quinta-feira, maio 30, 2013

ENCONTRO EM PENAFIEL

A USAF participou em mais um encontro de Universidades Seniores, no dia 25 de Maio de 2013, organizado pela Universidade de Penafiel com a colaboração das Universidades do Vale do Sousa e Tâmega, ou seja, Amarante, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Marco de Canavezes, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.
         Este encontro teve grande adeão, porque fomos brindados com um agradável dia de cordialidade, de conhecimento, de fraternidade e sobretudo de convívio entre colegas, que comungam no mesmo ideal de sentimentos – o companheirismo.
         Penafiel primou pela organização do evento, pelo empenho na receção, pela camaradagem evidente e sentida, pela partilha dos mesmos ideais, conjugados com a entreajuda, na convivência sã, na fraternidade respirada!
         Às 9h45m da manhã fomos recebidos nos jardins do Museu Municipal daquela cidade, cuja Universidade nos brindou com o som harmonioso da sua tuna e nos deliciou com alguns trechos do seu reportório.
         Seguiu-se a intervenção do vereador da Cultura da Câmara Municipal que se regozijou pela adesão de tantos participantes, louvando o esforço desta universidade penafidelense para que os colegas visitantes ficassem satisfeitos com a cordialidade dispensada.
         Fora muito ovacionada a palestra do Professor Doutor Barbosa de Melo, conhecido pela sua passagem como Presidente da Assembleia da República e que era o mais ilustre penafidelense sénior.
         Após um breve intervalo, foi servido um pequeno “porto de honra”, seguindo-se a 2ª palestra do dia, pelo professor Doutor António Fonseca, da Universidade Católica do Porto.
         Às 13h houve um almoço convívio no restaurante “Penafidelis” que se prolongou pela tarde adiante.
         Das 15h às 20h começou o período de animação cultural, na qual se partilharam experiências, pois cada uma das universidades fez uma demonstração das suas atividades vividas durante o ano.
         Felgueiras apresentou alguns excertos da sua Tuna, bem como alguns trechos do seu grupo de cavaquinhos.
         Acabou o dia com danças de salão, apresentadas por Penafiel, às quais aderiram outras universidades. Foi um explodir de alegria e animação pois “sorrir é o melhor remédio”!
         Regressamos bem-dispostos, com a barriga cheia pelo bom lanche – jantar que nos foi servido e também pela experiência vivida, com o exemplo que Penafiel nos deu, da salutar convivência e a cordialidade entre os seus elementos.
         É isso que justifica a existência de Universidades Seniores.
         Maria Amélia






Sem comentários: