terça-feira, março 29, 2011

ESCOLA DE LAGARES VISITA A USAF

VISITA DA TURMA DO 6.º A À UNIVERSIDADE SÉNIOR E DO AUTODIDACTA DE FELGUEIRAS
A Universidade Sénior de Felgueiras recebeu, nas suas instalações, a visita da Turma 6.º A, da EB 2, 3 de Lagares, no âmbito do protocolo de colaboração pré-estabelecido. A seguir publicamos o texto que gentilmente nos foi enviado pela professora Helena Costa, sobre a referida visita que muito agradecemos.
Texto recebido:
A melhoria dos comportamentos e aprendizagens foi o pretexto para a visita às instalações da USAF no dia três de Março de 2011 para assistir à prática pedagógica desenvolvida em duas disciplinas: Música e Artes Decorativas. Acompanharam-nos os professores da turma: Estela Pereira, professora de Música, António Afonso, professor de Ciências da Natureza, Helena Costa, professora de Matemática e ainda a professora Sónia Cunha que gentilmente se disponibilizou para nos acompanhar.
No início fizeram-se as apresentações de cada elemento do grupo. Tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas sobre o funcionamento da universidade. Quando entrámos chamaram-nos à atenção aspectos tais como o espaço físico, o número de divisões, as mesas e as cadeiras dispostas em grande círculo, as medalhas expostas bibelôs e outras peças feitos e pintados por eles. De seguida mostraram-nos imagens do seu site sobre as visitas a algumas escolas que eles tinham realizado (incluindo a visita à nossa escola).
Relativamente à aula de música, tocaram-se dois instrumentos musicais: o banjo e o cavaquinho. O professor tocou o banjo e foi acompanhado pelas alunas seniores no cavaquinho. Nós acompanhámos com palmas.
Após a actuação o professor chamou à atenção para a facilidade de memorização na faixa etária em que os alunos se encontram, o que se traduziu num incentivo ao empenho na sua actividade envolvendo os alunos. Também nos aconselhou que se escolhêssemos seguir música para não começarmos a tocar instrumentos de que gostássemos sem antes saber música. Falou também da dificuldade de aprender a tocar banjo pois é um instrumento muito difícil.
Na aula de artes decorativas deu-se conhecimento da reutilização de materiais tecidos cartões e de objectos feitos por eles.
Fomos muito bem recebidos. Partilhámos momentos de convívio que culminaram num lanche. Este encontro foi muito produtivo. Enriquecemos os nossos conhecimentos, quer professores, quer alunos.
Ao longo do encontro foram-se registando vários momentos com fotografias.

Texto elaborado com base em relatórios elaborados pelos alunos da turma do 6ºA da E. B. de Lagares:
Tânia Lopes, nº 26
Catarina Marinho, nº 10
Diana Mendes, nº 15

Sem comentários: