com
Ilhéus -Bahia - Brasil

Anónimo disse...

Interessante iniciativa.
Parece-me bem pensado potenciar o relacionamento intergeracional como forma de educação e promoção do bem-estar físico e psicológico.