quarta-feira, maio 22, 2013

ENCONTRO NA RÉGUA


A USAF no Peso da Régua

No passado sábado, dia 4 de Maio, teve lugar na Régua o IX encontro de Universidades Seniores de Rotary.
De Felgueiras, eram 8 horas, partiram de autocarro 56 elementos da USAF, sob o azul de um céu providencialmente primaveril. Depois de passar Vila Real, tomaram a A24 e começaram a descer para a Régua, fruindo a beleza de uma paisagem laboriosamente bordada pelas gentes do Douro. Só visto!
Desembarcaram, às 9.30, junto ao hotel Régua Douro, ponto de encontro de mais de 800 pessoas, de proveniência diversa. Foi um momento ruidosamente festivo.
Tomaram então o comboio turístico local e desembarcaram junto ao Mercado Municipal. Foi mesmo à entrada do mercado que atuaram a Tuna e o Grupo de cavaquinhos da USAF. Seguiram depois a pé para a Câmara Municipal, onde todos os grupos se concentraram.
Às 12 horas, todos se dirigiram, também a pé, para o hotel Régua Douro.
Mais que a qualidade do almoço que se seguiu, valeu o convívio, com a paisagem do Douro à vista, a partir de um terraço sobranceiro à margem. Poucos devem ter desperdiçado a oportunidade para fotografar.
Às 14.15, todos os grupos seguiram de autocarro para o Pavilhão Gimnodesportivo, onde houve oportunidade para contemplar os trabalhos expostos e comprar recuerdos simbólicos. Tanto as vendas como os telefonemas para o 760 30 20 13 iam contribuindo para a erradicação da poliomielite no mundo. Um gesto lindo!
Pelas 15.30, teve lugar a sessão de boas-vindas e a entrega dos diplomas de participação, acompanhados de salvas de palmas calorosas. Seguidamente, a Universidade Sénior da Régua brindou os presentes com uma pequena peça de teatro que apelava ao otimismo como sal da vida. Sem dúvida, uma mensagem oportuna.
Ao declinar do dia, um grupo enorme de alunos das várias universidades presentes pôs em cena a marcha da Régua, o hino da US da Régua e o Hino da Alegria.
E ainda houve lugar a baile, sob a batuta da turma de dança da Régua. É claro que os de Felgueiras não se fizeram rogar no dar à perna ao ritmo da música. A travar esta embalagem, lá teve de insistir o Diretor Executivo da USAF, com um sorriso contido: “Está na hora…Vamos para o autocarro…”.
A viagem de regresso foi um prolongamento da festa, com anedotas apimentadas… e cantigas.
E tudo isto ajudou a merecerem o descanso da noite que caía.

José leite

Sem comentários: