quinta-feira, dezembro 24, 2009

NATAL



A Comissão de Alunos da USAf deseja umas Festas Felizes

a todos aqueles que têm tornado este Projecto possível.

Que a alegria e a esperança desta quadra

se prolongue por todo o ano de 2010.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

O NATAL DO MENINO POBRE

O NATAL DO MENINO POBRE

O André vivia com a avó no quarto piso
De um velho prédio da grande cidade,
Onde não havia nunca um simples sorriso
E o rendimento, era só o da mendicidade.

Do Natal nuca ouvira falar, tampouco.
Presentes, também ele nunca os tivera.
Mas da sua janela, num velho choupo,
Um rouxinol todo o dia cantava a primavera.

Mas naquele Natal tudo foi diferente.
Os anjos vieram cear com avô e neto
E, havia uma mesa com comida de luz.

E até mesmo o próprio Menino Jesus,
Lhes deu carinho, amor e afecto.
E o rouxinol os adormeceu para sempre.


ACNOGUEIRA 9-12-2009

TUNA DA USAF

A USAF- Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras tem já constituída e a trabalhar, desde o ano escolar de 2008/09 a sua Tuna Académica.A sua criação brotou muito naturalmente da necessidade de uma complementaridade entre as actividades formativas e culturais e mais uma valência mais abrangente onde os habituais alunos desenvolvessem também os seus gostos pelo canto e pela música.Passado este primeiro momento, foi só divulgar a ideia, angariar novos companheiros com saber nestas valências, arranjar instrumentos musicais, começar a ensaiar, escolher um traje mais adequado, afinar as vozes, e eis, assim, como surgiu a sua primeira actuação em Maio de 2008."Actualmente composto por cerca de 20 elementos, conta ainda com dois acordeonistas, dois cavaquinhos, duas guitarras portuguesas, um bandolim e um banjolim e um coro de vozes bem afinadas", como nos diz o Dr. Gaspar Martins, director pedagógico, acrescentando que "a Tuna estará disponível para actuar em distintos lares, do concelho, por altura do Natal bem como aberto a novas inscrições tanto para o grupo coral como para instrumentistas (violas, cavaquinhos, violinos, clarinetes, trompetes, saxofones, etc.)."A Tuna toca obras populares, e já fez actuações em Felgueiras (Escola EB 2,3 de D. Manuel de Faria e Sousa e no Salão Paroquial de Margaride)."Um problema difícil de resolver", para Octávio Pereira, presidente do conselho directivo da USAF, "tem sido o da escolha e fixação do maestro. Problema este já em vias de resolução, para bem desta aérea do saber artístico e do encanto e prazer musical."Frequentemente outros alunos e convidados aderem a actuações muito específicas promovendo-se até declamações de poesia, jograis, leitura de contos e até de fadistas, pelo que o Dr. Martins lança um desafio " se sabe cantar ou tocar e gosta de praticar ou de aprender ainda mais, inscreva-se e divirta-se. As tristezas não pagam dívidas e as alegrias ainda não pagam IRS".

BOAS FESTAS FELIZ NATAL


Natal


Fui à terra dos sonhos
Viver o Natal.
Viram os meus olhos
Um sol sem igual.

Sol de Ventura,
Sol de Amor,
Sol de Ternura
Sol de Calor.

Porquê, meus amigos,
No nosso Natal,
Não temos também
Um sol como tal?

Falta amor e carinho?
Compreensão e Paz?
Vamos dar as mãos
Que tudo se faz.

Com força e vontade,
O sonho será real.
E TODOS teremos
Um feliz Natal.

Luísa Taveira

quarta-feira, novembro 18, 2009

Poema

A MENINA PERDIDA
Choramingando, corria a menina com saco a tiracolo.
A minha mãe! Quero a minha mãe! A minha mãe!
Alguém comentou: Não chores ela está aí à frente!
A menina corria, mas olhando à volta com desdém.

Era confuso para uma criança de cerca de três anitos.
Mais abaixo, uma senhora chorava: Perdi a minha menina.
Acerquei-me dela e informei-a de que ela estava à frente.
Obrigado disse e gritou: Guarda-a Ó Minha Mãe Divina.

Num impulso de dor e ansiedade no sentido da filha,
Correu aquela mãe juntamente com a restante família.
Inverti o trajecto para me certificar do fim daquela corrida.

Que quadro encontro à frente! O Família Divina!
A criança ao colo do pai e com a restante família,
Chorava o pai, a mãe, os irmãos e a própria menina
.



Soneto feito a partir de um facto real
Acontecido em Penafiel em 8-11-2009
ACNOGUEIRA

segunda-feira, novembro 16, 2009

Momentos tecnológicos...

Dr.Inácio Lemos - Professor de Novas Tecnologias
Uma segunda-feira diferente. Das 16:45 ás 17:45 são momentos tecnológicos, mas acima de tudo de muito convívio e de aprendizagem. Uma hora de partilha e de troca de experiências na companhia de quem sabe muito e tem muito para ensinar.


Uma hora que se prolonga no tempo e que é renovada a cada semana!


Faz bem viver assim!


Give me a chance


domingo, novembro 15, 2009

ABERTURA SOLENE DO ANO LECTIVO 2009-2010

A Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras ( USAF ) iniciou a sua actividade lectiva, no dia 7 de Outubro de 2009.
Apesar das actividades lectivas já terem iniciado, ainda são aceites inscrições.
Porém, a abertura solene realizou-se no dia 24 de Outubro, no Centro Pastoral João Paulo II, no Monte de Santa Quitéria, em sessão presidida pelo presidente do Rotary Club de Felgueiras.
A Oração de Sapiência, subordinada ao tema DIREITO AO CONHECIMENTO, foi proferida pelo Professor José Eduardo Pinto da Costa, ex director do Instituto de Medicina Legal do Porto. O desenvolvimento do Tema captou a atenção da elevada assistência pela problemática em si , relacionada com a 3.ª idade.


Como convidado de honra esteve também presente o Governador do Distrito Rotário 1970, Prof. Manuel Cordeiro que incentivou alunos e professores “a viverem com intensidade a nova etapa da vida sénior e a aceita-la como um novo desafio”. Estiveram representadas as universidades Sénior da Lixa, Celorico de Basto, Fafe e Guimarães.
A sessão foi abrilhantada pela actuação da Tuna Académica da USAF , recentemente criada, que aproveitou a oportunidade para fazer a sua apresentação pública que maravilhou a assistência.
Finalmente, os convidados dirigiram-se para a Quinta da Lixa, onde foi servido um jantar confeccionado com excelente carinho e qualidade pelos alunos da USAF. Este jantar foi abrilhantado com um excelente programa de variedades , destacando-se o fado e a poesia.


António Gaspar Martins

terça-feira, outubro 20, 2009

Pinto da Costa na Abertura Solene da USAF

O Professor Doutor José Pinto da Costa (irmão do presidente do FC Porto) proferirá uma palestra relacionada com as problemáticas actuais, no próximo dia 24, pelas 18h00, no salão João Paulo II, no Monte de Santa Quitéria.
No final da palestra, será servido na Quinta da Lixa um jantar a todos os convidados onde além de outros eventos culturais actuará a Tuna Académica da USAF.
Esta iniciativa, insere-se na abertura solene de mais um ano lectivo da Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras (USAF).

quarta-feira, setembro 30, 2009

ABERTURA DO ANO LECTIVO 2009/10

A USAF abre inscrições para novos alunos


A USAF- Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras abriu as inscrições para o ano escolar que terá inicio em breve.
As actividades da USAF destinam-se a todas as pessoas de maior idade principalmente aquelas que já terminaram a sua actividade profissional normal e que desejem continuar a ter uma certa actividade fisica, intelectual, cultural, social e cívica.
Para além das áreas temáticas, já desenvolvidas em anos anteriores, como as Artes Decorativas, História, Problemáticas do Mundo Contemporâneo, Novas Tecnologias, Psicologia/Filosofia, Literatura e Cultura Portuguesa, Direito/Economia, Inglês e Saúde, será implementada uma nova cadeira – Música – para responder às muitas solicitações que se têm registado.
A nova valência, Música, terá módulos de Teoria e Prática.
As inscrições decorrerão durante todo o actual mês de Outubro através dos telefones 255 922 729, 967 562 143 (João Silva) ou 966 521 904 (Lucinda Carvalho), ou na sede da USAF, na Rua de Dr. Basílio Ribeiro Leite de Vasconcelos, 309, 1º Direito, em Felgueiras.
Segundo informações que obtivemos do Dr. António Gaspar Martins, Director Pedagógico da USAF, “ a abertura do ano lectivo 2009/10, será no próximo dia 07 de Outubro e a abertura solene no dia 24 de Outubro no Salão João Paulo II, no Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, estando o seu programa a ser ultimado”.

terça-feira, setembro 08, 2009

ENTREVISTA

António Gaspar Martins

“Na USAF, o interesse está centrado no convívio contra a solidão, na novidade e criatividade contra a rotina estressante”

Licenciado em Filosofia, pela Universidade do Porto, foi professor do Ensino Secundário, tendo sido Presidente do Conselho Executivo da EB2,3 de Lagares entre 1996 e 2003.Para além de ser Presidente da Direcção do Conservatório de Música de Felgueiras, é Director Pedagógico da Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras desde Setembro de 2008.

Qual o balanço final que faz sobre a dinâmica pedagógica da USAF durante o ano lectivo 2008/2009?

Para falarmos em balanço, teríamos de falar em objectivos, em avaliações e em metodologias e, eventualmente, em factores adjuvantes e factores oponentes. Por ora, vamos deixar estes de lado. O balanço final é, com toda a evidência, muito positivo. Aponto apenas dois factos objectivos e abonatórios. Em 1º lugar, notou-se um significativo aumento de presenças e assiduidade nas actividades lectivas. Em 2º lugar, a actividade musical atraiu mais pessoas, tanto de dentro, como de fora da USAF. Deu-lhe mais visibilidade no exterior e mais entusiasmo no interior. É um alerta positivo para uma nova dinâmica pedagógica.

Foi um dos grandes impulsionadores da Tuna Académica da USAF, que se destacou na animação de muitas iniciativas. O que o levou a investir nesta área mais artística?

Esta ideia já não era nova. Nem foi original. Apenas senti que, por todos os motivos, fazia falta pô-la em prática. Para isso, apenas tentei conjugar alguns factores positivos, já existentes: boa motivação interna e boa aceitação por parte de alguns elementos imprescindíveis, sobretudo instrumentistas. É apenas o começo. E o projecto tem pernas para andar. Aliás, apresso-me a referir que faz sempre muita falta a componente prática. Já dizia Confúcio: « O que oiço, esqueço. O que vejo, recordo. O que pratico, compreendo ». A área musical é envolvente, estimulante e «alegrante».

Considera relevante implementar, no próximo ano lectivo, novas intervenções pedagógicas, convidando especialistas noutras áreas pedagógicas ou promovendo actividades complementares? (Se sim, pode referir as razões e adiantar quais?)

Considero que, numa Universidade Sénior, é fundamental trabalhar sempre para manter o equilíbrio do lema clássico: Mens Sana in Corpore Sano. É importante a ginástica mental, bem como a actividade física. A saúde física é factor condicionante do bem-estar psicológico e mental. Por outro lado, os alunos duma Universidade Sénior devem estar o mais possível em ligação com o seu meio e com o seu tempo. Uma escola nunca deve ser um Gheto de actividades fechadas ou secretas. Muito menos quando forem actividades de seniores. Numa Universidade Sénior, nós, professores, não temos a pretensão de ensinar muitas coisas. Mas estimular e provocar muitas curiosidades. Tenho pensado em algumas actividades complementares e tenho pensado em convidar alguns especialistas. Como nada há ainda de concreto, não quero adiantar mais nada.

Que novos apoios gostaria que a USAF recebesse para melhor desenvolver a sua actividade pedagógica?

Como ninguém ama o que não conhece, penso que é imprescindível apostar mais no conhecimento da USAF e suas actividades. Entendo que é preciso dar o salto do nível da Informação para o Conhecimento. Co-gnoscere é muito mais implicativo e atractivo. Só com o despertar de curiosidades se chega à construção do auto conhecimento, passe a redundância. Estas actividades são não só um complemento de vida, mas até um suplemento vitamínico de vida. Há-de vir o tempo em que será obrigatório frequentar uma Universidade Sénior. Quando? Quando o Estado compreender que poupa dinheiro na assistência na saúde, mantendo as pessoas activas e saudáveis por mais tempo. Assim, toda a sociedade, instituições particulares, mas sobretudo públicas, deveriam apoiar. Acredito que isso possa vir a acontecer num futuro próximo. Para bem de todos, reciprocamente, individual e socialmente. Não esqueçamos que o homem é um animal social (Aristóteles) e que é a socialização que humaniza o homem e que o mantém activo e solidário, isto é, bondoso.

A USAF é frequentada por adultos que já terminaram a sua actividade profissional normal. Que grandes diferenças destaca entre estes alunos e os jovens frequentadores do ensino dito regular?

Em quase toda a minha actividade de docente, leccionei em cursos supletivos e de adultos. Noto uma grande diferença, o que é natural. Tem a ver com a questão do interesse. Na escola regular, o interesse está centrado no diploma, na classificação, importante numa sociedade classificadora, hierarquizante e meritocrática. Na USAF, o interesse está centrado no convívio contra a solidão, na novidade e criatividade contra a rotina estressante. Não há diplomas, mas poderá haver certificados de frequência. E porque o Homem se deve nortear por deveres e não por apetites, ganhamos sempre a grande satisfação do dever cumprido. Buscamos a felicidade, duma forma mais livre e consistente. Logo, numa esfera mais alta, mais plena.

Globalmente, como avalia o “Movimento das Universidades Séniores” em Portugal?

Quanto ao Movimento em si, confesso que ainda não o conheço muito bem. O que noto é que este Movimento move, efectivamente, muita gente em quase todos os cantos de Portugal. Quase toda a gente conhece ou tem um familiar ou amigo a frequentar uma Universidade Sénior. Quem frequenta sente um enorme orgulho e prazer nesta integração. Nesta participação activa e realizadora. É isto o que transparece nos rostos das pessoas que tenho presenciado e contactado de perto. Há núcleos com todo apoio e outros com bastante apoio. Felgueiras tem todo o apoio do seu fundador, Senhor Octávio Pereira, de todos os Alunos e Professores. Creio que o Movimento das Universidades Seniores vai crescer ainda mais, fortificar-se e frutificar.



João Silva

quarta-feira, julho 08, 2009

Transmissão de Tarefas do Rotary Club de Felgueiras

Discurso do presidente cessante, Eng.º Pedro Sousa

Transmissão de tarefas

Discurso de tomada de posse do novo presidente,
António Meira Rodrigues.


Jantar-convívio na Casaa do Sobrado

No passado dia 6 de Julho, pelas 20 horas, na quinta do Sobrado, decorreu uma reunião do Rotary Club de Felgueiras para a tomada de posse de um novo Conselho Director,para o ano de 2009-2010.
O novo Conselho Director passou a ser presidido pelo senhor António Meira Rodrigues, que substituiu o senhor Eng. Pedro Sousa .
Nesta cerimónia, estiveram presentes a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, o Senhor Governador Assistente do Distrito Rotário, representantes de diversos clubes vizinhos, membros da Direcção Pedagógica da USAF e membros da Comissão de Alunos da USAF.
A reunião terminou com um jantar num ambiente de companheirismo e franca cordialidade, na qual o novo Presidente referiu que a sua presidência se irá pautar pelo lema “ O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS” .
A USAF deseja ao novo Conselho Director os maiores sucessos no desempenho da sua nobre missão e agradece o amável convite aos representantes da USAF.


João Silva

quarta-feira, junho 10, 2009

Encerramento do Ano Lectivo 2008/2009 da USAF

No passado dia 1 de Junho, os alunos e professores da USAF, bem como alguns amigos, convidados e representantes do Rotary Clube de Felgueiras, participaram num jantar de encerramento do presente ano lectivo.
O encontro, realizado num restaurante típico em Aparecida – Lousada, decorreu com toda a camaradagem e alegria, demonstrando que estes eventos continuam a ser uma referência na dinâmica da USAF (já lá vão oito anos da sua fundação), enquanto projecto pedagógico de partilha de saberes, de experiências culturais e de convívio salutar.
Durante o encontro houve intervenções do Director Pedagógico, do Representante dos Alunos e do Coordenador da USAF, que fizeram um balanço muito positivo de todas as actividades promovidas. Facto que leva a acreditar que este projecto, pela sua qualidade e projecção, é para continuar, apesar de alguns obstáculos que possam surgir.
No final, realizou-se uma actuação da recém criada Tuna Académica da USAF, que foi muito aplaudida por todos os participantes.




João Silva

Formação "A Fotografia"

No passado dia 28 de Maio, os alunos da USAF participaram numa sessão de formação sobre Fotografia, orientada pelo fotógrafo António Macedo.
Durante a sessão descobriu-se que a fotografia é um dos meios de expressão mais criativos, consistindo na combinação de elementos técnicos com uma observação pessoal da realidade. Durante esta, foram apresentados diversos tipos de máquinas desde algumas muito antigas até às mais recentes (Como curiosidade, foi partilhado que as primitivas máquinas fotográficas surgiram na época de Leonardo Da Vinci), bem como uma breve explicação dos princípios básicos do funcionamento das analógicas e das digitais. Foi referido, ainda, as características de algumas máquinas recentes que se adequam mais às nossas necessidades, bem como as técnicas necessárias à obtenção de uma boa fotografia, o que não implica necessariamente a aquisição de uma máquina topo de gama.
Foi uma sessão interessante que despertou o interesse e a curiosidade dos participantes.


João Silva

VIII ENCONTRO DE UNIVERSIDADES SÉNIORES DA RUTIS


Nos dias 22, 23,24 e 25 de Maio de 2009, a USAF deslocou-se a Portimão-Algarve, para fazer parte de VIII Encontro da Rutis ( Rede de Universidades da Terceira Idade ).

Em trânsito, aproveitámos para passar por Santarém, onde parámos para uma breve visita à parte histórica da cidade, entrando nas igrejas da Graça e de S.João de Alporão, bem como na singular Torre das Cabaças.

Depois de apreciarmos a Ribeira de Santarém, a quem o rio Tejo empresta alguma beleza, atravessámos a ponte que liga as duas margens e chegámos a Almeirim, não para comermos os deliciosos melões, tão caracteristicos desta região, mas para soborearmos o lauto almoço, no tipico restaurante o <> e petiscarmos o celebre “ caldo de pedra”.

Bem comidos e bebidos, seguimos viagem atrvés de auto-estrada que atravessa o centro do Alentejo até ao Algarve e chegámos a Portimão onde nos esperava o belo complexo hoteleiro “ Oceano Atlântico “.E após um breve descanso, descemos à recepção do hotel onde nos foi comunicado o horário do dia seguinte.Nessa noite ainda demos uma volta para reconhecimento da cidade de Portimão.

Dia 23, Sábado, composto o estômago com o pequeno almoço, fez-se uma visita guiada ao Museu de Portimão, onde foi exibido um filme sobre aquela cidade e sua antiga vida conserveira.Depois apreciámos “in loco “, vários momentos do que foi esta grande actividade algarvia – a pesca, as conservas e a sua exportação para tantos países, no principio do sec.XX.

Este museu fora outrora uma fábrica, transformada pela hábil mão do homem!
Uma maravilha!.No fim desta interessante visita,dirigimo-nos ao cais para dar inicio a um passeio de barco pelo rio Arade até Silves, guiado pela Isabel Flores, uma simpática comunicadora, que nos foi pondo a par de toda a zona abrangente, com pomares de citrinos ( as melhores laranjas de Portugal, encontam-se em Silves), de nêsperas e outras árvores de fruta, já que a terra é propícia a estas culturas. O cenário era ainda animado por pássaros e por uma comunidade de tartarugas que povoam as margens do rio. E no meio desta viagem foi-nos servido um aperitivo de tangerinas, bolos caseiros, sumos e vinho!

Chegados a Silves, após a viagem de uma hora, aparece-nos uma cidade erguida numa colina, sobre um maciço rochoso da serra de Monchique,banhada a sul pelo rio Arade, principal responsável, tanto pelos periodos de esplendor, como pelos de declinio da cidade.Desta antiga urbe, sobressai altaneiro, o castelo, importante fortificação militar e um dos mais bem conservados do País. Silves passa definitivamente para posse dos cristãos, em 1242, quando D.Afonso III conquista definitivamente o Algarve aos Mouros.

Após um “tour” para reconhecimento da cidade, fomos almoçar a um tipico restaurante “o Recanto do Mouro” e no fim ainda fizemos uma rápida visita a uma exposição de arquitectura islâmica, orientada pela Isabel Flores e pelo Luís Rodrigues, presidentes, respectivamente, dos clubes rotários de Silves e de Portimão.

À tarde assistimos a um festival aéreo que se realizou em Portimão, com a exibição de proezas e acobracias dos maiores ases dos ares: aviões a jacto, acrobatas, helicópteros e outras atracções, repletas de acção e emoção!
Por fim, Domingo, dia maior do VIII Encontro Nacional das Universidades Séniores, pertencentes à Rutis, pelas 10 horas, chegámos ao local designado para o evento, o grande e moderno pavilhão multi-usos chamado Arena, onde nos esperava uma “madrinha” do clube anfitreão, que nos guiou durante todo o dia. O ambiente era de alegria, com mesas enfeitadas e cujo conjunto dava graciosidade ao ambiente.

Começou a sessão de abertura com o hino da Rutis e com as boas vindas dadas às Universidades Séniores ali presentes, agradecendo a sua comparência.

Seguiu-se a palavra do presidente nacional da Rutis, Luís Jacob, que frisou as 1.680 pessoas que ali se encontravam, bem como os 18.500 alunos que frequentam estes estabelecimenros do ensino sénior ,o que só e possivel pelo trabalho voluntário dos 1.800 professores que leccioam as mais variadas áreas.

Salientou ainda o papel que desempenham estas instituições, dentro da comunidade mais idosa, ajudando-os a tirarem partido dos seus anos!

Houve depois a actuação de várias universidades, dando o seu contributo com coros, tunas, declamações, fados e guitarradas, desporto e teatro.

Às 13 horas foi servido o almoço, findo o qual se fez o desfile das bandeiras de cada academia e se passou o testemunho para o encontro do próximo ano que terá lugar em Guimarães.

Á noite , ainda demos uma volta pela praia de Rocha, o ex-libris das praias algarvias, onde já se notava um cheirinho a Verão.

Segunda – feira foi o dia do regresso a Felgueiras, mas fomos ainda até Albufeira onde almoçámos.
Já no autocarro houve entusiasmo e tudo serviu para nos animar com anedotas e até uma cena teatral, cujos artistas foram tão brilhantes, que nem precisaram de ensaios!!!

Enfim , era a saudade disfarçada dum ano lectivo prestes a terminar!

É que estes encontros inter universidades, são uma mais valia e um incentivo para que o próximo ano seja sempre melhor.

Somos uma pequena mas grande academia Sénior !.



Felgueiras, 25/05/2009

quarta-feira, junho 03, 2009

CONCURSO CONTOS DE NATAL

A USAF - Universidade Sénior e do Autodidacta de Felgueiras promoveu o seu concurso de «Contos de Natal»
O júri decidiu premiar apenas dois trabalhos com uma menção honrosa.

Os textos distinguidos têm como subscritores os senhores:
José Francisco Magalhães Machado
Jorge Manuel Vieira Cardoso

As respectivas distinções serão entregues oportunamente.

sábado, maio 30, 2009

Sete Regras para ser Idoso e Feliz

Segundo a revista VISÃO (número 847)
As sete regras para ser idoso e feliz

A equipa do psiquiatra George Valliant, da Universidade norte-americana de Harvard, acaba de divulgar as conclusões de um estudo de décadas sobre os factores que levam a uma velhice em boa saúde física e mental:

- Capacidade de adaptação psicológica a circunstâncias adversas

- Bom nível de educação
- Uma relação afectiva estável

- Não fumar

- Não abusar do álcool

- Algum exercício físico

- Peso dentro dos limites

sexta-feira, maio 29, 2009

USAF participou, em Tondela, no V Encontro de Universidades Seniores - Rotary


Um mar de gente...
Parte da "delegação" de Felgueiras
Cortesias...
"- Ai Dr, Dr, !... Deixe o prato, por causa dos colestróis!"


USAF em viagem


Concerto de Tunas

Um grupo de alunos e professores da USAF participaram no V Encontro de Universidades Seniores que decorreu no Centro Cultural de Tondela, no passado dia 16 de Maio.
O referido Encontro, organizado pela Universidade Sénior de Tondela, teve o seguinte programa:
Da parte da manhã, após a recepção aos convidados e da Abertura Solene, foi dada uma conferência pelo médico pneumologista Prof. Dr. Passos Coelho, que dissertou sobre o Sanatório do Caramulo, onde prestou um trabalho magnífico no tratamento de doenças pulmonares, especialmente a tuberculose, na primeira metade do século XX. Autor do livro “Caramulo-Crónica Romanceada”, referiu-se ao mesmo informando que este sanatório era um símbolo a nível mundial, com técnicas de tratamento muito avançadas, donde saíram especialistas em doenças pulmonares. Acresentou que foi ali tratado e curado da tuberculose Albergava, na altura, este sanatório, cerca de 1100 doentes, com grande percentagem de sucesso de cura. Hoje encontra-se encerrado, em virtude de a doença ter sido largamente erradicada - havendo hoje apenas casos sui generis - , dando lugar a uma estância turística.
Seguidamente, fomos até ao Complexo Desportivo de Molelos, onde foi servido um lauto almoço, a cerca de 600 participantes. Da parte da tarde, regressámos ao Centro Cultural, onde assistimos a um magnífico espectáculo de variedades, apresentado por algumas Universidades Seniores participantes. Foi um dia de excelente convívio, com a participação das Universidades Seniores de Tondela , Felgueiras, Bragança, Chaves, Viseu, Silves-Loulé, Mangualde, S. João da Madeira, Valongo, Valpaços, Ansião, Resende Sever do Vouga, Vizela e Paredes.
No final, regressámos a Felgueiras bem dispostos, por volta das 20 horas.

João Silva

USAF - mais um ano

Ser Professor ou Aluno
Não vale pela diferença.
É ser apenas mais um
A lutar por esta crença.


Crença em estar presente
Em conviver em verdade
Em dar e receber contente
O carinho e a amizade.


Crença na USAF universidade
No que ensinamos e aprendemos,
Crença na solidariedade
Em tudo o que dizemos e fazemos.


Quando o ano está a acabar
Sem sabermos o porvir,
Crença é também acreditar
Na saudade que vamos sentir.


Luísa Taveira

quarta-feira, maio 06, 2009

7ª Exposição USAF

SÉTIMA EXPOSIÇÃO DE ARTES DECORATIVAS


A Universidade Sénior de Felgueiras vai levar a efeito, na Biblioteca Municipal , mais uma exposição de artes decorativas.
Esta exposição que decorrerá do próximo dia20 a 30 de Maio, será promovida pelos alunos e professores da USAF. Nela serão expostos trabalhos de pintura, bordados e outros, executados ao longo do ano lectivo 2008/2009.
A abertura solene decorrerá no dia 20 pelas 21 horas. Os trabalhos poderão ser apreciados por todos os interessados, durante o horário normal de expediente da Biblioteca. Neste evento, pela primeira vez, será apresentada a Tuna Académica da USAF.



LENÇO DOS NAMORADOS


Julgam-se originários do séc.XVII e de Vila Verde, embora possam encontrar-se em várias localidades vizinhas.
Bordados simples da gente do campo, algumas das vezes pontuados por erros ortográficos, eram oferecidos quando o namoro se tornava sério.
Alguns exemplares, bordados pelos alunos da USAF, serão apresentados nesta exposição.

João Silva

LENÇOS DOS NAMORADOS









sexta-feira, abril 17, 2009

Visita ao Mónaco




Na viagem à Cote d'Azur o que mais me fascinou foi, sem duvida, a visita ao belíssimo e riquíssimo Principado do Mónaco.
Este pequeno território ,com uma área de cerca de 2 kms quadrados, situa-se sobre uma rocha e tem como capital a cidade do Mónaco.
É governado, desde 1297, pela dinastia Grimaldi, e tem como principais actividades o turismo, o jogo e a banca. Contudo, foi na segunda metade do século XIX, com a construção do Casino de Monte Carlo e os primeiros hotéis, que despertou a atenção do mundo. Além de ser um paraíso turístico, é um centro de grande cultura, em que abundam teatros, museus (como o Museu Oceanográfico, o mais famoso do mundo), bem como importantes monumentos (como, por exemplo, a Catedral, o Palácio Principesco do Mónaco), grandes e luxuosos hotéis e o célebre Casino de Monte Carlo.
Alem de ser um país de profunda vocação cultural e artística (Festivais de Cinema, de Circo, Feiras, Concertos, Bailes, Congressos científicos, etc ), também possui modernos complexos desportivos, em que se pode assistir e praticar todos os desportos, sendo, contudo, um dos templos do automobilismo. Aqui se disputam, anualmente, duas das maiores provas mundiais ou seja o Rally de Monte Carlo, com mais de meio século de história, e o Grande Prémio do Mónaco, que é considerado o Prémio de Formula 1 mais apaixonante do mundo, não esquecendo, também, o raly de carros antigos, que é uma das grandes atracões do Mónaco.
Não podemos falar do Mónaco sem referir a bela Princesa Grace, sepultada na Catedral do Mónaco, que podemos recordar com a transcrição do poema de Pascal Mitrano
Vale a pena visitar o Mónaco, onde se dispõe de hospitalidade, beleza, qualidade dos serviços, segurança e tranquilidade para os turistas e homens de negócios.
João Silva

Casino Monte Carlo




Desde a sua criação, nos finais do século XIX, o Casino de Monte Carlo constitui uma referência para o mundo inteiro e atrai homens e mulheres de todo o mundo. É, sem duvida, um estabelecimento de prestigio e de grande elegância Nos seus salões encontramos incomparáveis exemplos da decoração da Belle Epoque. O Casino está para Monte Carlo como a Torre Eiffel está para Paris; o Coliseu para Roma; Santa Sofia para Istambul; e a Praça Vermelha para Moscovo.

João Silva

quarta-feira, abril 15, 2009

Viagem à Cote d'Azur

Viagem à Cote d´Azur







USAF na Cote d'Azur

Um grupo de alunos e professores da U.S.A.F visitaram a Cote d´Azur

No dia 22 de Março iniciamos uma longa viagem em direcção à Costa Brava passando por Almodema, Alfeijarin, foi em StªSusana d'Elmar que pernoitamos.
No dia seguinte rumamos para França onde ficamos acomodados próximo de Cannes.
Logo pela manhã bem cedinho saímos para Sain-Tropez, cidade antigamente formada só por pescadores e que é hoje um dos pontos franceses mais badalados de veraneio. Foi lá que viveu a actriz Brigitte Bardot o que levou a que muitos admiradores seus a seguissem.
Seguidamente conhecemos S.Rafael, vila senhorial, com lindas praias e a sua igreja de estilo Bizantino, Igreja dos Templários do século Xll.
Em Cannes, lugar priveligiado da Cote d´ Azur, frequentado por famosos do mundo inteiro visualizamos o local onde se desenrola o Festival Internacional de Cinema.
Mais tarde entramos em Grasse, capital do perfume, onde fizemos uma visita guiada à sua fábrica mais antiga ( MOLINARD ) para conhecermos a elaboração das melhores fragâncias.
Pelo quarto dia saímos em direcção a Itália passando Riviera del Flor (terra das cores), chegamos a Impéria cujo nome deriva do rio Impero que separa Onéglia de Porto Maurízio. Neste local vimos a parte antiga com a Praça Duomo.
Já em San Remo conhecemos o seu famoso porto marítimo assim como visitamos a Igreja Ortodoxa Russa.
No quinto dia fomos conhecer Nice (Nice la Belle), terra de inspiração de muitos artistas de fama mundial e onde existem várias escolas de pintura, Museu Matice e arquitecturas da Belle Epoque (séc XV eXVI). Passamos pelo Passeio dos Ingleses, zona pedonal de Massena, Mercado das flores e Catedral Sainteréparate.
Pela tarde e para terminar em beleza, fomos para o Principado do Mónaco onde ficamos deslumbrados perante tanta riqueza.
É conhecido pelos famoso casino de Monte Carlo e pela sua princesa Grace.
É um dos mais luxuosos locais de turismo do mundo.
Monte Carlo é também famosa pela sua sofisticação e porque nas suas ruas se realiza o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula I - um dos grandes eventos do Principado.
Não tinhamos pressa de vir embora pois os nossos olhos e os nossos corações não se enchiam perante tanta magnificência.
Porém a realidade é que tinhamos de regressar...
E assim demos por bem empregue o sacrifício de tantos quilómetros percorridos para tão belas realidades sonhadas.
Regressamos no dia 30 de Março todos bem dispostos e com a certeza que assim vale a pena viver...

Fernanda Pantaleão