segunda-feira, março 07, 2011

Visita_Museu Soares dos Reis e Hospital Militar

Realizou-se no passado dia 11 Fevereiro uma visita de estudo à cidade do Porto, com especial destaque ao Museu Soares dos Reis e ao Hospital Militar D. Pedro V.

O programa iniciou-se com uma agradável recepção no hospital militar, muito por simpatia da Dra. Dília Soares, formadora da USAF e profissional do referido hospital, que com a colaboração do Sr. padre capelão nos transmitiram uma imagem muito completa e humana da evolução da instituição desde a sua fundação aos serviços e valências que hoje presta. A acrescentar à enorme simpatia foi ainda o grupo brindado com um pequeno lanche.
Seguidamente o grupo dirigiu-se para o museu Soares dos Reis, onde efectuou uma visita devidamente orientada por guias residentes que dada a sua competência despertaram um grande entusiasmo nos visitantes. Foi possível, então, tomar contacto e mesmo aprofundar conhecimentos sobre as artes plásticas com particular realça para a produção portuguesa dos períodos do naturalismo e do realismo. Aos visitantes foi possível contactar com autores de várias escolas e observar peças de pintura, escultura, cerâmica, mobiliário, ourivesaria, vidro, etc. Foi possível, ainda, observar as influências das artes europeia e oriental.
A fechar as actividades, houve ainda oportunidade de visitar, no pavilhão Rosa Mota, a feira do livro da cidade do Porto.

Sem comentários: